O Dia Mundial da Fotografia, também conhecido no Exterior como World Photography Day, comemorado em 19 de agosto, fez parte de um movimento internacional iniciado há 30 anos. É alusivo a divulgação do daguerreótipo, que antecedeu às câmeras fotográficas e foi a primeira vez que se conseguiu uma imagem permanente gravada em uma placa de cobre, num aparelho possível de ser comercializado em larga escala. Em 19 de agosto de 1839 que a Academia Francesa de Ciências anunciava mundialmente a nova invenção, criada pelo francês Louis Daguerre (1787-1851), dois anos antes, graças aos estudos de Joseph Niépce (1765-1833), que havia inventado a héliographie. Nesse criativo ano de 1839 também foi desenvolvido outra técnica de captura de imagens, o sistema calótipo, ideia do William Fox Talbot (1800-1877).
Mas a fotografia foi fruto do trabalho de muitos pesquisadores e diversas experiências foram criadas entes de conseguir uma chapa definitiva. A primeira fotografia no mundo é atribuída ao francês Joseph Nicèphore Niépce, que em 1826 produzir a foto chamada de “Vista da Janela em Le Gras”.
A iniciativa de criar a data comemorativa partiu do fotógrafo indiano, O.P. Sharma, que apresentou a ideia para a ASPM (Sociedade de Fotógrafos de Mídia da América) e para a RPS (Sociedade Real Fotográfica). Ambas as instituições se uniram oficialmente para a efeméride.
Existe ainda o Dia Nacional do Fotógrafo, no dia 8 de janeiro, quando, em 1840, chegou o primeiro daguerreótipo no Brasil.
“Nunca foi só apertar um botão, e sim por capturar momentos e eterniza-los, por reviver memórias, por registrar o amor, a beleza, a vida!”, opina a fotógrafa lifestyle de famílias e bebês, Isis Castro.
O renomado fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, diz que as fotografias hoje criadas e popularizadas pelos smartphones, tem o seu papel, é uma linguagem de comunicação, através da imagem, mas sem valor estético. É completamente diferente da arte da fotografia, segundo ele.
A fotografia tem valor como registro pessoal, histórico, artístico e também jornalístico — este último definido como uma junção de fotografia com o espírito crítico e caráter informador proveniente do jornalismo; ou ainda como um ramo da fotografia onde a informação é clara e objetivada, através das imagens.