Juventus Futebol Clube de cara nova

Com sede em Milão, uma equipe da Interbrand dedicada ao Juventus trabalhou na totalidade desta jornada de marca

O caminho histórico do Juventus Futebol Clube está repleto de sucessos, viradas ousadas e escolhas corajosas. Durante o evento “Black and White and More”, realizado em janeiro, no Museu Leonardo da Vinci de Ciência e Tecnologia, em Milão, o Juventus Futebol Clube anunciou oficialmente o início de uma nova era em sua existência, apresentando o programa de expansão da marca, desenvolvido em colaboração com a Interbrand para apoiar o plano de crescimento internacional do Juventus.
Com sede em Milão, uma equipe da Interbrand dedicada ao Juventus trabalhou na totalidade desta jornada de marca. O projeto da consultoria líder de marcas no mundo para o Juventus envolveu uma estratégia de branding integrada, desde a criação da nova identidade visual até a construção da base para a estratégia de experiência da marca. A Interbrand definiu o formato dos eventos “Black and White and More”, desde a gênese da ideia até a direção criativa e de design.
Como explica Manfredi Ricca, Diretor de Estratégia da Interbrand EMEA & LatAm, “O futebol está se tornando cada vez mais um negócio global. Para poder ter protagonismo neste segmento, é essencial antecipar as transformações esportivas, sociais e econômicas relacionadas. É desta forma que o Juventus almeja dar à sua marca um significado maior e mais profundo.”

“Este projeto foi construído para atualizar a filosofia do Juventus – a busca pela excelência sem concessões – com iniciativas, projetos e experiências radicalmente inovadoras, nas quais o futebol será sempre a origem, mas nunca o limite. Isso permitirá que o clube sustente seu próprio crescimento econômico e esportivo e amplie sua influência sobre os mercados internacionais.”

O evento inaugurou a era “Black and White and More”, que ganhará vida através de um amplo plano que transforma os valores mais profundos do Juventus Futebol Clube através de experiências diversificadas. Esse plano abraça os fãs do Juventus em todo o mundo e se estende também àqueles que hoje não estão tão próximos ao mundo do futebol. O plano para o crescimento do Juventus em termos de presença, influência, comunidade e negócios, inclui Academia, formatos imersivos de varejo e uma gama de produtos e serviços únicos, físicos e digitais, entre outros.
Durante o evento de lançamento, os planos para o futuro do Juventus foram compartilhados com os principais membros das comunidades de negócios, criativas e esportivas. Andrea Agnelli, Presidente do Clube, apresentou o novo manifesto da marca.
“Hoje, o Juventus Futebol Clube encontra a sua melhor expressão em campo, o que na verdade representa valores ainda mais universais. Esta é a sua grande força e o que torna a aventura do Juventus em outros campos possível “, comentou Lidi Grimaldi, Diretora Executiva da Interbrand Milão.
Juventus passará a ser uma marca com identidade global, capaz de sintetizar o seu espírito e expandir-se para mercados e comunidades completamente novos, criando um círculo virtuoso entre o crescimento do clube, da marca e do negócio. Esta transformação surge também através de uma nova identidade visual, que será implementada em todas as manifestações físicas e digitais da marca a partir de Julho de 2017.
A nova identidade desenvolvida pela Interbrand captura o DNA da estética do Juventus Futebol Clube e a esculpe nas linhas nítidas de uma marca forte, icônica e essencial, capaz de se posicionar como protagonista em qualquer contexto e em qualquer interface. O novo logo representa o Juventus em sua essência, de maneira imediata e inconfundível: o J de seu nome, as listras de sua camisa, e o escudo Scudetto. Ele lembra uma frase famosa de um dos ex-gerentes lendários da Juventus, Gianni Agnelli: “Eu fico animado toda vez que vejo uma palavra começando com J em uma notícia”.
“Como resultado de uma abordagem arrojada, a nova identidade visual ultrapassa o tradicionalismo do futebol e é uma expressão da coragem de inovar”, observou Paolo Insinga, diretor de criação do escritório da Interbrand em Milão.

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