Jornalistas não pensam na profissão a longo prazo, mas são otimistas com o futuro

Apenas 20% das pessoas que trabalham com o jornalismo pensam como será o futuro do seu trabalho daqui a 5 anos

De acordo com a Pesquisa Global sobre o Futuro do Jornalismo, realizada pelo The Future Today Institute, 70% das pessoas que trabalham com o jornalismo pensam diariamente sobre o futuro da sua redação nos próximos 12 meses, mas apenas 20% desses jornalistas pensam como estará a redação daqui 5 anos.
Mesmo não se planejando para o futuro, o sentimento dos entrevistados é positivo em relação ao futuro da profissão. Quase metade das pessoas que responderam a pesquisa (47%) acreditam que no futuro (daqui pelo menos 5 anos) a situação da profissão estará melhor ou muito melhor do que agora.

A pesquisa revelou também que a maioria dos jornalistas acredita que os principais desafios deverão ser enfrentados no curto prazo, destacando entre esses desafios o fortalecimento da cobertura local, melhorias na experiência do usuário e o aumento do financiamento via publicidade.

Outro padrão destacado é a utilização de ferramentas para planejamento financeiro e estratégico dentro das empresas de jornalismo, mas sem investimentos na pesquisa de novas tecnologias.

Jornalistas não pensam na profissão a longo prazo, mas são otimistas com o futuro

Além de pesquisar a preparação das redações para lidar com o futuro, o instituto realizou também um levantamento sobre os hábitos de consumo de notícias, com a participação de 1000 adultos americanos.
Os dados demonstram que a percepção do público também é um dos desafios que o jornalismo precisa ultrapassar no futuro. Para 57% desse público a grande mídia está mais interessada em ganhar dinheiro do que falar a verdade, além de apenas 44% deles acreditarem que a sua comunidade recebe uma boa cobertura pelos noticiários.

Além disso, menos de 10% do público disse que consome regularmente podcasts e newsletters de notícias, um dado que pode demonstrar um distanciamento entre a vontade do consumidor e os investimentos das empresas de jornalismo.

O levantamento feito pelo The Future Today Institute foi elaborado por meio de uma série de pesquisas realizadas entre 25 de outubro de 2021 e 8 de fevereiro de 2022, com membros de associações internacionais de jornalismo.

Oferecimento:
am_logo_primary_rgb
logo-janssen-vertical
rhodia-solvay-group-vrt-cor-gd
whatsapp-image-2022-04-06-at-17-19-41

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email