Eles são sinônimo de sucesso, do velho clichê de tudo que toca vira ouro. A Network Brasil e o Canal Desimpedidos são um dos fenômenos na internet que se destacam pelo conhecimento do negócio e por estarem sempre à frente quando o assunto é influenciar na rede.
Confira a seguir uma entrevista exclusiva com o Rafael Grostein, sócio-fundador do NWB/Desimpedidos. Ele fala sobre novos projetos, as estratégias que os mantém em alta, a importância das campanhas de comunicação e muito mais!
Vocês surgiram como um canal, lá em 2013, e hoje possuem diversos nichos de negócios. Como essa ideia de novos negócios começaram a surgir? Sempre foi o foco dos sócios?
O Desimpedidos é uma iniciativa da Network Brasil. A NWB é uma empresa “digital first” e por natureza tem que se movimentar na mesma velocidade do meio em que está inserida. Desde o início da operação apostamos na força do conteúdo original, mas naquele momento o Youtube ainda não tinha a presença que tem hoje. Chegamos a lançar verticais de surf, skate e transformação social, que foram descontinuados para atender a crescente demanda por futebol, carros e games. A partir de 2016, com o amadurecimento do mercado de conteúdo e a onipresença das plataformas, percebemos um mar de oportunidades nos nichos nos quais éramos líderes de audiência e também estávamos bem posicionados comercialmente.
Conte um pouco como era, o que tem sido feito de novos projetos e quais os planos para o futuro?
Somos uma empresa jovem e em crescimento. Testamos as iniciativas antes de incluí-las na estratégia da companhia. No início, contávamos mais com a experiência prévia dos sócios e na nossa visão do futuro do meio de conteúdo para decidir nossa estratégia de negócio. Por essa razão foi fundamental o apoio inicial de fundos de investimento nos primeiros anos da NWB. Hoje, contamos com uma área de BI e softwares analíticos que nos ajudam a tomar decisões de negócio e de conteúdo. Evidentemente que os acertos e os erros dessa nossa jornada têm um peso importante na tomada de decisões. Vamos lançar mais duas séries originais que combinam experiências ao vivo, com a participação de creators com perfis complementares (com a Supercopa Desimpedidos). Apostamos na diversidade do nosso meio e na renovação constante dos talentos nativos. Para se manter relevante, entendemos que precisamos criar um espaço onde a autenticidade dos talentos possa florescer de maneira orgânica. Um exemplo desse tipo de projeto é a Supercopa Desimpedidos, um torneio de futebol só com a participação de creators.
Quais os principais desafios para se manter em alta em um mercado tão competitivo quanto o de influenciadores digitais e de esporte?
Nunca acomodar-se e sempre tomar decisões apoiadas em números. Fundamental a leitura dos dados analíticos como um mapa na direção dos resultados positivos no que é importante para o nosso negócio: crescimento de audiência e receita.
E como se adaptar às mudanças que acontecem nesse meio, principalmente nas plataformas utilizadas para gerar conteúdo?
É realmente um meio muito competitivo, porém já dá para perceber uma estabilidade nos objetivos desses monstros que são as plataformas (sociais e de vídeo). O YouTube, por exemplo, é uma plataforma AVOD, ou seja, se remunera através de anúncios publicitários em escala. Dessa forma, se o nosso conteúdo ajudá-los a servir anúncios para uma audiência qualificada consequentemente seremos um parceiro valioso. Importante também criar canais de comunicação independentes para fortalecer a relação com a sua audiência.
Vocês acham que, futuramente, o caminho será produzir os conteúdos em canais próprios?
A realidade é dura. É muito difícil competir com esses gigantes YouTube, Facebook, Amazon, Netflix. Por outro lado, a demanda por conteúdo original só cresce. O momento é de aproveitar essa disputa entre os gigantes. No futuro, a tendência é que essa disputa leve a uma estabilidade com a redução de players de massa e também ao surgimento de novas plataforma nichadas. Vamos acompanhar de perto.
E saindo do Canal, como vocês atuam na marca para que ela realize outros tipos de projetos, principalmente com os seus integrantes, como exemplo, integrantes fazendo comercial, utilizando sua imagem em campanhas? E o que vocês acham que a empresa, o canal, ganha com isso? Ou a ideia é só fomentar a carreira do integrante?
Essa é uma área nova de negócio aqui na NWB. Além da nossa unidade de produção de conteúdo, inauguramos uma nova frente de agenciamento de talentos e afiliação de canais de esporte. Já estamos colhendo frutos como o contrato do Fred para Casas Bahia e um projeto parrudo de futebol com a participação de creators como Juninho, do Vosso Canal. Produzimos também “bumper ads” e “true view” (mídias comercializadas pelo YouTube) com os integrantes do Desimpedidos para o Bradesco que foram veiculados durante o mês de julho. Acreditamos que a marca Desimpedidos pode acelerar a carreira dos talentos no meio esportivo.
Como você vê a importância do relacionamento entre vocês e essas marcas? De que forma isso impacta no negócio e na crença de vocês?
Fundamental, pois o grande ativo que temos a oferecer é nossa capacidade de dialogar e influenciar a nova geração de fãs de esporte. Essa geração não compra qualquer discurso e a influência se dá através de realizar os desejos da audiência. As marcas estão cada vez mais engajadas nessa missão o que é uma ótima notícia para nós e, principalmente, para a audiência.
Qual a importância desse novo modelo de negócios (pensar no influencer além dos vídeos no YouTube) para a comunicação hoje em dia?
Os vídeos no YouTube são fundamentais para aproximar a audiência do influencer, porém é preciso adicionar outros pontos de contato para que esse relacionamento se transforme em influência. Trabalhar Instagram, criar eventos, fechar patrocínios, aparições em programas de tv. Costumo dizer que é uma maratona e não uma prova de 100 metros rasos. No final do dia cada, influencer se comporta como uma versão reduzida de um grupo de mídia.
E para falarmos um pouco do prêmio, o qual vocês ganharam por 3 anos consecutivos. Como vocês acham que essas premiações auxiliam no crescimento desse setor?
Muito bacana o pioneirismo da revista Negócios da Comunicação que há 3 anos aposta no reconhecimento do mercado de conteúdo digital e principalmente do marketing de influência. Para o Desimpedidos e a NWB é uma honra marcar presença nessas 3 edições do prêmio.
Qual a importância desse reconhecimento na jornada de vocês?
Ficamos muito felizes com esse reconhecimento. Três anos seguidos já dá para dizer que vamos marcar uma geração de fãs de futebol. Sem o Prêmio Influenciadores Digitais não seria possível registrar esse feito. Muito obrigado.
Qual a dica que vocês deixam para esse pessoal que está começando?
Aposte em vídeo, não fique refém de apenas uma plataforma e acesse o seu analytics diariamente.