A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas chega à sua 14ª edição, em 2024, reconhecendo a importância da comunicação para o sucesso de qualquer organização e seu papel na construção e manutenção da reputação das empresas.
A habilidade de se comunicar efetivamente com jornalistas é crucial no contexto atual, onde a informação se dissemina rapidamente nas redes sociais e na imprensa. A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas identifica, reconhece e premia as empresas que se destacam nesse aspecto, promovendo boas práticas no relacionamento com a imprensa.
A relação entre empresas e jornalistas desempenha um papel essencial na construção de um ambiente de confiança mútua. As organizações que conseguem se comunicar de maneira clara, transparente e ágil com a imprensa têm a oportunidade de moldar suas narrativas e promover suas mensagens de maneira positiva. Além disso, uma comunicação eficiente com jornalistas pode ajudar a prevenir e gerenciar crises, bem como fornecer informações precisas e atualizadas sobre produtos, serviços e iniciativas corporativas.
Uma pesquisa que identifica, reconhece e premia as empresas que melhor se comunicam com jornalistas é uma forma poderosa de valorizar as organizações que priorizam a comunicação de qualidade.
Promovida pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação, a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas oferece um incentivo adicional para que as empresas invistam em estratégias e recursos dedicados à interação com as redações.
Neste ano, a primeira fase terá início no dia 3 de junho de 2024 e mais de 25 mil jornalistas de todo o país serão convidados a nomear as empresas em 30 categorias disponíveis, que apresentam ações de comunicação eficiente e tenham construído um bom relacionamento com a imprensa.
Desde 2019, em uma segunda fase, são reconhecidos os 10 CEOs que melhor se comunicam com a imprensa, de acordo com os próprios profissionais de redação. Em 16 de agosto de 2024, jornalistas de todo o Brasil votarão nos CEOs que mantêm os melhores relacionamentos com a imprensa. Os CEOs das empresas premiadas na primeira fase são relacionados em cada uma das 30 atividades econômicas. A partir daí, em uma segunda fase, os jornalistas são convidados a identificarem os CEOs que melhor se comunicam com a imprensa.
Desde 2011, a pesquisa é sinônimo de sucesso e já premiou grandes empresas nacionais e multinacionais pelo bom relacionamento das marcas com as redações.
A cerimônia de premiação, de 2024, acontece no dia 19 de novembro, juntamente com a entrega dos troféus da 10ª edição do Prêmio Especialistas, em São Paulo. Uma ótima oportunidade de relacionamento entre gestores de comunicação, profissionais de agências e jornalistas.
| Consolidação |
Em um ano de pandemia e inúmeros desafios impostos à sociedade, 2020 foi um marco histórico que consolidou a premiação, promovida pela Plataforma Negócios da Comunicação e pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, como referência, ao dar visibilidade às marcas que valorizam a transparência e a manutenção da democracia por meio da boa comunicação com a imprensa.
A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas chega à sua 14ª edição em 2024. Entramos em uma nova fase, na qual a grande maioria das empresas premiadas em 2020 validou o novo modelo implantado pelo Centro de Estudos da Comunicação – Cecom. Agora, as companhias vencedoras, segundo a indicação dos jornalistas, podem aderir à Experiência do premiado, que não é obrigatória e inclui: publicação de um artigo no Portal da Comunicação e na Newsletter da Negócios da Comunicação; publicação de um depoimento no site da Pesquisa. Além disso, serão disponibilizados 6 convites para os colaboradores participarem dos workshops ou 02 vagas para os colaboradores participarem de 03 workshops voltados para o mercado de comunicação, entre outras ações.
| Juntos faremos a diferença |
A Casa Hope é uma das entidades que vem sendo apoiada pelas iniciativas do CECOM – Centro de Estudos da Comunicação nos últimos anos e foi a escolhida para ser o foco de auxílio no ano de 2024. A escolha foi promover uma campanha online embasada pelos fóruns e prêmios que serão promovidos ao longo deste ano.
Desde que deu início a sua plataforma de eventos, há 14 anos, o Centro de Estudos da Comunicação – CECOM nunca hesitou em divulgar causas sociais e estimular a solidariedade. “Divulgar trabalhos do bem e em prol da sociedade sempre foi uma das nossas preocupações no Cecom. Sabemos do poder da comunicação e ela é fundamental para o sucesso das empreitadas do terceiro setor”, aponta Márcio Cardial, diretor-geral do Cecom e publisher da Plataforma Negócios da Comunicação.
Adote um leito: para apoiar a entidade neste momento, a arrecadação promovida pelo Cecom visa o apoio a campanha “Adote um leito” da Casa Hope.
REGULAMENTO
Capítulo I – Propósito
Art. 1° – A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas têm o propósito de identificar, reconhecer e valorizar as marcas que prezam a excelência na comunicação com os jornalistas.
Art. 2° – A Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é promovida pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação e pela Plataforma Negócios da Comunicação, com objetivo de reconhecer a qualidade do relacionamento que as companhias mantêm com os jornalistas e o mercado e ressaltar o nível de tratamento que elas conferem aos profissionais da imprensa quanto ao acesso, à disponibilização e à facilidade de apuração de informações empresariais, setoriais e gerais.
Art. 3° – Ao reconhecer e incentivar as empresas e suas assessorias de imprensa a manter um bom relacionamento com os jornalistas, a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas valoriza o papel dos profissionais da imprensa e contribui para uma informação de melhor qualidade e maior transparência na comunicação.
Capítulo II – Participação
Art. 1° – A pesquisa abrange todas as empresas dos 30 setores da economia que são avaliados pelos jornalistas.
Art. 2° – As atividades
econômicas/categorias avaliadas pelos jornalistas são: 1) Agricultura; 2) Alimentos e Bebidas; 3) Base Florestal; 4) Bens de Capital; 5) Biocombustível e Energias Alternativas; 6) Construção Civil; 7) Cooperativas; 8) Cosméticos; 9) Educação; 10) Eletroeletrônico; 11) Energia Elétrica; 12) Entidades de Classe; 13) Farmacêutico; 14) Financeiro; 15) Higiene e Limpeza; 16) Logística e Transporte; 17) Mineração; 18) Mobilidade; 19) Moda; 20) Pecuária; 21) Petróleo e Gás; 22) Química e Petroquímica; 23) Saneamento; 24) Saúde; 25) Seguros; 26) Siderurgia e Metalurgia; 27) Tecnologia da Informação; 28) Telecomunicações; 29) Turismo e Hotelaria; e 30) Varejo e Atacado;
Capítulo III – Pesquisa
Art. 1° – A realização da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas está a cargo do CECOM – Centro de Estudos da Comunicação.
Art. 2° – Aproximadamente 25 mil jornalistas são convidados para participarem de uma pesquisa aberta. Eles recebem um link individual de acesso à pesquisa enviado pelo CECOM – Centro de Estudos da Comunicação para nomearem três empresas em cada uma das 30 atividades econômicas.
2.1 – Serão premiadas as três marcas mais votadas em cada uma das 30 atividades econômicas relacionadas na Pesquisa.
Art. 3° – Para os jornalistas votarem na Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas basta acessarem o site (https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new) e votar nas marcas, que em sua opinião, melhor se comunicam com os profissionais das redações.
Art. 4° – Serão consideradas válidas as respostas computadas entre 3 de junho e 21 de julho de 2024. O preenchimento do questionário é simples e o jornalista poderá indicar espontaneamente até três empresas que melhor se comunicam com ele em cada atividade econômica/categoria.
4.1 – Na primeira fase, o período para votações é de 3 de junho a 21 de julho de 2024. As votações se encerram às 23h59 do dia 21 de julho de 2024. Excepcionalmente o prazo para votação poderá ser estendido até o dia 4 de agosto de 2024.
4.2 – Na segunda fase, após a definição das três empresas mais votadas em cada uma das 30 atividades econômicas/categorias, serão abertas as votações para a escolha dos 10 CEOs que melhor se comunicam com a imprensa. O período de votação terá início a partir do dia 16 de agosto de 2024 e vai até o dia 29 de setembro de 2024.
Art. 5° – O CECOM – Centro de Estudos da Comunicação se compromete a manter a confidencialidade dos dados de cada jornalista votante. As informações e os resultados a serem divulgados não estarão atrelados a nenhuma fonte específica e serão apresentados no conjunto do estudo.
Capítulo IV – Dos Resultados
Art. 1° – Os troféus serão concedidos para as três empresas mais votadas de cada uma das 30 atividades econômicas/categorias avaliadas pela pesquisa.
1.1 – Caberá exclusivamente aos jornalistas a escolha das vencedoras.
Art. 2° – Em uma segunda fase serão reconhecidos, para serem premiados, os 10 CEOs que melhor se comunicam com as redações. Esses CEOs serão identificados entre as empresas que melhor se comunicam com os jornalistas. A escolha dos CEOs ganhadores é feita por meio do voto direto dos jornalistas de todo o País.
Art. 3° – Todas as empresas premiadas receberão um troféu como forma de reconhecimento pela qualidade de sua comunicação com os jornalistas. Também serão premiados com um troféu os 10 CEOs mais votados na segunda fase da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas.
Art. 4° – As empresas eleitas pelos jornalistas serão informadas do reconhecimento obtido na Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, realizada pelo Cecom – Centro de Estudos da Comunicação, a partir do dia 5 de agosto de 2024.
Art. 5° – A divulgação das empresas premiadas na primeira fase de votação será feita a partir do dia 15 de agosto de 2024 nos sites: (https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new) e (www.portaldacomunicacao.com.br.) O Portal da Comunicação e as redes sociais da Plataforma Negócios da Comunicação também publicarão matérias com algumas das empresas reconhecidas na pesquisa.
Art. 6° – A partir do dia 16 de agosto de 2024 serão abertas as votações para escolha dos 10 CEOs que melhor se comunicam com os jornalistas.
Art. 7° – Os 10 CEOs que melhor se comunicam com os jornalistas serão avisados sobre o seu reconhecimento a partir do dia 16 de setembro de 2024.
Art. 8° – No mês de dezembro de 2024 serão publicadas as edições especiais da revista Negócios da Comunicação (impressa, page flip e mobile). As Newsletters especiais da Negócios da Comunicação serão publicadas entre outubro e novembro de 2024. Toda a cobertura do evento de premiação, com as entregas dos troféus, também farão parte dessas edições especiais.
Art. 9° – No mês de outubro de 2024 serão publicados todos os filmes do evento de premiação no canal e redes sociais da Plataforma Negócios da Comunicação. Em janeiro de 2025 será publicado um Ebook com os vencedores e toda a cobertura do evento de premiação – entrega dos troféus.
Capítulo V – Da Sustentabilidade da Pesquisa
Art. 1° – Desde 2011, por 9 anos, a Plataforma Negócios da Comunicação promoveu a Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas de forma inteiramente gratuita ao mercado – com base nas receitas publicitárias da revista Negócios da Comunicação. No entanto, o mercado editorial se transformou e os anunciantes diversificaram suas estratégias de publicidade. Tornou-se impossível viabilizar a edição especial da revista e toda a pesquisa, comunicação, materiais, troféus e todos os investimentos que envolvem uma pesquisa como essa, além do próprio evento de premiação. Mas não desistimos do nosso propósito e seguimos reconhecendo as empresas que melhor se comunicam com os jornalistas. Mas, para mantermos a sustentabilidade da pesquisa, criamos em 2020 uma experiência atrelada ao reconhecimento dos jornalistas. A participação não é obrigatória ao premiado, que continua tendo o reconhecimento no site oficial https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new/.
Art. 2° – Desde 2020, ano que completamos 10 anos com a pesquisa, entramos em uma nova fase onde a grande maioria das empresas premiadas validaram o novo modelo implantado pelo Centro de Estudos da Comunicação – Cecom – para mantermos a pesquisa viva. Agora as companhias vencedoras, segundo a indicação dos jornalistas, podem aderir à Experiência do Premiado. Em um ano de pandemia e inúmeros desafios impostos à sociedade, 2020 foi um marco histórico que consolidou a premiação – que naquele ano completava seus 10 anos de existência e implantava uma mudança no seu modelo de sustentabilidade – como referência ao dar visibilidade às marcas que valorizam a transparência e a manutenção da democracia, por meio da boa comunicação com a imprensa.
Capítulo VI – Da Adesão à Experiência e ao evento de premiação
Único – A adesão à experiência e ao evento de premiação não é obrigatória ao premiado, que continua tendo o reconhecimento no site oficial https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new/
Capítulo VII – Do Evento de Premiação e Entrega dos Troféus
Art. 1° – O evento de premiação com a entrega dos troféus aos executivos das empresas premiadas, e também aos CEOs, será no dia 19 de novembro de 2024, na cidade de São Paulo.
Art. 2º – Somente poderá receber o troféu durante o evento de premiação um representante (funcionário) da empresa premiada, como: presidente, vice-presidente, diretor, superintendente ou gerente.
Art. 3° – O Centro de Estudos da Comunicação – Cecom, após o evento de premiação, disponibilizará no site da Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas – (https://portaldacomunicacao.com.br/pesquisa-empresas-que-melhor-se-comunicam-com-jornalistas-new/), nas páginas das redes sociais da Plataforma Negócios da Comunicação e no Portal da Comunicação – www.portaldacomunicacao.com.br – fotos e vídeos feitos durante a premiação, e caso a empresa tenha necessidade de tê-los, é só entrar em contato com o Cecom.
Capítulo VII – Das Condições Finais
Art. 1° – Ao participarem do evento de premiação, as empresas participantes autorizam automaticamente a Plataforma Negócios da Comunicação a utilizar, editar, publicar, reproduzir por meio impresso, digital e outros meios de comunicação visual: imagens, conteúdos, enfim, qualquer informação da pesquisa.
Art. 2° – Em caso de empate de votos de duas ou mais empresas ou CEOs, os mesmos serão premiados.
Art. 3° – Os resultados decorrentes da pesquisa e divulgados pela Plataforma Negócios da Comunicação são inquestionáveis e irrecorríveis.
Art. 4° – Os vencedores poderão utilizar, para fins de divulgação, o Certificado e o selo da 14ª Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas 2024 em todos os seus materiais. O Certificado e o logotipo não poderão, em nenhuma circunstância, terem o seu conteúdo, cor ou formato alterados. Para a utilização de qualquer outra logomarca, nome ou material de propriedade do CECOM, será necessária a autorização prévia do mesmo.
Art. 5° – A participação na Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas implica a aceitação irrestrita deste regulamento.
A Plataforma Negócios da Comunicação é o núcleo do Centro de Estudos da Comunicação - Cecom que analisa, incentiva e reconhece os movimentos que regem o futuro da comunicação. Com informação precisa e relevante, apresenta o que acontece no setor, incluindo a opinião dos grandes especialistas, além das novidades e tendências. Com 20 anos de existência, as iniciativas e experiências da Plataforma Negócios da Comunicação são acompanhadas e vivenciadas pelos jornalistas, creators e profissionais das áreas de comunicação e marketing das marcas.
© 2018 - 2022 Portal da Comunicação - Todos Direitos Reservados | ZionLab
© 2018 - 2022 Portal da Comunicação - Todos Direitos Reservados | ZionLab
Portal da Comunicação