Por Igor Amieiro
O impacto que a comunicação exerce em um mundo globalmente digital vai além da otimização do tempo e do alcance das informações. A cada ano, novas tendências e hábitos de consumo despontam no mercado, o que influencia diretamente no comportamento de compra dos consumidores, que almejam mais do que qualidade e preço justo nos produtos e serviços ofertados. Dessa maneira, o mundo corporativo compreendeu que é preciso agregar valor e propósitos às marcas, com o objetivo de fidelizar e engajar o público. De acordo com a pesquisa “Global Consumer Pulse”, da Accenture Strategy, que identifica as principais tendências e comportamentos, cerca de 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de marcas que defendem propósitos aliados aos seus valores de vida.
Elo fundamental na relação entre marca e público, o marketing visa atender às necessidades e desejos dos clientes, ao mesmo tempo em que impulsiona a lucratividade, o posicionamento e a competitividade da organização no mercado. Além de aumentar as vendas e aprimorar a visibilidade da empresa, bem como de seus produtos e serviços, o marketing atua também como poderosa ferramenta no gerenciamento e engajamento do público, colaboradores e parceiros do negócio. Ainda que o segmento seja pulverizado, com diversas vertentes e finalidades, o propósito principal se concentra em conquistar e fidelizar o público-alvo da organização, mediante a geração de valor da marca. Dessa forma, é preciso ter em mente que, independente das ações e estratégias em canais online e/ou offline, os resultados e benefícios são conquistados a longo prazo.
Dentre as principais vertentes, o marketing digital ganha destaque, em virtude da popularização dos smartphones e das redes sociais. Além disso, o ambiente online facilita a mensuração de resultados e possibilita a concepção de ações e estratégias, sem a necessidade de grandes investimentos. Segundo a pesquisa publicada pelo Departamento de Pesquisa Statista, em abril de 2022, havia mais de 5 bilhões de usuários conectados na web, o que representava cerca de 63% da população mundial. Desse percentual, 47% estão presentes nas mídias sociais, totalizando 4,7 bilhões de internautas. Embora a presença e a atuação digital seja fundamental para a visibilidade, o alcance e o engajamento das organizações, é preciso ter cuidado para não replicar e assemelhar os conteúdos e ações que são compartilhados, visto que o propósito do marketing é diferenciar a marca das demais, atuando como o instrumento principal que gera valor e diferencial para a empresa.
Tendo em vista que qualidade, preço e publicidade são atributos facilmente replicáveis, para conquistar um posicionamento de valor, é preciso encontrar o diferencial competitivo da marca. Conhecer as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio ajudam a nortear as ações e, até mesmo, antecipar possíveis obstáculos que a empresa possa enfrentar ao longo da sua jornada. Fundamentos como opinião, essência, posicionamento e crenças são virtudes individualizadas que concebem à marca uma imagem singular e incomparável diante a concorrência e do mercado como um todo, atribuindo à ela uma posição de referência e autoridade.
Antes de investir tempo e capital em estratégias online que prometem alavancar as vendas e conquistar a atenção dos clientes, é preciso construir uma marca sólida e bem-posicionada, que seja capaz de entregar valor e credibilidade ao público, fundamentos que fazem parte do marketing tradicional. Além disso, voltar a atenção para o ambiente interno da empresa também é fundamental para compreender se o clima organizacional está afetando o sucesso da atividade, estratégia a qual o Endomarketing, ou Marketing Interno, é responsável. Dessa forma, conhecer as diferentes vertentes da ferramenta e compreender o maior número de informações possíveis sobre a empresa é essencial para o desenvolvimento de ações que tragam resultados positivos e relevantes para a marca. Visto isso, é possível e recomendável elaborar um plano de marketing que combine e unifique diferentes ações e estratégias que promovam a qualidade da operação como um todo.
*Publicitário, Igor Amieiro é o fundador da agência Aquarium (AQR1)