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A missão é complexa, mas ele certamente dá conta. São mais de 20 anos de experiência no mercado de comunicação, com passagens por grandes empresas, como BASF e Whirpool, além de agências líderes nos mercados brasileiro e mundial. Hoje, presidente e sócio da Ágora Comunicação, Everton Schultz é também o presidente do júri do Influent Minds Festival 2021. Ele tem acompanhado de perto a evolução do mercado de Influencer Marketing, sempre ajudando marcas e empresas a criarem um relacionamento genuíno com seus públicos. “Acredito que estamos amadurecendo a cada ano”, conta.

Schultz está com a expectativa alta a respeito dos trabalhos que serão apresentados. Afinal, em sua trajetória ele liderou projetos de grande impacto para marcas como TIM, Unilever, Netflix, Tinder, HBO, Warner, Novartis, entre outros.

Segundo ele as principais organizações têm realizado trabalhos extremamente criativos pelo marketing de influência e confessa ter bastante curiosidade de entender como as campanhas foram planejadas e quais os resultados reais. “O diferencial, na minha visão, é a capacidade das empresas em estabelecer conexões genuínas com seus públicos-alvo, escolhendo influenciadores que realmente estejam alinhados com a narrativa das marcas”, diz.

Cenário
De acordo com a Forbes, analistas do mercado preveem que a indústria do marketing de influência valerá cerca de 15 bilhões de dólares até 2022, um aumento de 8 bilhões em comparação a 2019. No Brasil, o ambiente ganha força e estrutura, mesmo precisando de ajustes que serão essenciais no total aproveitamento do potencial de criação de conteúdo entre marcas e influencers. “Algumas visões herdadas da publicidade ou comunicação corporativa tradicionais ainda são utilizados pelas empresas. Creio que a medida que o mercado passa a valorizar mais o relacionamento com influenciadores, a maturidade surge naturalmente”, pondera Schultz.

Justamente para valorizar as grandes ideias do setor que a Plataforma NC e o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação lançou o Influent Minds Festival. Para isso, reuniu um colegiado de mentes especializadas no mercado de comunicação. “O Influent Minds surge para consolidar uma prática de extrema importância para as atividades de marketing e comunicação: o marketing de influência. Ao longo dos últimos anos, o papel dos influenciadores digitais na comunicação de marcas e de causas tornou-se essencial para os negócios das empresas. Esta iniciativa permite que o mercado conheça as melhores práticas e compartilhe aprendizados”, explica o presidente do júri.

Apesar das incertezas do mercado de modo geral com a pandemia, o mercado de influenciadores só tem crescido com o isolamento social – o que promete render bons cases para esta primeira edição. “Vejo a pandemia como uma grande oportunidade para as marcas consolidarem suas iniciativas com influenciadores. Muitas experiências que antes aconteciam de forma presencial, agora acontecerão exclusivamente no mundo virtual”, aponta Schultz.

Ele ressalta que as marcas que foram sagazes e criativas para utilizar os influenciadores como embaixadores e canais de engajamento com seus públicos conseguirão sucesso. “Já estamos vendo isso durante o isolamento social, com as inúmeras lives e experiências com artistas e influenciadores diversos”, completa.

As inscrições para o Influent Minds Festival terão início no dia 1º de junho de 2020. Mais informações e programação completa no site oficial: www.imfest.com.br