O levantamento do Centro Regional de Estudos do Brasil aponta que 78% das empresas brasileiras, sejam elas de grande ou pequeno porte, estão presentes em pelo menos uma das mídias sociais atualmente.
Desta porcentagem, cerca de 57% estão conectadas exclusivamente para realizar vendas online. Além de marcar presença nas redes sociais, as empresas também acreditam que isso pode influenciar parcerias e auxiliar no aumento de vendas.
A CMO da Media For Stars, Mariana Hargreaves, afirma que o primeiro passo para melhorar o engajamento nas mídias sociais é ter um conteúdo consistente, que seja interessante e tenha frequência.
Segundo a especialista, é importante pensar que as pessoas engajam com soluções para seus problemas. “Criar uma linha de diálogo com seus potenciais compradores é o mais importante. Escutar o que as pessoas tem a dizer sobre sua marca, produto ou serviço e responder às críticas, elogios, dúvidas ou sugestões abertamente, pois a dor de um pode ser a dor de vários e isso ajuda a construir uma comunicação direta”.
Escolha
A escolha de estar presente em mais de uma rede social depende do público alvo. Mariana afirma que as redes são como os meios de comunicação, como televisão, jornal e revista, e só faz sentido produzir em mais de um se o público daquela marca realmente engajar.
“Se seu público alvo se concentra em apenas uma rede social, então não faz sentido estar em outras e perder recursos para isso. Cada plataforma tem o seu formato de conteúdo, então uma dica valiosa é classificar em grau de relevância, qual rede social seu público está mais concentrado. Para as redes sociais mais relevantes, invista em conteúdos mais completos, com mais informações. Para as outras plataformas, um conteúdo rápido e que gere curiosidade para que acessem sua página e busquem mais informações”, explica.
Conversão
Para Mariana, os influenciadores digitais configuram a famosa estratégia do ‘boca a boca’, que é a melhor para a conversão, portanto, é interessante firmar parcerias.
“Com uma boa estratégia de conteúdo e uma análise sobre o engajamento do influenciador que vai usar para falar de sua marca, seja para branding ou conversão, a parceria é um tiro certo. Mas como falamos anteriormente, o conteúdo deve ser sempre consistente e ter frequência, 1 menção por mês vai gerar uma proporção muito menor em conversão e em um tempo muito maior. No mínimo 3 menções mensais geralmente é o indicado para uma conversão mais rápida”, afirma.