Mais uma vez, o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e a Plataforma Negócios da Comunicação se destacam ao reconhecer os profissionais que se tornaram fundamentais nas estratégias de comunicação e marketing das marcas: os microinfluenciadores digitais.
Com o propósito de dar visibilidade aos micro e nano creators e levar conteúdo de qualidade a todo o mercado de comunicação, o Prêmio Microinfluenciadores Digitais busca destacar esses profissionais que conseguem um engajamento genuíno com seus seguidores, exercendo influência sobre suas decisões e opiniões a respeito de produtos e serviços.
No dia 11 de maio de 2024, acontecerá a 6ª edição do Prêmio Microinfluenciadores Digitais, mantendo a tradição das edições anteriores ao ser realizado em um sábado, das 9h às 20h. Ao longo de quase 12 horas, teremos a oportunidade de prestigiar os microinfluenciadores mais relevantes em 26 categorias. Todos terão acesso a diversas análises sobre o ecossistema do marketing de influência, assim como os desafios enfrentados pelos criadores e a relação das marcas, agências e a sociedade com os microinfluenciadores digitais. Será uma oportunidade única!
Assim como nas edições anteriores, serão três premiados por categoria e que receberão um troféu como reconhecimento. Durante o evento de premiação, também serão anunciados os destaques de cada categoria.
A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar os microinfluenciadores e fornecer conteúdo de alta qualidade para todo o mercado da comunicação. Será uma oportunidade imperdível para conhecer os profissionais que estão moldando o futuro do marketing de influência.
Pioneirismo em reconhecer o trabalho dos microinfluenciadores
Sempre alinhado com as principais tendências do mercado, o Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e a Plataforma Negócios da Comunicação saíram na frente em 2016, com o Prêmio Influenciadores Digitais, tornando-se os primeiros a eleger os principais e mais relevantes influenciadores do País. Já em 2014 notamos que os influencers construíam as narrativas de nossa sociedade e foi muito natural que o Centro de Estudos da Comunicação – Cecom – iniciasse esse movimento de valorização e contribuição para o desenvolvimento desses profissionais que ajudam a edificar as narrativas de nossa sociedade.
A partir do aprimoramento das métricas de engajamento, relevância e audiência foi natural também nos dedicarmos ao reconhecimento dos microinfluenciadores e em 2018 aconteceu a primeira edição do Prêmio Microinfluenciadores Digitais.
13º Fórum sobre Marketing de Influência
Após o grande sucesso das edições anteriores, a 13ª edição do Fórum sobre Marketing de Influência vai acontecer junto com a premiação. Serão 7 painéis com a participação de gestores de marca, profissionais de agências e claro, influenciadores e microinfluenciadores digitais. Oportunidade única para um importante debate sobre negócios que envolvem as marcas, os creators e as agências.
Totalmente Digital e gratuito
A 6ª edição do Prêmio Microinfluenciadores Digitais e a 13ª edição do Fórum sobre Marketing de Influência serão 100% gratuitos, assim como todos os eventos da Plataforma Negócios da Comunicação e do Centro de Estudos da Comunicação – Cecom. Os dois projetos nasceram para valorizar e reconhecer os criadores, favorecendo a consolidação dessa disciplina, que é relativamente nova e contribui com o desenvolvimento das narrativas de nossa sociedade. Com o evento on-line, poderemos abranger todo o país e multiplicar ainda mais os valores e os diferenciais que os criadores e o ecossistema do marketing de influência oferecem para marcas e para toda a sociedade.
Juntos faremos a diferença | A premiação incentiva ações de ajuda e colaboração com Ongs desde a sua primeira edição. Todos os participantes serão convidados a conhecer e participar da campanha “Adote um leito” da Casa Hope | Apoio à Criança com Câncer.
Tradicionalmente a Plataforma Negócios da Comunicação não apenas reconhece os principais nomes do mercado da comunicação, mas também os reúne em um descontraído evento para homenageá-los durante a entrega de seus cobiçados troféus.
E agora é a vez dos microinfluenciadores e, com certeza, este será um evento inesquecível. Não apenas para esses profissionais que receberão o devido reconhecimento em 26 categorias de atuação.
Os 03 (três) mais votados em cada categoria serão agraciados com o troféu Microinfluenciadores Digitais e durante o evento de premiação serão anunciados os destaques de cada categoria.
A cerimônia
O Prêmio Microinfluenciadores Digitais e o Fórum sobre Marketing de Influência serão realizados no dia 11 de maio de 2024.
Juntos faremos a diferença | A premiação incentiva ações de ajuda e colaboração com Ongs desde a sua primeira edição. Todos os participantes serão convidados a conhecer a Casa Hope | Apoio à Criança com Câncer.
A partir desta edição são avaliadas as principais redes sociais: Instagram, YouTube, TikTok e Twitter.
Etapa I
A metodologia escolhida pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação é o Airsearch, da Plataforma Airfluencers. O Airsearch avalia o nível de engajamento com notas que variam de zero até 1000. Essa métrica é atualizada diariamente e calcula todas as variáveis gerando uma nota final. Entre as variáveis estão: tamanho de base (seguidores), quantidade de posts (crescimento de base, …), qualidade das interações recebidas (comentários, curtidas, …) e relevância do cluster que o criador participa.
Tamanho de base
Os microinfluenciadores são separados em grupos que dependem de sua quantidade de seguidores. Para que a nota seja justa, por exemplo, não se pode comparar o engajamento de um influenciador de 10M com um microinfluenciador de 5k. Eles somente serão comparados com criadores que têm o número de base que se encaixa no mesmo grupo e rede social.
Quantidade de posts
Um microinfluenciador que posta 150 vezes no mês é diferente de um que posta 15 vezes no mês. Aquele que posta muito pode ter a mesma quantidade de interações daquele que posta menos, porém suas interações estão diluídas entre 150 posts. Nesse caso o criador com menos postagens tem suas interações mais concentradas em um único post, o que o torna um microinfluenciador mais relevante do que o que posta mais vezes.
Qualidade de interações
Leva-se em consideração também qual o tipo de interação que o microinfluenciador recebeu nos últimos 90 dias. Observa-se todas as publicações, todas as interações são analisadas e daí é aplicada a métrica Airscore.
Cada tipo de interação tem um “peso”. Receber uma curtida em uma foto é muito mais fácil do que receber um comentário ou um compartilhamento, certo? Como essas interações são mais “difíceis” de conseguir, sua qualidade é diferente e seu peso é maior.
Após esse processo ser concluído a nota de “score” do microinfluenciador é definida. Mesmo que certo criador tenha uma quantidade maior de interações, existe outro que pode ter melhor qualidade de interações e assim ter um “score” maior.
Vale lembrar que a compra de seguidores não afeta o cálculo do “score”. O perfil que comprar seguidores terá um aumento considerável no número de sua base, porém não terá esse aumento em suas interações e engajamento. Dessa forma, o número de seguidores não impacta no cálculo da nossa métrica de “score”.
Os troféus serão concedidos aos três microinfluenciadores digitais mais votados em cada uma das 26 categorias avaliadas pela pesquisa.
CAPÍTULO I – DO PRÊMIO
Art. 1º – O Prêmio Microinfluenciadores Digitais contribui para a valorização e o reconhecimento de criadores, com até no máximo 150 mil seguidores em todas as redes sociais avaliadas, que ajudam a construir e edificar as narrativas de nossa sociedade, além de multiplicar ainda mais os valores e os diferenciais que os creators e o ecossistema do marketing de influência oferecem para marcas e para toda a sociedade.
Art. 2º – Atuando diretamente na valorização dos criadores de conteúdo, o Centro de Estudos da Comunicação – Cecom, também contribui com a visão estratégica do marketing de influência ao estimular, reconhecer e divulgar os esforços e iniciativas desses empreendedores que se tornaram essenciais nas estratégias de comunicação e marketing das marcas. Para isso realiza em conjunto com a premiação também o Fórum sobre Marketing de Influência, evento totalmente gratuito.
Art. 3º – O Prêmio Microinfluenciadores Digitais e o Fórum sobre Marketing de Influência são promovidos pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação e pela plataforma Negócios da Comunicação.
CAPÍTULO II – DA PARTICIPAÇÃO
único – Na 1ª etapa a premiação abrange todos os microinfluenciadores digitais são divididos em 26 categorias:
1) Agronegócio; 2) Arquitetura e Decoração; 3) Beleza Cabelo; 4) Beleza Make; 5) Body Positive; 6) Educação; 7) Educação Financeira; 8) Empreendedorismo; 9) Entretenimento (filmes, séries e TV); 10) Esporte; 11) Família (maternidade e paternidade); 12) Fitness; 13) Games; 14) Gastronomia; 15) LGBTQIA+; 16) Literatura; 17) Meio Ambiente e Sustentabilidade; 18) Mobilidade; 19) Moda; 20) Movimento Negro; 21) PcD; 22) Pets; 23) Saúde; 24) Startups; 25) Tecnologia; 26) Viagem e Turismo.
CAPÍTULO III – DA PESQUISA
Art. 1° – Na primeira fase, por meio de métricas de audiência, influência e relevância, aplicadas pela Airfluencers nos 03 (três) últimos meses de 2023, são selecionados os 06 (seis) mais relevantes microinfluenciadores digitais das 26 categorias contempladas pela pesquisa.
Art.2º – Na avaliação são utilizados o crescimento de base e a relevância de conteúdo do Airfluencers Score.
Art.3º – A relação dos 06 (seis) mais relevantes microinfluenciadores digitais do Brasil será publicada no dia 12 de fevereiro de 2024 no Portal da Comunicação. (www.portaldacomunicacao.com.br)
CAPÍTULO IV – DA VOTAÇÃO
Art. 1º – As votações acontecerão pelo site: https://portaldacomunicacao.com.br/premios/premio-microinfluenciadores/
Cada pessoa poderá votar somente uma vez. Serão considerados válidos os votos computados entre 09 de fevereiro de 2024 a 10 de março de 2024. Excepcionalmente a votação para identificação dos 3 (três) mais relevantes microinfluenciadores digitais poderá ser prorrogada até o dia 24 de março de 2024. O processo de votação é simples e o votante poderá escolher até 03 (três) microinfluenciadores digitais por categoria, os mais relevantes entre os melhores.
Art. 2° – As votações se encerram às 23h59 do dia 10 de março de 2024. Excepcionalmente a votação para identificação dos 03 (três) mais relevantes microinfluenciadores digitais do País poderá ser prorrogada até o dia 24 de março de 2024.
Art. 3° – O CECOM – Centro de Estudos da Comunicação se compromete a manter a confidencialidade dos dados de cada votante. As informações e os resultados a serem divulgados não estarão atrelados a nenhuma fonte específica e serão apresentados no conjunto do estudo.
CAPÍTULO V – DOS RESULTADOS
Art. 1° – Os troféus serão concedidos aos 03 (três) microinfluenciadores digitais mais votados em cada uma das 26 categorias avaliadas pela pesquisa. O resultado será revelado no dia 01 de abril de 2024.
Art. 2º – Os três premiados, por categoria, receberão um troféu de reconhecimento como vencedores. Durante o evento de premiação será anunciado o destaque de cada uma das 26 categorias contempladas pela pesquisa.
Art. 3° – A divulgação dos melhores e mais relevantes microinfluenciadores digitais do País será feita a partir do dia 01 de abril de 2024 pela Plataforma Negócios da Comunicação e suas redes sociais, além dos veículos apoiadores do prêmio.
CAPÍTULO VI – DA ENTREGA DOS TROFÉUS
Art. 1° – O evento de premiação será realizado no dia 11 de maio de 2024.
Art. 2° – Em formato totalmente online, a entrega dos troféus aos microinfluenciadores digitais premiados será efetuado junto com a 13ª edição do Fórum sobre Marketing de Influência.
CAPÍTULO VII – DAS CONDIÇÕES FINAIS
Art. 1° – Ao participarem do evento de premiação, os participantes autorizam automaticamente a plataforma Negócios da Comunicação a utilizar, editar, publicar, reproduzir por meio impresso, digital e outros meios de comunicação visual: imagens, conteúdos ou qualquer informação relacionada ao prêmio.
Art. 2° – Em caso de empate de votos de dois microinfluenciadores digitais ou mais, os mesmos serão premiados.
Art. 3° – Os vencedores poderão utilizar, para fins de divulgação, o selo do Prêmio Microinfluenciadores Digitais em todos os seus materiais. O logotipo não poderá, em nenhuma circunstância, ter o seu conteúdo, cor ou formato alterados. Para a utilização de qualquer outro logotipo, nome ou material de propriedade do CECOM, será necessária a autorização prévia do mesmo.
Art. 4° – A participação no prêmio implica a aceitação irrestrita deste regulamento.
CAPÍTULO VIII – ESTRUTURA DE GOVERNANÇA E COMPLIANCE
Art. 1° – O acompanhamento e organização de todo o processo da premiação é composto por:
1 – Secretaria Executiva: Organiza todo o ciclo da premiação, abrangendo o acompanhamento das etapas de aplicação das métricas, identificação dos 06 (seis) microinfluenciadores digitais mais relevantes das 26 categorias divulgação desse primeiro resultado, contato com os mais relevantes, pesquisa para identificar os premiados e o destaque de cada uma das 26 categorias e a divulgação dos premiados.
2 – Coordenação de Eventos: Organiza o evento de premiação e seu cerimonial juntamente com o Fórum sobre Marketing de Influência.