No dia 18 de setembro, aconteceu a 7ª edição do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. O evento reuniu VPs, diretores e gestores de comunicação das principais empresas do país, além de jornalistas convidados, empresários e executivos de agências.
Neste ano, foram 92 empresas premiadas em 31 setores da economia. Para selecioná-las, a revista Negócios da Comunicação realizou, em julho, uma pesquisa enviada para 25 mil jornalistas de todo o país para indicarem, de modo livre e direto, quais foram as companhias que realizaram uma comunicação eficiente, com relevância e qualidade.
“Os tempos atuais deixaram evidente o peso da transparência na comunicação corporativa. E o relacionamento com o jornalista e o mercado de comunicação tem ido muito além de simplesmente atender as demandas por informação e pedidos de entrevista”, comenta Márcio Cardial, Publisher da revista Negócios da Comunicação, que promove o evento desde 2011.
Nesta edição, o prêmio teve empresas estreantes, o que demonstra como a comunicação corporativa tem estado entre as principais atividades das grandes corporações. Para o publisher, isso significa que o mercado está cada vez mais qualificado e competitivo.
Além disso, o prêmio reforça, cada vez mais, a importância do diálogo, principalmente sobre boas práticas e cumprimento de normas. “Essa foi a lição aprendida por todos no último ano: como a imagem de uma empresa pode ruir em segundos. E somente uma reputação sólida e bem construída pode reergue-la”, disse Márcio Cardial, durante a cerimônia de abertura.
Entre os premiados, a Volkswagen, recebeu o troféu pelo sétimo ano consecutivo na categoria Automotivo. O diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil, André Senador, subiu ao palco, acompanhado de outros integrantes da equipe de comunicação da empresa. “Visando comunicar as mensagens da Volkswagen e fortalecer a imagem da marca, atuamos em conjunto com várias áreas da empresa para estabelecer um relacionamento de grande proximidade com os jornalistas. Neste ano, nosso principal objetivo tem sido assegurar uma percepção positiva sobre o Novo Polo, bem como transmitir ao público os conceitos da Nova Volkswagen”, disse André Senador.
Fernando Campoi, André Senador, a jornalista Cleide Silva (entregou o troféu), Ricardo Julio, Fabiano Severo e Renato Acciarto, da Volkswagen, recebem troféu pelo sétimo ano consecutivo
Outra premiada foi a MRV Engenharia, na categoria Construção Civil. Simone Maia Caetano, gestora de comunicação da empresa, recebeu o troféu. “Ficamos muito honrados com o reconhecimento dos jornalistas. O prêmio que a MRV Engenharia recebeu pelo segundo ano consecutivo demonstra que estamos no caminho certo. Sempre investindo e priorizando o trabalho da imprensa. Acreditamos que, quando os profissionais da imprensa têm a oportunidade de conhecer a empresa e o trabalho desenvolvido por ela, eles podem encontrar mais valor agregado para suas atividades, seja na forma de informação, de ideias e de estudo de casos.”, comemorou.
Simone Maia Caetano, da MRV Engenharia, recebe troféu das mãos de Rubem Barros, editor da revista educação
Para a Suzano Papel e Celulose, o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas 2017 é um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido com a imprensa em todo o país. “Nossa empresa está em processo de transformação e é papel da comunicação refletir essa trajetória. Temos como objetivo estreitar, cada vez mais, nosso relacionamento com todos os nossos públicos de contato. Por meio da Imprensa, buscamos apresentar o nosso modelo de negócio e compartilhar iniciativas sobre nossas práticas, sempre pautadas em inovação, sustentabilidade, e em valor compartilhado com a sociedade e o meio ambiente”, conta Marcela Porto, gerente executiva de Gestão da Comunicação.
Para Mario Laffitte, vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para a América Latina, o reconhecimento tem papel fundamental para o desenvolvimento da comunicação da empresa. “Esta premiação é muito importante, pois está em linha com nossa cultura de excelência, de testar os limites da tecnologia para fornecer às pessoas novas experiências. Receber esse reconhecimento por parte dos jornalistas, profissionais que valorizam a excelência da comunicação, reforça o compromisso da empresa com a transformação e o desenvolvimento da sociedade”, afirma. “Atendemos todas as demandas da imprensa com a mesma atenção e dedicação que tratamos nossos consumidores. A clareza e a precisão das informações que transmitimos aos jornalistas são de extrema importância para fortalecer nosso relacionamento tanto com este público, assim como com os leitores dos seus veículos. A Samsung está fortemente comprometida com a comunicação em todas as suas áreas, fornecendo conveniência por meio da tecnologia e criando mudanças positivas para as pessoas”, completa o executivo.
Mario Laffitte (terceiro da esquerda para a direita), vice-presidente de Marketing e Assuntos Corporativos da Samsung para a América Latina, comemora troféu no palco com a equipe. Da esq. para a dir.: Carol Silvestre, a jornalista Joice Hasselman (entregou o troféu), Venícius Gonçalves e Gleice Rodrigues.
Fernando Café Carvalhaes, gerente geral de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil também comemorou o reconhecimento. “Não é a primeira vez que a empresa conquista o troféu, mas é sempre uma satisfação obter o reconhecimento dos jornalistas. É muito importante para a ArcelorMittal Brasil integrar esse grupo seleto de empresas premiadas. A escolha demonstra que o nosso trabalho está alinhado às expectativas da imprensa. Outro aspecto que nos deixa orgulhoso é que a eleição foi realizada com jornalistas de todo o Brasil. Além de aumentar a nossa responsabilidade, reforça o nosso compromisso de atender de forma profissional e ágil”, disse o executivo.
Fernando Serva Café Carvalhaes, gerente geral de Relações Institucionais e de Sustentabilidade e Adriano Macedo, especialista em Comunicação Corporativa e Relações Institucionais recebem troféu das mãos do jornalista Henrique Pátria
HOMENAGEM
Durante o evento, foi feita uma homenagem especial para a AACD, representada pelo CEO da entidade, Valdesir Galvan, que recebeu das mãos de Márcio Cardial uma placa de homenagem pela contribuição para uma sociedade mais inclusiva ao possibilitar que pessoas com deficiência superem seus limites e atinjam seu potencial máximo.
Durante o discurso, Galvan falou um pouco sobre a importância da ajuda de empresas e da sociedade para o sucesso da entidade. “A AACD realizou no último ano aproximadamente um milhão de atendimentos, e isso se deve graças ao apoio de grandes empresas. Não podemos depender só do governo, dependemos da contribuição de todos”, disse Galvan que convidou todos a se engajarem nessa causa.
Márcio Cardial também explicou o motivo da escolha da AACD como homenageada. “Acreditamos que o trabalho que eles fazem é espetacular. Por isso, eles participaram do Prêmio Influenciadores Digitais, em julho, foram homenageados agora pela excelência e estarão conosco, novamente no Prêmio Especialistas, que será realizado em julho”.
Ainda de acordo com o publisher, a escolha foi feita para mostrar às empresas premiadas que elas também podem se engajar, como uma parte delas já faz, e ajudar esse trabalho de sucesso tão importante para a sociedade.
Se você ainda não viu a lista dos premiados, basta acessar aqui.
Aguarde também a edição especial da Newsletter da revista Negócios da Comunicação, com a cobertura do prêmio. Caso você não receba a nossa News, é só enviar um e-mail para mariana.pereira@revistacomunicacao.com.br e a edição especial, que trará informações completas sobre a 7ª edição do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas e a 3ª edição do Prêmio Especialistas, que acontecerá no dia 7 de novembro.