Hoje muito se fala sobre performance. O marketing de performance nada mais é que um conjunto de estratégias com foco em resultados e metas. O machine learning, a inteligência artificial e a automação de marketing são as tecnologias utilizadas para complementar o trabalho para uma estratégia digital eficiente.
A automação de marketing estabelece métricas de análise dos índices qualitativos do negócio e definidas as melhores estratégias para otimizar os resultados, como o aumento do engajamento dos consumidores com a marca, a geração de leads, a conversão de clientes e outros processos que direcionam ao aumento das vendas da empresa que a utiliza.
A execução manual de tarefas repetitivas propicia o erro humano. Nesse sentido, a automação de marketing sistematiza atividades, processos e documentação, permitindo um fluxo de trabalho de marketing mais preciso e com mais performance.
Contudo, um dos grandes cuidados que temos que ter com o marketing digital e com a velocidade de desenvolvimento de novas ferramentas, termos e avanços é saber quando usá-los e como.
Antes de começar a utilizar uma ferramenta de automação de marketing é importante que a empresa levante dados básicos sobre o seu negócio, a fim de alinhar os seus objetivos. Nessa fase, destacam-se três ações: definir por meio de um planejamento estratégico qual é a demanda da empresa e associá-la a um software adequado, de maneira que as forças e oportunidades sejam potencializadas e as fraquezas e ameaças sejam dirimidas; criar um checklist que direcione os objetivos para a área de marketing, considerando as plataformas que serão utilizadas — como blogs, redes sociais — e as tarefas que serão realizadas para atingi-los; atentando-se para que a estratégia seja feita de ponta a ponta, desde a criação até a mensuração de resultados.
Como é feita a automação de marketing
Definida a forma como será feita a estratégia, é importante identificar os pontos de conversão e atuar em sua elaboração, de forma que seja atraído o maior número de contatos possível.
Uma campanha de marketing de entrada bem sucedida precisará de uma variedade de recursos, como chamadas para ação, do inglês call to action (CTAs) e páginas de conversão, as chamadas landing pages, que oferecem vantagens como o download de um e-book e o envio de planilhas ou listas para aqueles que fizerem um pequeno cadastro no site.
Ao disponibilizar, nos e-mails cadastrados, o conteúdo que atraiu os leads, é importante associá-lo corretamente a cada estágio do funil de vendas, que vai desde a descoberta do problema pelo potencial cliente, passa por dicas de como o problema pode ser resolvido e, finalmente, chega à apresentação do produto da empresa provedora como uma solução.
São realizados, ainda, envios de e-mail marketing com conteúdos relacionados à segmentação por preferências do cliente, que foram predeterminadas por meio de estratégias, as quais criam um vínculo de associação do consumidor com a marca. O resultado será que toda vez que ele pensar em comprar algo relacionado ao seu nicho de mercado, ele se lembrará da empresa.
Vantagens da utilização da ferramenta
Adotar uma ferramenta de automação possibilita a execução de ações de marketing escaláveis em diferentes canais. Devido a essa abrangência e rapidez, ela se torna imprescindível para o sucesso do negócio. Também apresenta um custo-benefício que justifica o investimento inicial, uma vez que os recursos de marketing disponíveis são aproveitados ao máximo.
A simplificação de tarefas de rotina organizacionais, com a eliminação de processos manuais repetitivos, aumenta a produtividade. Dessa forma, a equipe de marketing poderá focar em tarefas que exigem um monitoramento manual mais rigoroso, executando campanhas complexas.
Além disso, é possível que a empresa se conecte a um número muito maior de clientes que seria possível manualmente.
Em uma campanha de marketing eficiente, é necessário apresentar dados precisamente mensuráveis, obtidos por meio do rastreamento e do monitoramento.
A ferramenta de automação de marketing não só ajuda no apontamento das despesas, mas também nas métricas de resultados com base em parâmetros específicos de sucesso de vendas, como gráficos detalhados, estatísticas e outros relatórios para otimizar futuras campanhas.
A manutenção de uma marca consistente no mercado permite que os clientes identifiquem o negócio e se conectem a ele. A aquisição, a conversão e a retenção de clientes bem-sucedidas são resultados de uma estratégia holística de marketing. Fruto do trabalho de uma equipe aliada a uma boa ferramenta de automação de marketing.