A Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e o Departamento de Comunicação da PUC-Rio iniciam, a partir deste ano, uma parceria para conectar ainda mais a teoria à prática e aproximar os alunos do mercado, colaborando para a formação dos novos profissionais. A primeira iniciativa, com início em março, foi a disciplina “A Prática da Comunicação Corporativa”, um Workshop que proporcionará até junho uma imersão profunda na realidade do setor com os líderes e profissionais das agências mais influentes.
Aberta aos estudantes dos cursos de Estudos de Mídia e Jornalismo, a disciplina oferece a oportunidade de os alunos se envolverem, semanalmente, com as dinâmicas da comunicação corporativa, sob a orientação de profissionais com vasta experiência na área. Comunicação digital, inteligência de dados, gestão de crise e ESG são alguns dos temas que compõem a trilha de aprendizado do curso. Participam do projeto as agências Aliá RP, Dona Comunicação, Dupla Solução, Edelman, Grupo Approach, Grupo In Press, Textual Comunicação e Weber Shandwick.
Para Daniel Bruin, presidente da Abracom, “esta parceria não só reflete, mas também reforça o compromisso das agências de comunicação corporativa no Rio de Janeiro com o desenvolvimento e a capacitação dos futuros profissionais do setor, e demonstra nossa determinação em preparar a próxima geração de comunicadores para um caminho duradouro”.
“A comunicação evolui e se transforma constantemente. E isso tem exigido das agências e seus profissionais um constante aperfeiçoamento de suas habilidades. A parceria surge a partir de uma necessidade, tanto da academia quanto do mercado, de complementar a formação dos estudantes considerando os atuais desafios da comunicação corporativa. Além do mais, os alunos terão a chance de compreender de forma profunda as tendências do setor”, afirma Paulo Paulino, diretor Estadual da Abracom no Rio de Janeiro.
A comunicação evolui e se transforma constantemente. E isso tem exigido das agências e seus profissionais um constante aperfeiçoamento de suas habilidades. A parceria surge a partir de uma necessidade, tanto da academia quanto do mercado, de complementar a formação dos estudantes considerando os atuais desafios da comunicação corporativa. Além do mais, os alunos terão a chance de compreender de forma profunda as tendências do setor”, afirma Paulo Paulino, diretor Estadual da Abracom no Rio de Janeiro.
A professora Tatiana Siciliano, diretora do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, explica que o objetivo da parceria com a Abracom é estreitar ainda mais as relações com o mercado, colaborando para a formação dos estudantes. Responsável pela disciplina da PUC-Rio, a professora Luciana Pereira adianta que este é apenas o primeiro passo de uma série de iniciativas em conjunto entre a Abracom e o Departamento de Comunicação da PUC-Rio. “Temos planos para expandir a parceria com a Abracom em cursos de educação continuada, por exemplo”.
As agências participantes são associadas à Abracom e, ao longo do curso, as aulas serão ministradas por um ou mais profissionais, sempre com o acompanhamento da professora Luciana Pereira. Os encontros preveem atividades práticas, incluindo análises de casos reais e exercícios voltados para a aplicação dos conceitos aprendidos. A disciplina também oferecerá um panorama abrangente do mercado de comunicação brasileiro, por meio de um encontro orientado pela Abracom, além de uma aula aberta, que contará com uma roda de conversa entre executivos de agências.