A televisão está, cada vez mais, sendo substituída pelos conteúdos on-demand, produzidos também por diversos canais no YouTube. Os brasileiros passam mais de 15 horas semanais assistindo aos vídeos – o que representa um crescimento de mais de 90% nos últimos três anos -, segundo estudo feito pela própria plataforma. Na mesma toada, o número de canais também não para de crescer. Ser um youtuber, porém, requer conhecimentos básicos para atingir relevância. Pensando nisso, a influu, ecossistema para influenciadores, desenvolveu um canal no YouTube para estes profissionais .
“O que torna esta ferramenta tão atrativa é o fato de que qualquer um pode se tornar um produtor de conteúdo e ganhar voz para falar sobre temas de seu interesse, mas não é tão fácil quanto parece”, diz Talita Lombardi, COO da influu e dona do canal Menina Executiva. “É importante esse tipo de abordagem no YouTube, porque não é comum vermos canais que ensinem passo a passo sobre como o youtuber deve se portar e se organizar para que se torne importante nesse meio. Nossa ideia é oferecer um conteúdo com viés educacional.”
O canal tem como foco disseminar conhecimentos úteis para youtubers e é apresentado por influenciadores, como Bárbara Nerd, Victor Russo e Vinícius Galvão. São abordadas questões como edição e gravação, relacionamento com as marcas, estratégias e eventos. O conteúdo é didático e auxilia os iniciantes a entenderem melhor o mercado que escolheram seguir.