Como turbinar uma carreira digitalmente. Esse é um dos temas mais relevantes do momento e de interesse para profissionais de qualquer área. Angelica Consiglio, a convite do Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e Plataforma Negocios da Comunicação, proferiu um workshop com o tema “Cuidados para manter sua reputação digital”, para um público seleto de empresas reconhecidas na 12ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas.
“As redes sociais não são mais uma opção, e sim um fator fundamental para a diferenciação”, aconselha Angélica, que tem feito aconselhamentos específicos para executivos C-Level de grandes empresas e profissionais que desejam melhorar sua presença digital. A Planin editou até um e-book sobre como se posicionar melhor no Linkedin. Aliás o Linkedin é uma das principais redes sociais para a projeção de profissionais e empresas, segundo a CEO da Planin e deve ser configurado corretamente, além de aproveitar o espaço para publicar assuntos relevantes da area de atuação do interessado. “O básico é ter uma boa foto, um bom perfil com todos os cargos e organizar o Linkedin pessoal com a assinatura no alto da página com o nome da pessoa e não aqueles números confusos”, destaca. Feito os cuidados básicos, inclusive configurações de segurança para não ter o perfil clonado, é só criar bons posts, ter uma agenda de programação, conectar pessoas e tornar esses contatos algo relevante com presença constante.
Isso vale para outras plataformas. Angelica insiste que atualmente a presença do profissional não é importante apenas no ambiente da empresa. “Agora essa presença é 24h no ambiente digital”. E portanto, aconselha, “não percam a oportunidade de registrar tudo de interesse do seu público, como cursos que participou presencialmente, eventos, palestras, feiras e reuniões”.
Linkedin é obrigatório
O contexto é que o brasileiro adora se comunicar nas redes sociais. Somos o 3º país que mais utiliza essas plataformas em todo o mundo. Por isso, Angelica destaca a presença no Linkedin como obrigatória. Ela justifica: “O Linkedin, com 850 milhões de usuários no mundo, e 51 milhões de perfis ativos no Brasil (metade da população que trabalha). É uma rede muito voltada para a comunicação, principalmente a de negócios, Hoje, todos os recrutadores usam as redes sociais para buscar talentos; os clientes também utilizam a redes sociais para verificar os seus fornecedores, seus parceiros; pessoas conectam as redes sociais para ver com quem estão tendo um reunião, ou o que essas pessoas pensam a respeito de temas que são relevantes para cada individuo”.
Duas coisas importante, ensina a especialista: a primeira, obviamente, é melhorar a presença nas redes, e a outra é o contraponto, ter cuidado com cascas de bananas, ou seja armadilhas que possam gerar algum problema reputacional em algum momento. Como tratar de temas polêmicos e contraproducentes num ambiente corporativo.
Muito além o currículo
Tais mudanças, tanto de tecnologia como o perfil do mercado de trabalho, faz com que os profissionais tenham que se qualificar constantemente — o famoso aprendizado contínuo — e estejam atentos também a habilidades interpessoais, relacionais e outras formas de inteligência:
“Ter um bom currículo e uma boa formação é fundamental. Do ponto de vista de currículo. Mas tem outras características importantes, chamadas hoje de soft skills, como a comunicação, que passou a ter uma relevância enorme, e outras como resiliência, inteligência emocional, capacidade de negociação e de relacionamento, habilidade de resolver problemas, criatividade, pensamento crítico, determinação para não desistir, e por último e também muito importante, o personal branding, o que a pessoa realmente está fazendo para valorizar o seu currículo, a sua presença digital e sua diferenciação nesse ambiente totalmente conectado no qual vivemos.”
Postar parece uma coisa fácil mas não é bem assim. “Não basta só ter um perfil no Linkedin e fazer um post por semana”, destaca. “Não é uma pílula, e sim uma jornada”. A CEO compara um executivo com um atleta: “Deve ter treino, constância, dedicação e motivação”. As vezes não é fácil e é necessário a ajuda de terceiros para um aconselhamento, como, novamente o exemplo, fazem os atletas que tem uma equipe de apoio, até com nutricionistas. “Eu destaco três pontos num relacionamento digital: confiança, persistência e acompanhamento”. Em outras palavras: “A confiança é resultado de uma comunicação transparente, de gente que cumpre o que promete e pratica o que fala; Persistência é o treino diário dos atletas, a rotina, a dedicação e continuidade; Acompanhamento é assim… não adianta dar a partida na corrida, é preciso chegar no objetivo. São esses os quatro C do sucesso. Precisa ter ainda, voragem, conversação, conteúdo, e controle”.
Como se destacar
“Para ter relevância, sucesso e diferenciação entre outros profissionais semelhantes, o primeiro passo é criar uma diferenciação. Marcas de luxo mostram isso; o produto pode ser semelhante a outras marcas mas custam bem mais porque tem alguma diferenciação. O que realmente torna cada um de vocês uma pessoa especial? Quais são as características que podem ser facilmente identificadas que tornam vocês diferentes de outros profissional?. A pessoa precisa olhar para você e dizer: nossa, essa pessoa é muito boa nisso. E isso tem que estar refletido no perfil de vocês nas redes sociais. E aí entra o preparo de conteúdos, de narrativas.”
“Outra questão é a autenticidade, o mercado não tem mais espaço para aquele posicionamento blasé, tem que ter opinião e tem que ser sua mesmo, não adianta fazer copy-paste da ideia dos outros.. achar que se todo mundo posta duas vezes por semana vou postar também… isso não traz relevância. A relevância vem quando a pessoa mostra que ela é autêntica.”
“Seja criativo e inovador. A jornada digital não pode ser igual a de outras pessoas, tem que ter autenticidade. Veja o surgimento de muitos influenciadores no Brasil e no mundo; os que fazem mais sucesso são muitas vezes os mais simples ou os mais autênticos. Quanto mais se posicionam com autenticidade no seu universo, mais destaque tem. Veja o exemplo de um boom mundial que foi o luva de pedreiro … uma pessoa do interior do nordeste que ganhou relevância mundial porque jogava com autenticidade a bola ao gol. É isso que as pessoas buscam no ambiente empresarial…. que alegria é estar perto desta pessoa. Que pessoa contagiante….”
Imagem pessoal
“Não é necessário vestir uma roupa supercolorida para ter destaque. Estamos num ambiente empresarial, que pede um pouco de discrição. Transmitimos uma imagem pessoal além de nossa roupa. São nos gestos, posicionamento, voz, o local onde sentamos na sala de reunião. No digital é a foto, a escolha da imagem, a não associação com temas polêmicos. É um conjunto”.
“Entenda os sinais do mercado. O mercado às vezes comenta um tema mais que outro. Devemos estar antenados nos temas do momento. Entender esses sinais e se posicionar em postagens, mas não se mostrar como oportunista. Semana passada na mídia americana teve uma grande movimentação sobre o chocolate MM e os críticos diziam que todos os bonecos eram masculinizados. Não tinha nenhum MM mulher ou de outros gêneros… impensável que uma marca viveria isso há alguns anos, mas agora a empresa está preocupada em rever isso, a diversidade. Diversidade é fundamental como retenção de talento e crescimento. Sem isso não tem aceitação da opinião pública.”
“Engaje sua audiência. Só receberá elogio quem fizer elogios, só vai receber likes quem costuma dar likes. É aquele famoso ditado.. é dando que se recebe. Não tem que achar que um post vai gerar um milhão de likes. Muitas vezes a pessoa vê seu post mas não dá o like. O like não deveria ser objetivo de vida de todos.”
“Crie novas formas de interação. Veja o crescimento do Tiktok e do Instagram. Vídeos são a grande tendência do momento. É interessante usar. Você vai num evento e não fotografou e não faz vídeo? Conte sobre esse evento e o que tem de interessante que deve ser compartilhado com a audiência.”
“Aprenda a escutar. Dificilmente um post vai ter muita atenção. Tem que entender essas movimentações para não ficar fora do jogo. Ver os conteúdos, o que está chamando mais a atenção do público. Seguir os pares, ver as universidade brasileiras e internacionais, ler as mídias todos os dias… ou seja, estar bem informado. É o que os influenciadores tem conseguido. Construíram uma narrativa para chegar naquela questão. Quando escutamos temos insights. Existem ferramentas de escuta ativa e trends de movimentação do mercado. Ferramentas de social mídia e social listening e ferramentas como o Google. Utilize e potencialize ao máximo isso. O que esta sendo falado e pode se explorado para você dar sua opinião.”
Não falhe. Qualquer deslise é online. É uma casca de banana. Bons profissionais são os que erram menos e a falha vai existir sempre. É o tempo de resposta e a assertividade de tratar os problemas que são os diferenciais. Mesmo problemas difíceis podem se transformar em oportunidades pessoais e para as empresas.”
“Se falhar…a primeira recomendação é pedir desculpas. Identifique o erro e mostre que entendeu a visão do interlocutor. E dedique mais tempo mostrando o que vai ser feito e o que está sendo feito, do que simplesmente lamentar o erro. No digital vão existir criticas, e às vezes as criticas são pertinentes e precisam ser endereçadas. Vire a página e siga em frente. A internet não é um ringue para ficar brigando por A e B, mas é um espaço interessante para defender ideias. Se sua informação estiver correta você tem que acreditar nisso e fazer sua defesa, quando criticado. Ter só elogios não existe em nenhum segmento.”