Na mosca

Estratégias de branded content dão poder às marcas e qualidade aos consumidores, abrindo caminho para uma nova maneira de consumir conteúdo personalizado

Saber atingir seu stakeholders com uma campanha certeira e conteúdo relevante pode ser considerado o grande segredo do mercado. É essa a proposta do branded content, estratégia que vem ganhando espaço nas agências de PR e a atenção das marcas.

“Branded content é uma realidade do mercado de relações públicas. É um produto importante para a estratégia de comunicação dos clientes e nos permite levar a mensagem correta ao público- -alvo”, afirma Manuk Masseredijan, CEO da CDN Comunicação.

Nos Estados Unidos, o faturamento com conteúdo de marcas dará um salto de US$ 8 bilhões, em 2015, para US$ 21 bilhões, ainda este ano. No Brasil, a perspectiva das agências também é de crescimento, conforme as marcas enxergam que produzir conteúdo de qualidade é a melhor forma de gerar engajamento.

O conceito de conteúdo de marca não é novo no mercado, mas depois de anos de aperfeiçoamento, o branded content atingiu seu estado de maturidade, com auxílio das ferramentas disponíveis no mercado, que auxiliam agências e marcas a impulsionar suas narrativas.

“As marcas precisam contar suas histórias para estabelecer elos com seus públicos. Estamos empenhados em fazer isso com criatividade e assertividade”, afirma Claudio Sá, sócio-diretor da Conteúdo Comunicação.

Uma das principais quebras de padrão que o branded content trouxe para o universo da publicidade é a mudança de foco. Antes, a estrela da propaganda era o produto: mas agora as atenções estão voltadas para a experiência humana — e de que forma o produto, agora quase coadjuvante, interfere na vida do consumidor.

Quebra de paradigma

Da mesma forma, as marcas desenvolveram uma postura diferente diante do seu cliente final. O push content, estratégia que leva o produto até o consumidor, muitas vezes de forma um pouco invasiva, foi substituído pelo pull content que (por meio de conteúdo relevante, atraente e bem trabalhado) atrai o olhar do consumidor e vai até ele, fazendo a interação parecer muito mais orgânica do que o normal.

O impacto da produção de conteúdo de marca levou algumas empresas a investir ainda mais no negócio, transformando suas operações em verdadeiras produtoras de mídia — ações de marketing, BD, eventos especializados, shows em parceria com marcas parceiras e até mesmo filmes. É como faz a Red Bull atualmente, ligando todas as pontas com uma atuação forte nas redes sociais, que ainda são um termômetro ideal para adequação de posicionamento e feedback em tempo real.

“O branded content é uma área de grande crescimento potencial, na qual as agências de comunicação corporativa têm vantagens competitivas significativas em relação aos competidores”, pondera Flávio Castro, da FSB Comunicação, que atende clientes como a Disney e a Unimed-RJ, com foco em branded content.

Com o intuito de criar uma rede de conteúdo para a FenaSaúde, a Approach Comunicação desenvolveu uma plataforma de comunicação com canais proprietários voltados para o consumidor, com página no Facebook, hotsite permanentemente atualizado, publicações, conteúdo para grandes jornais, boletins de rádio, eventos para o setor e uma websérie para YouTube, entre outras ações.

Marcelo Diego, da Máquina Cohn & Wolfe, conta que a agência cria pontes entre os veículos e seus clientes para assim participar da concepção de conteúdo dos núcleos de branded content de empresas como Abril, Buzzfeed e Estadão. “Essa frente está totalmente integrada aos planos de comunicação e no trabalho das equipes”, afirma.

Tendências

E não é apenas para ganhar autoridade e crescer que as marcas utilizam as estratégias de comunicação. Ter as ferramentas certas significa poder desmentir e se defender de falsas notícias que podem ferir sua imagem.
É preciso investir em uma ferramenta de social listening para estar sempre atento ao que os usuários dizem sobre o seu produto na internet — o que permite se antecipar a uma crise em potencial. Em casos como esse, ter a postura certa pode gerar engajamento positivo para a marca.

Marcas como McDonald’s e Coca-Cola têm trabalhos constantes para desmentir boatos que partem da internet e ganham força em pouco tempo. A rede de fast- -food já provou que realiza um trabalho árduo para controlar as possíveis crises, utilizando as redes sociais para ficar atenta aos movimentos dos consumidores.

O branded content é um segmento em constante evolução dentro do mercado de marketing e publicidade, por isso as empresas do setor apostam nessa estratégia. Mais de 90% dos entrevistados desta edição investem em conteúdo de marca, sendo que o restante enxerga o seu potencial e pretende aplicá-lo ainda este ano.

De acordo com o relatório Internet Trends 2018, lançado em junho pela Mary Meeker, consultora da empresa de capital de risco Kleiner Perkins Caufield & Byers, uma das tendências no que se refere a conteúdo é a possibilidade de as marcas inserirem suas propagandas diretamente em plataformas de streaming, interagindo com o usuário.

Os vídeos também surgem, no relatório, como a forma preferida de consumo de conteúdo on demand pelos jovens. As questões de métricas derrubam o Facebook na disputa dos anunciantes e ameaçam a hegemonia do YouTube, deixando a preferência para o Instagram e as populares stories.

Ganhando força nas agências e atingindo em cheio o público-alvo das marcas, o branded content mostra que veio para ficar — mas sem parar de evoluir — e deve deixar para trás aqueles que não seguirem seu fluxo de quantidade, qualidade e engajamento.

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