No dia 6 de dezembro, a Abracom realizou o seu tradicional evento de encerramento de ano com um toque especial: a comemoração dos 15 anos de fundação da entidade.
A programação especial contou com uma apresentação da presidente do Conselho Diretivo da entidade, Claudia Rondon, uma homenagem ao jornalista Eduardo Ribeiro e uma palestra com Steve Barret, editor da PR Week, encerrando com uma mesa redonda com ele e alguns empresários do setor da comunicação.
Para começar a noite, Claudia Rondon apresentou a linha do tempo dos 15 anos da Abracom. A executiva mostrou, desde 2002, todos os passos da entidade, desde a sua fundação, com a reunião de 56 empresários, passando pela criação do primeiro código de ética dos profissionais, até os desafios que a Abracom vai enfrentar nos próximos anos.
Após a apresentação da Claudia Rondon, o jornalista Eduardo Ribeiro, do Jornalistas & Cia, e da Mega Brasil Eventos, foi o grande homenageado pelo papel decisivo que teve na criação da entidade. Edu explica que a criação da entidade sempre foi um sonho, desde que começou na profissão. “Começamos com pouco dinheiro, mas muita criatividade. Hoje, continuamos criativos, mas consolidados e com desafios muito maiores, sempre em busca de espaço nesse mundo instigante que é a comunicação”, disse Edu Ribeiro.
Pela primeira vez no Brasil, Steve Barret, editor da PR Week, aproveitou seu espaço durante o evento para contar um pouco sobre os negócios da PR Week, além de trazer cases e falar sobre as principais tendências do mercado de comunicação no mundo.
Barret compartilhou alguns trabalhos feitos pelas agências de PR junto com as marcas que são exemplos de sucesso de comunicação. Entre eles, a campanha do McDondald’s “Café da manhã o dia todo”. Após verificarem tuítes de 9 anos, os profissionais detectaram que os consumidores queriam ter a possibilidade de tomar o café da manhã da rede de fast food em qualquer horário, principalmente por ser uma opção mais saudável. Além de melhorar a imagem da marca, a campanha gerou um faturamento 25% maior.
Na mesa redonda, executivos de grandes agências e Barret abordaram temas como a multidisciplinaridade na profissão, como as agências de PR devem se portar ao cobrar um serviço, sobre a deslealdade das concorrências no setor, exemplos de sucesso e outras gafes da área, entre outros temas.
Barret destacou a importância de saber contar uma boa história. O editor da PR Week, durante todo o debate, reforçou a necessidade de, independentemente do meio que as marcas vão se comunicar, o mais importante ainda é saber o que falar e como falar.