A capacidade de blogueiros e outros influenciadores digitais mobilizarem parcelas significativas de internautas – e, consequentemente, contribuir com a comunicação das marcas – já se consolidou, ainda mais no Brasil, país que está entre os líderes em horas de navegação por dia e interação nas redes sociais. Porém, a parceria entre marcas e influenciadores digitais vai muito além dos tradicionais posts e presença em eventos. Eles podem desempenhar também um papel importante na geração de conteúdo e engajamento em determinados segmentos e contribuir muito em campanhas de performance digital.
Por exemplo, o recente concurso global “Foodie Madness”, desenvolvido pela iProspect para a AccorHotels.com, mostrou a força desses influenciadores digitais para mobilizar internautas interessados em gastronomia e viagens. A competição reuniu 16 blogueiros de diferentes países, que apresentaram pratos típicos de suas culturas. Eles se enfrentaram em disputas dois a dois, com o vencedor sendo escolhido pelo voto do público. Com duração de um mês, o concurso alcançou mais de 7 milhões de pessoas, com um total de 1,56 bilhão de views e engajamento de 124.294 entre likes, comentários e compartilhamentos. A vencedora foi a brasileira Camila Masullo, do blog Sal de Flor, com uma deliciosa receita de escondidinho de mandioca com carne seca.
De acordo com a blogueira, o primeiro lugar só foi possível graças ao apoio do seu público que tem um forte engajamento nas redes sociais. Os seguidores votaram incessantemente, fizeram trabalho de ‘boca a boca’, compartilharam o vídeo no Facebook, enviaram o link do concurso para grupos de WhatsApp. Ou seja, houve uma multiplicação de influenciadores e de forma espontânea. Mais uma amostra da paixão brasileira pelos meios digitais.
Alguns fatores contribuíram para o sucesso da campanha. O primeiro foi o desenho de uma mecânica atrativa para o público. A segunda foi a correta seleção de blogueiros, que além do impacto junto ao público, deveriam ter conhecimento e genuíno interesse na área. As ativações realizadas, bem como as disputas dois a dois, também geraram um senso de urgência que contribuiu com a ação como um todo. Com isso, a publicidade da campanha gerou resultados mais longos e duradouros.
De outro lado, a estratégia de marketing de conteúdo para campanha “Foodie Madness” foi bastante eficiente e competente para atrair os usuários, aproximar o público da marca, entreter e estimular o consumo de alimentos e bebidas nos hotéis. Mesmo após o final da empreitada, os usuários ainda podem conferir as receitas participantes no portal da AccorHotels.com e assistir aos vídeos no canal do YouTube da marca. Ou seja, houve uma “herança” única que não poderia ter sido gerada de outra forma.
Logo, ter uma visão mais holística de campanhas digitais de performance, incluindo a participação de influenciadores digitais, pode proporcionar experiências para a geração de conteúdos reais e relevantes, conseguindo, assim, um engajamento maior dos públicos-alvo.