Votorantim Cimentos: nova marca traduz evolução e sustentabilidade

Projeto de rebranding reflete estratégia global e evolução da empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis

A Votorantim Cimentos é uma multinacional brasileira presente em 11 países em diferentes segmentos oferecendo serviços e produtos nos mercados de construção, agronegócio, gestão de resíduos, economia circular e logística. Além de estar num setor extremamente competitivo, com muitos players fortes, é uma empresa com quase um século de existência — 80 anos. Tudo isso merecia uma nova marca, atualizada com os novos tempos e alinhada com a missão e projetos atuais e futuros.

A empresa lançou uma nova marca corporativa: mais contemporânea, plural e que representa a diversidade de suas pessoas, produtos e negócios, unindo tradição, inovação e olhar para o futuro. A nova identidade visual busca conectar os objetivos estratégicos da companhia e seus compromissos de sustentabilidade com o processo de transformação e de crescimento em diferentes segmentos e atividades.

Jornada de evolução e transformação

Geraldo Magella

“A Votorantim Cimentos está vivendo uma jornada de evolução e de transformação. Redefinimos nossa estratégia, revisitamos nossa cultura, crescemos, expandimos. Essa visão de longo prazo abre novos caminhos e novas áreas de atuação, com o desenvolvimento de produtos e serviços para suprir as necessidades da sociedade. Queremos construir mudanças sem apagar a nossa história. Daí a necessidade de traduzir tudo isso em uma nova marca, que comunique tudo o que fazemos, do solo até o ponto mais alto da cidade”, afirma Geraldo Magella, gerente geral Global de Comunicação Corporativa e Gestão de Marca da Votorantim Cimentos.

O projeto de rebranding da Votorantim Cimentos é assinado pela FutureBrand São Paulo. O novo formato do “V” da marca honra o legado da companhia e ganha uma perspectiva que simula o movimento rumo ao futuro. Ao combinar novas cores com novos grafismos e fontes, o universo visual reflete a solidez e a flexibilidade da empresa.

“A Votorantim Cimentos acredita no crescimento sustentável por meio de soluções que gerem impacto positivo e se conectem genuinamente com as pessoas. E a chave para o amanhã vem dessa crença”, diz André Matias, sócio e diretor da FutureBrand São Paulo. “O rebranding coloca a companhia na posição de atender as multiplicidades e os desafios que estão por vir. É a tradição e a força da Votorantim Cimentos com esse foco na inovação e no amanhã”, completa.  O novo logotipo estará nas embalagens de todos os produtos da empresa.

Embalagens mudam

As novas embalagens trazem as marcas dos produtos em evidência, com visual mais limpo e layout moderno, reforçando a cor azul tão reconhecida no mercado de forma harmônica com o verde, simbolizando uma visão de sustentabilidade em seus produtos e serviços.

“Fizemos um trabalho muito cuidadoso, com pesquisas qualitativas e testes com público externo e interno. Nosso objetivo é que as novas embalagens reflitam a força das nossas marcas em todas as regiões do Brasil”, afirma Hugo Armelin, diretor de Marketing, Comercial e de Operações de Concreto da Votorantim Cimentos.

Magella destaca que, para esse lançamento, a Votorantim está fazendo o maior investimento de mídia de sua história: “Precisamos nos comunicar com o público de forma atualizada, informando a grandeza de nossa companhia e as vitórias de nosso time em diferentes mercados”. Ele destaca que a empresa é uma das maiores do mundo em seu setor, e motivo de orgulho para toda equipe e o país.

Campanha traz o cantor Leonardo

O gerente geral comanda a comunicação no Brasil e nos diferentes países onde a marca atua — na América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e África — buscando se adaptar as diferentes culturas. No Brasil, a empresa lançou uma campanha estrelada pelo cantor sertanejo Leonardo, criada pela agência OMZ com o conceito “bom demais”, que destaca a qualidade dos produtos. Magella lembra que a empresa trabalha com diversas marcas: Votoran, Poty, Itaú e Tocantins. E todas seguirão o novo reposicionamento com a imagem revigorada.

“A campanha irá transmitir ao público, tanto os pedreiros como os donos de obra, a qualidade superior dos produtos, reconhecidos em todo o Brasil. Além disso, ela apresentará a nova identidade visual da marca, que se estende desde a logomarca até as embalagens dos cimentos, que ganharam um design mais clean e proprietário, criando uma maior diferenciação no ponto de venda e fortalecendo a identificação dos produtos, que têm o endosso da Votorantim Cimentos”, diz Mayra Cordeiro, diretora executiva de atendimento e criação da OMZ.

Cantor sertanejo Leonardo é o garoto-propaganda da campanha

A OMZ lançou a campanha dia 9 de outubro em nível nacional.  No filme para TV “Especialistas”, a Votorantim Cimentos convidou um time especializado para avaliar seu produto: um pedreiro, um mestre de obras, uma engenheira e o cantor Leonardo, especialista em pescaria e em churrasco na laje. Com o mote “É bom demais”, o cantor Leonardo será o protagonista dos filmes nas versões nacional e regionais, além de gravar o novo jingle da marca e ativar suas redes sociais. A campanha contará também com spots de rádio, materiais e ações em ponto de venda e mídias sociais.

Para o cantor Leonardo, é um prazer participar da campanha e reforçar os atributos da marca como confiança e tradição. “O jingle e conceito da campanha não poderiam ter uma sinergia maior comigo e com a minha música. Fiquei muito feliz com o convite da Votorantim Cimentos e estou animado para espalhar o conceito ‘É bom demais’ por todo Brasil”, diz Leonardo.

A Votorantim Cimentos faz parte da Holding Votorantim S/A, esta sim com mais de 100 anos. As empresas do portfólio operam em 16 países, em diversos setores: materiais de construção, financeiro, alumínio, energia limpa e renovável, metais e mineração, suco de laranja, aços longos, imobiliário e infraestrutura.

A nova identidade visual da Votorantim Cimentos e a campanha nacional fazem jus aos números da empresa: R$ 16,7 bilhões de receita líquida em 2021; 32,4 mil toneladas de cimento vendidas em 2020; R$ 175 milhões destinados ao meio ambiente em todo o mundo nos últimos três anos, R$43 milhões de investimentos sociais nos últimos três anos; R$ 35,7 milhões destinado ao combate à pandemia do coronavírus; R$67,7 milhões investidos em projetos de TI e soluções inovadoras

 

 

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