A imprensa desempenha um papel fundamental na sociedade, informando, inspirando, vigiando e promovendo mudanças. Assim como as grandes mídias nacionais, os veículos de comunicação locais também compartilham dessa missão e atuam dando voz a questões que impactam e interessam às comunidades. Por isso, cada vez mais empresas têm percebido a importância de estabelecer relacionamentos mais próximos e transparentes com as mídias interioranas.
A Bayer, que está presente no Brasil há 127 anos e possui 21 unidades espalhadas em 19 cidades e nove estados brasileiros, compartilha dessa visão. Diferente de muitas multinacionais que têm apenas uma sede em grandes centros urbanos, sua expansão para o interior envolve uma série de motivos estratégicos, como acesso a recursos e matérias-primas, redução de riscos pela descentralização geográfica, maior possibilidade de inovação e contribuição para o desenvolvimento regional.
“A descentralização da operação é uma decisão estratégica e é por isso que construir proximidade com a imprensa local é tão importante para nós. É a partir desse relacionamento que podemos entender e atender melhor às necessidades e expectativas de cada região, assim como dar visibilidade para nossos valores corporativos. É o que chamamos de fortalecer uma só voz Bayer, respeitando e promovendo diferentes sotaques”, explica Malu Weber, vice-presidente de Comunicação do Grupo Bayer no Brasil
Para apoiar nesse processo, a Bayer conta com um ecossistema de apoio fortalecido pelos chamados “focais de comunicação” – profissionais de diferentes unidades da empresa no Brasil responsáveis por multiplicar a estratégia corporativa localmente, contribuindo também para aumentar o engajamento dos colaboradores. Atuando em sinergia com a comunicação institucional e em parceria com jornalistas locais, a colaboração acontece, assim, com pessoas que de fato compreendem a dinâmica de cada região, bem como suas peculiaridades.
A mídia local está imersa na realidade das regiões em que atuam, conhecendo de perto seus desafios. Isso permite que esses veículos abordem de maneira mais contextualizada os assuntos e eventos, trazendo uma perspectiva única e aprofundada.
“O relacionamento próximo e colaborativo com a imprensa local também é de extrema importância para a divulgação dos projetos socioambientais que realizamos em comunidades e escolas do interior. Essa parceria nos permite ampliar o alcance dessas iniciativas, entender o que é relevante localmente e, quem sabe, inspirar outras empresas a promoverem mudanças positivas em suas respectivas localidades”, finaliza Weber.
Em 2023, a Bayer está investindo cerca de R$ 32 milhões em mais de 100 projetos socioambientais desenvolvidos em quase 200 cidades em todas as regiões do Brasil. A estimativa é que essas iniciativas impactem, direta e indiretamente, cerca de 7,4 milhões de pessoas.
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