Estudo recente da Emplifi, marca focada em experiência do cliente, demonstrou que a utilização de muitas hashtags podem prejudicar o engajamento da publicação. A pesquisa qualificou o contexto e a frequência de uso das palavras-chave.
A análise das postagens feitas no Instagram demonstrou que o tipo de conta e o contexto da publicação é um fator determinante para o sucesso da hashtag, mas a regra geral que tudo depende do contexto, assim como do tipo de conta. E o resultado é: “menos é mais” na plataforma social.
Menos hashtags, mais engajamentos
Os perfis de empresas de mídia que foram analisados e que não usaram hashtags em suas publicações no Instagram alcançaram o dobro da média de interações de posts com hashtags, atingindo a média de 1500 interações.
Simultaneamente, posts com uma ou duas palavras-chave, conquistaram uma média de 750 interações. O valor se mantém o mesmo em publicações com cinco ou mais hashtags, no entanto, quando são usadas entre três ou quatro hashtags , o valor é ainda menor.
O levantamento também levou em consideração as marcas e relatou que aquelas que utilizaram entre uma e duas tags em seus posts, possuíram maior engajamento, quando comparado a publicações que usaram zero ou um número de palavras-chave superior a dois.
Os posts sem nenhuma hashtag, tiveram uma média de interação de cerca de 250. E os posts com uma ou duas tags, exibiram uma performance melhor, resultando uma média acima de 250 interações. O engajamento dos posts com mais de de três hashtags tende a diminuir, oscilando entre 200 e 150 interações.
A pesquisa foi realizada entre abril e junho deste ano e analisou mais de 3 milhões de publicações de empresas de mídia e marcas.