E foi essa parceria que possibilitou, no evento deste ano, uma novidade: a realização de três painéis, com a participação de gestores de marcas e executivos de agências de PR, nos quais eles vão debater os novos rumos desse segmento.
Uma das mesas contará com a participação de três grandes agências nacionais e internacionais para discutir o tema “Prospectando o mercado: como as marcas identificam influenciadores”. Entre os participantes, estão Eduardo Marques, do Grupo In Press; Beatriz Imenes, da PLANIN; e Lorena Ribeiro, da Weber Shandwick.
Confira a seguir o que Eduardo Marques, Gerente de Mídias Digitais na In Press Porter Novelli Rio de Janeiro, pretende abordar sobre a atuação da agência no planejamento de ações com influenciadores, mapeamento desses profissionais e muito mais.
Planejamento
O executivo considera importante levar para debate a importância do planejamento das agências para realizar ações e campanhas efetivas com os microinfluenciadores. “Muitas marcas querem trabalhar com essas pessoas, por isso é importante ter uma metodologia para mapear as melhores opções”, conta. Eduardo vai falar um pouco sobre o trabalho de cruzamento de dados, feito por buscas tanto de robôs quanto de analistas especializados.
Cocriação
Outro ponto que Eduardo vai levar é a necessidade de marca e influenciador trabalharem juntos. “Dessa forma, o trabalho é muito mais assertivo. Nós analisamos o que a marca quer, mas o trabalho de criação é do influenciador. Ele sabe o que falar, como falar. Damos insights e a empresa acompanha tudo, mas quem desenha o projeto é o profissional”, conta.
“Não é um garoto propaganda”
O diferencial de utilizar um influenciador em uma campanha é justamente o fato de ele não ser garoto propaganda. Sobre isso, Eduardo vai abordar uma questão muito relevante para o mercado: a escolha do influenciador pelo alcance é uma falha. Assim como os outros palestrantes, ele vai mostrar que optar por influenciadores com público-alvo bem definido é a melhor alternativa. “E isso só pode ser feito com planejamento”, explica.
Estes são apenas alguns dos temas que Edu Marques vai levar para o #EBSA7. Além disso, após a apresentação individual, haverá um debate entre os três executivos, que irá enriquecer ainda mais o painel.