De acordo com a Pesquisa Global sobre o Futuro do Jornalismo, realizada pelo The Future Today Institute, 70% das pessoas que trabalham com o jornalismo pensam diariamente sobre o futuro da sua redação nos próximos 12 meses, mas apenas 20% desses jornalistas pensam como estará a redação daqui 5 anos.
Mesmo não se planejando para o futuro, o sentimento dos entrevistados é positivo em relação ao futuro da profissão. Quase metade das pessoas que responderam a pesquisa (47%) acreditam que no futuro (daqui pelo menos 5 anos) a situação da profissão estará melhor ou muito melhor do que agora.
A pesquisa revelou também que a maioria dos jornalistas acredita que os principais desafios deverão ser enfrentados no curto prazo, destacando entre esses desafios o fortalecimento da cobertura local, melhorias na experiência do usuário e o aumento do financiamento via publicidade.
Outro padrão destacado é a utilização de ferramentas para planejamento financeiro e estratégico dentro das empresas de jornalismo, mas sem investimentos na pesquisa de novas tecnologias.
Além de pesquisar a preparação das redações para lidar com o futuro, o instituto realizou também um levantamento sobre os hábitos de consumo de notícias, com a participação de 1000 adultos americanos.
Os dados demonstram que a percepção do público também é um dos desafios que o jornalismo precisa ultrapassar no futuro. Para 57% desse público a grande mídia está mais interessada em ganhar dinheiro do que falar a verdade, além de apenas 44% deles acreditarem que a sua comunidade recebe uma boa cobertura pelos noticiários.
Além disso, menos de 10% do público disse que consome regularmente podcasts e newsletters de notícias, um dado que pode demonstrar um distanciamento entre a vontade do consumidor e os investimentos das empresas de jornalismo.
O levantamento feito pelo The Future Today Institute foi elaborado por meio de uma série de pesquisas realizadas entre 25 de outubro de 2021 e 8 de fevereiro de 2022, com membros de associações internacionais de jornalismo.