Os novos empreendedores

Quais são as oportunidades do marketing de influência?

Quais são as oportunidades do marketing de influência?
Nossas expectativas para 2017 são muito boas. Infelizmente, o país não passa por um momento espetacular e os anunciantes buscam alternativas diferentes das tradicionais para fazer seus negócios. E o marketing de influência tornou-se uma grande saída para que eles tenham a mesma performance que tinham antes, mas com menos verba.

Quais são os desafios no trabalho com influenciadores?
Ainda não é fácil trabalhar e empresas como a nossa ajudam o anunciante a ter mais segurança, porque é um mercado em formação, os principais players são muito novos e passam pelas situações e angústias por que qualquer jovem passa. Em reuniões com profissionais mais velhos, conversamos muito sobre como o youtuber, hoje, é o equivalente ao jogador de futebol dos anos 80, e a youtuber é como a Miss Brasil — até mesmo pelos pais que depositam grande expectativa em suas carreiras. Esses jovens têm um faturamento de gente grande, porque têm uma audiência enorme e assídua, que consome o que eles consomem e acompanha a rotina deles.

Como é a solução que a TubeLab oferece para ao mercado?
Temos uma plataforma de leitura de informação e geolocalização, faixa etária e poder econômico. Isso é a primeira peneira para entender onde estão os influenciadores e seus perfis. Depois, temos a equipe da Pegada Digital, na qual é feita uma análise do momento e do passado do ID. O principal é saber se ele já se envolveu em algum escândalo e se fez/faz coisas para a concorrente do cliente — isso é feito apenas para a avaliação do cliente, ele vai decidir a partir disso se escolher ou não o ID.
Então, a Pegada Digital faz uma análise pessoal, usando a relação que temos com cada um deles para dizer se aquele é um influenciador que entrega bem, se é parceiro, sabe lidar com o cliente — porque tem anunciante que não sabe como precificar um post, a produção de um vídeo… Então sempre tentamos trabalhar com um ID que entende como trabalhar com um cliente.

A Pegada Digital faz uma análise pessoal, usando a relação de cada perfil para dizer se é um influenciador que entrega bem, se é parceiro, sabe lidar com o cliente

A Pegada Digital faz uma análise pessoal, usando a relação de cada perfil para dizer se é um influenciador que entrega bem, se é parceiro, sabe lidar com o cliente

Ter exclusividade com um influenciador ainda é um diferencial de mercado?
Quando éramos o braço da agência, fazíamos apenas o planejamento. Depois passamos a gerenciar carreiras, tínhamos um número de nomes com exclusividade, mas hoje você tem muitos nichos e o anunciante quer nomes muito adequados à necessidade deles, então nem sempre o nome que tem 5 milhões, 10 milhões de seguidores funciona ou está adequado à verba do anunciante. Então, você tem um cara representado, um jovem que precisa faturar, mas não está no target do seu cliente, então decidimos aumentar nosso planejamento e inteligência e, ao passo, diminuir nosso casting exclusivo. A ideia é trabalhar com qualquer nome do mercado que o nosso cliente precisa contratar. Dessa maneira, conseguimos entregar o melhor nome para a campanha, sem ficar forçando a barra, porque quando você trabalha com um canal, é natural fazer um esforço para vender.

O influenciador se enxerga como um jovem empreendedor, uma pessoa bem-sucedida e quer passar por todas as etapas e não quer ficar preso a um agente

Como tem sido estruturada a dinâmica da relação entre influenciador digital, agência e clientes?
O influenciador se enxerga como um jovem empreendedor, uma pessoa bem-sucedida e quer passar por todas as etapas e não quer ficar preso a um agente. É uma bobagem e, desde o princípio, começamos a entender isso. E, também, você acaba sendo cobrado por eles e não é o que queremos. A nossa intenção é estar do lado da mesa do cliente, não do influenciador. Hoje conversamos com muitos nomes no mercado, entre 550 e 600 influenciadores. E é uma conversa direta, o que garante a qualidade da entrega e um custo agressivo, já que não tem muitas pessoas palpitando. Assim a entrega fica mais saudável e, se for necessário, a gente produz o roteiro diretamente com a linguagem do influenciador. É importante estabelecer essa nova relação com o influenciador. Porque eles passam a ter relação com outras produtoras e a gente vai se respeitando. Eles são um veículo também, não tem que negar anunciante porque tem uma relação com um ou com outro. É só criar uma estratégia, um bom roteiro, uma boa entrega que vai conseguir anunciar.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email