Estamos imersos em um grande oceano de informações, o que exige um esforço de escolha e segmentação do que julgamos mais interessante. A assinatura de newsletters pode nos ajudar na curadoria de conteúdos e essa estratégia também tem sido usada por marcas para atrair e fidelizar clientes, ampliando o conceito de e-mail marketing.
Segundo uma pesquisa do Yankelovich Center, cada pessoa vê entre 6 mil a 10 mil anúncios online diariamente. É muito conteúdo entre tudo o que se vê nas redes sociais e na web, fora os dados com quais se interage no ambiente offline. Um artigo publicado no portal científico Frontiers aponta que, em média, uma pessoa processa o equivalente a 74 gigabytes de informação por dia. Para se ter uma ideia, é o espaço necessário em um computador para assistir a 16 filmes. O tipo de informação que chega até nós por meio de TVs, computadores, smartphones, tablets e meios offline, como jornais, revistas e livros.
O material, publicado em 2017, mostra que, há 500 anos, essa mesma quantidade de dados era acumulada por uma pessoa com educação superior ao longo de toda a vida.
“O resumo é: estamos imersos em informação, mas nem sempre conseguimos obter o melhor dela. E esse excesso pode causar desde um sentimento de desespero no ambiente profissional — no melhor estilo “não sei por onde começar!” — até o chamado FOMO na vida pessoal (em bom português, o medo de ficar de fora)”, avalia Thaís Faccin, sócia da Jahe Marketing.
Nesse contexto, ela afirma, iniciativas que ajudem os consumidores a curarem o conteúdo têm ganhado destaque nas estratégias de marketing de companhias de todos os setores. “Elas são maneiras de não apenas chamar a atenção do público para a marca, mas também para o que importa a essa audiência. Os assuntos mais relevantes, que eles não podem deixar de ver”, diz Satye Inatomi, também sócia da Jahe Marketing.
Um dos jeitos mais simples de fazer isso, de acordo com elas, é a produção de newsletters. Embora não sejam algo novo, elas ganharam um novo fôlego nos últimos tempos, justamente pela enorme necessidade de curar informações.
“Hoje, é possível se inscrever para receber newsletter sobre basicamente qualquer assunto, produzida por empresas ou criadores de conteúdo. E é uma ótima ideia ter alguém que faz isso por você, não é? Um conteúdo focado e bem escolhido, e assinado por alguém ou uma empresa que você confia”, afirma Faccin.
“Está cada vez mais claro que, hoje, conquistar e fidelizar clientes envolve muito mais do que oferecer um produto ou serviço de qualidade. A experiência do consumidor passa por toda a interação que ele tem com o seu negócio — e quanto mais ele se sentir olhado e atendido, maiores as chances de se lembrar de você no futuro”, diz Inatomi.
Além disso, as newsletters também podem incluir um espaço para falar sobre ofertas, ou incluir um conteúdo bem produzido e interessante sobre o meio de atuação ou produto/serviço da companhia.
E-mail marketing
“O e-mail marketing não serve apenas para enviar aos seus clientes uma newsletter semanal ou vender seus produtos e serviços”, aponta Laura Parra, brand manager da Sendinblue para o Brasil. “Quando planejado estrategicamente, o e-mail marketing é uma forma de arte qualificada que pode ajudá-lo a gerar receita e construir conexões mais profundas com seus clientes”, ressalta.
Entre as sugestões para otimizar o e-mail marketing, Laura recomenda textos curtos, entre 100 e 200 palavras. O call-to-action (CTA) é fundamental para manter o relacionamento. “Certifique-se de deixar o leitor com um item acionável ou uma maneira de ele continuar seu relacionamento com você: um apelo à ação no final de sua mensagem o ajudará a aprofundar seu relacionamento com o leitor, convidando-o a interagir ainda mais com sua marca”, destaca. Segmentar o público em grupos também ajuda a fornecer mensagens diferentes para diferentes tipos de clientes.
E não se trata apenas de vender, aconselha Laura Parra: “O e-mail marketing não deve visar unicamente os clientes para vender um produto ou serviço, o e-mail marketing deve posicioná-lo como um líder de pensamento em seu setor. É ótimo gerar receita diretamente vendendo um produto ou serviço em seu e-mail, mas posicionar-se como uma fonte confiável em um setor tem mais efeitos de longo prazo para ajudar a posicionar você acima da concorrência e gerar mais confiança com seus clientes. Se você está constantemente vendendo seus produtos e serviços, os clientes não apenas ficarão entediados, mas potencialmente irritados. Torne suas mensagens mais valiosas para eles!”.
Newsletters para profissionais de marketing
Os próprios profissionais de comunicação e marketing, responsáveis pelo conteúdo ou campanhas via email marketing e newsletters, também deveriam assinar boletins de marketing e negócios. Hoje existe muito conteúdo entre tudo o que você vê nas redes sociais e na web, fora os dados com quais interage no ambiente offline. Com esse volume gigantesco de publicações, é quase inviável identificar por conta própria, as novidades e atualizações de marketing que realmente farão a diferença em suas estratégias profissionais.
Daí a importância de assinar newsletters que selecionam diariamente, semanalmente ou até quinzenalmente, os principais conteúdos que realmente importam. Pensando nisso, a Macfor, agência de marketing digital, aconselha a assinatura de cinco newsletters de marketing:
Bring me Data
Um gestor de marketing ou qualquer profissional que pretende ser um diretor ou gerente da área precisa de dados para alavancar suas estratégias. A Bring me Data atualiza os profissionais de marketing semanalmente com as análises e insights mais importantes sobre marketing digital e growth hacking,
Essa newsletter foi criada na Macfor, agência full service de marketing digital com dados que fundamentam ações, sem passar tanto tempo minerando os conteúdos online. Para receber semanalmente as principais análises e insights sobre marketing digital, growth hacking, tecnologia e mercado, assine a BRING ME DATA. Clique aqui.
Garimpo
Garimpo é uma newsletter bem objetiva que pode ser lida em 3 minutos, de acordo com seus criadores. Ela traz os assuntos mais comentados em vários canais de Social Media como Instagram, TikTok e Twitter. Ela é ideal para atualizar sobre as conversas mais quentes das redes sociais, garantindo que você possa impactar os públicos desses canais abordando as pautas certas, no timing correto.
Para assinar a Garimpo, clique aqui.
The Bizness
A The Bizness é uma newsletter que promete entregar um MBA em forma de e-mail que pode ser lido em até 10 minutos. Ela traz os assuntos mais relevantes sobre o mundo dos negócios com análises e insights que são muito valiosos para estratégias de marketing e investimentos.
É dos mesmos criadores da the news, a newsletter que traz diariamente as principais notícias do Brasil e do mundo para serem lidas em apenas 5 minutos. Por isso mesmo, você vai encontrar na The Bizness assuntos muito interessantes com muita objetividade.
Ela chega toda terça e quinta. Para receber a The Bizness, clique aqui.
Indie Hackers
Para quem quer iniciar novas estratégias ou alavancar o que já está em andamento, a Indie Hackers é uma ótima newsletter. Ela oferece, semanalmente, updates sobre o mundo dos negócios com análises e atualizações importantes sobre os principais canais de social media e as empresas que mais influenciam todos o mercado global.
Com senso de humor e objetividade, além das análises de mercado, traz notícias sobre economia e alertas sobre as principais tendências de marketing digital com comentários sobre quais problemas elas solucionam, como aplicar aos negócios e quais grandes players estão usando.
Para assinar a Indie Hackers, clique aqui.
The Hustle
A The Hustle é uma newsletter para quem gosta de notícias de negócios, mercado e mundo tech com uma linguagem mais irreverente. É outra que garante uma visão geral do que mais importa no mundo em relação à inovação e mercado em apenas 5 minutos de leitura. Também com senso de humor traz ideias de negócios e estratégias analisadas por especialistas.
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