Segundo estudo da WSI, baseado nos dados do SMO Survey, eMarketer e análises internacionais, o mercado digital deve continuar em alta em 2021. O crescimento é reflexo dos investimentos no setor, que foram impulsionados pelas necessidades da pandemia e do isolamento social: as empresas investiram mais no mundo digital e transformou o dia a dia do colaborador em realidade virtual.
A pesquisa da eMarketer revelou que 64% das empresas promoveram eventos ou reuniões online e 39% patrocinaram eventos virtuais. Esses números devem aumentar em 2021, já que 56% das empresas pesquisadas pretendem incorporar eventos online quando fizerem eventos neste ano.
“Em 2021, mais pessoas vão comprar, trabalhar e se divertir por meio dos canais online”, comenta Caio Cunha, presidente da WSI Master Brasil. Ele destaca o crescimento do Tiktok que chegou a quase 700 milhões de usuários no mundo.
Mídias sociais e plataformas streaming
Este cenário reflete também na ascensão das plataformas de streaming que têm apresentando alto índice de engajamento nas redes sociais. Segundo levantamento da Socialbakers, o Playplus lidera no Facebook, enquanto a Netflix lidera no Instagram. Confira a lista completa:
As cinco marcas que mais engajaram no Facebook
PlayPlus – 5.972.669 de interações
Casas Bahia – 3.660.373 de interações
Netflix – 3.157.266 de interações
BugBus.net – 3.087.115 de interações
Havan – 2.277.085 de interações
As cincos marcas que mais engajaram no Instagram
Netflix Brasil – 37.648.728 de interações
Lojas Americanas – 10.790.682 de interações
Grão de Gente – 3.509.744 de interações
Arezzo – 3.351.104 de interações
Toyshow Geek e Colecionáveis – 3.070.550 de interações
De acordo com Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, a conexão entre as marcas e o seu público se faz ainda mais necessária. “A fidelidade dos clientes com as empresas depende agora, mais do que nunca, de como suas expectativas são atendidas em cada ponto da jornada. As companhias estão percebendo que se não proporcionarem a seus consumidores uma ótima experiência, outra marca o fará. E os usuários sabem que podem encerrar seu relacionamento com apenas um clique”, explica.
Netflix da saúde
Seguindo a tendência do mercado – e as demandas dos consumidores – as marcas também vêm apostando nas plataformas digitais. Como é o caso da GE Healthcare, que relançou o GE LiveRoom, plataforma de apresentação de produtos, junto a diversos webinars sobre temas da área da saúde.
Em 2021, o novo GE LiveRoom foi anunciado ao mercado com um repositório de conteúdo que se assemelha a um Netflix da saúde, que conta também com uma experiência complementar de navegação “gamificada”, na qual o usuário pode navegar por um estande virtual interativo, conhecendo equipamentos, serviços e soluções GE Healthcare e conteúdos informativos relacionados a esses produtos.
“Diante do cenário atual, ter esse canal de conteúdo feito por profissionais da saúde ganhou maior importância e passou a ser um pilar na estratégia digital da GE Healthcare”, avalia Marcelo Bouhid, CMO da GE Healthcare para América Latina.
No ano passado, a plataforma já rendeu três premiações durante a ASPID Latinoamérica, que elege as melhores ações de comunicação e publicidade Ibero-Americanas nas categorias saúde e farmácia. Além do Brasil, a campanha digital da plataforma se estenderá ao México, bem como a todos os países da América Latina.