Um dia depois de o Brasil atingir a marca de 10.627 mortos pelo novo coronavírus, o jornal O Globo publicou a capa de mais uma edição, no domingo que celebrou o Dia das Mães, e homenageou as mais de dez mil histórias que ficaram apagadas diante da rapidez com que a Covid-19 tirou vidas no Brasil. A capa d’O Globo, que ganhou imediatamente a definição de ‘histórica’ nas redes sociais, entre leitores e jornalistas, e é a primeira de uma lista de capas marcantes selecionadas por marcarem a narrativa da pandemia no Brasil e no mundo.
- O Globo
Os nomes das mais de 10 mil vítimas do coronavírus no Brasil estamparam a capa de domingo (10) do jornal O Globo, que criou um ‘memorial virtual’ para os leitores conhecerem as histórias dessas pessoas.
2. Valor, Folha, Globo, Agora e Estado
No começo da crise do coronavírus no Brasil, em março, cinco dos principais jornais do país se uniram publicando a mesma capa, com a mensagem “Juntos vamos derrotar o vírus. Unidos pela informação e pela responsabilidade”.
3. Marie Claire América Latina
Recentemente, a edição de abril da Marie Claire, no México, trouxe as enfermeiras e médicas que estão na linha de frente no combate ao coronavírus como “as verdadeiras influenciadoras” e afirmou: a resiliência tem cara de mulher.
4. Cláudia
No Brasil, a revista Claudia escolheu mostrar “As mulheres contra a Covid-19”, colocando na capa agentes comunitárias, psicólogas, médicas e mais profissionais que deixam as famílias para enfrentar o dia a dia de trabalho contra as consequências do vírus que já matou mais de 280 mil pessoas no mundo.
5. Vogue Itália
A Vogue Itália, uma das publicações mais respeitadas da moda, surpreendeu com uma capa totalmente em branco – a primeira sem um ensaio em mais de cem anos. Emanuele Farneti, diretor chefe da revista, explicou a escolha editorial e justificou o porquê do uso da cor branca. “[O branco] Representa espaço e tempo para pensar, bem como permanecer em silêncio. O branco é para aqueles que estão preenchendo esse tempo e espaço vazios com idéias, pensamentos, histórias, versos, músicas e cuidados com os outros”, afirmou junto com a publicação da capa.
6. Vogue Portugal
A postura se repetiu com a Vogue Portugal, que mostrou na capa um casal se beijando usando máscaras e os dizeres “Freedom on hold” (ou ‘Liberdade em pausa’), marcando o momento de isolamento social. “Uma imagem não vale só mais que mil palavras. Vale também enquanto documento histórico”, disse o perfil oficial da publicação quando divulgou a edição, na qual trazia questionamentos sobre as relações pós-pandemia.
7. Vogue Espanha
Na Espanha, um dos países mais devastados pelo coronavírus, a Vogue deixou de lado o editorial de moda e falou sobre a distância do isolamento social, que acabou levando a população a se unir, cada um de sua varanda, janela ou porta, para passarem juntos pela fase mais difícil no pico de contaminação que matou mais de 26 mil pessoas no país.
8.TIME
Conhecida por capas marcantes, a TIME também registrou as restrições, consequências e fatos da pandemia. “É em momentos como esse que sentimos nosso maior senso de responsabilidade para fornecer informações de confiança e orientação para nossa audiência de mais de 100 milhões de pessoas em todo o mundo”, escreveu Edward Gelsenthal, editor-chef e CEO da TIME, no editorial de março deste ano.
9. New Yorker
A revista usou uma ilustração para mostrar o despreparo de Donald Trump diante da crise do coronavírus. O presidente, a princípio, negou a gravidade do vírus, depois levou mais tempo do que o esperado para agir, levando os EUA a se tornar o epicentro da pandemia, depois de Itália e Espanha. quando os EUA caminhava para se tornar o novo epicentro da pandemia. O país, atualmente, registra mais de 1,3 milhão de contaminados e quase 80 mil mortos.
10. Piauí
A revista Piauí também criticou o presidente – nesse caso, Bolsonaro – por ‘flertar com a morte’ ao agir de forma displicente no combate ao coronavírus. Após ultrapassar a marca de 10 mil mortos, o Brasil entra em uma triste lista com outros 5 países que bateram dezenas de milhares de vítimas no mundo todo.
Bônus: Vogue Portugal
E seguindo a onda de capas marcantes, a Vogue Portugal decidiu fazer a provocação (e a reflexão): as pessoas compram a revista pela capa ou por que querem se manter informadas? Para testar a “ousadia” de seus leitores, colocou a próxima edição em pré-venda, sem divulgar qual será a capa.