O Google abriu nesta terça, 15, as inscrições para a Jornada de IA para Negócios Jornalísticos, um programa gratuito que tem como objetivo impulsionar a transformação digital de 100 veículos brasileiros ao longo de 2025. A iniciativa vai oferecer capacitação prática em Inteligência Artificial (IA) e análise de dados, com foco em aumentar a receita, o engajamento da audiência e a eficiência operacional das organizações jornalísticas.
A Jornada prevê uma série de ações. A primeira será oferecida em parceria com a Blue Engine Collaborative, referência em estratégia digital, e contará com cinco laboratórios ao longo do ano. Selecionaremos 40 participantes para as duas primeiras turmas, que terão início em maio.
Os laboratórios serão adaptados às diferentes realidades dos veículos participantes e abordarão desde conceitos básicos de machine learning até aplicações avançadas de IA generativa, ferramentas de personalização e estratégias de monetização.
Além de sessões ao vivo nos Labs, os participantes vão receber mentorias individuais com especialistas da Blue Engine. Todos também terão acesso a uma avaliação personalizada da FT Strategies, braço de consultoria do Financial Times, para aprimorar suas estratégias de uso de tecnologia e IA.
Ao final do ciclo de treinamentos, os veículos poderão submeter seus projetos desenvolvidos durante o programa para receber consultoria técnica dedicada para a implementação das soluções em suas operações diárias, fechando a última etapa da Jornada.
“A inteligência artificial tem o potencial de transformar a forma como o jornalismo é produzido, distribuído e monetizado. Com essa iniciativa, queremos apoiar os veículos brasileiros a explorarem essa tecnologia de forma prática e estratégica, ajudando a garantir a sustentabilidade do setor”, afirma Natália Mazotte, gerente de Relações com a Indústria de Notícias do Google Brasil.
“Desde o advento da era digital, os jornais estiveram na linha de frente da transformação dos processos jornalísticos”, diz o presidente-executivo da ANJ, Marcelo Rech. “Agora, a IA acelerou essa necessidade. Com programa proporcionado pelo Google, os jornais poderão identificar novas oportunidades de inovação e colocá-las imediatamente em prática”
As inscrições gratuitas para a primeira etapa do programa vão até 25 de abril. Os interessados podem se inscrever neste link ou acessar o site do programa para saber mais.