Cinthia Bossi dirige área integrada de Gente, Gestão e Comunicação na Votorantim Cimentos

Empresa fez recentemente um reposicionamento de marca e a ideia é a maior integração entre as atividades em diferentes países da América Latina e do Norte e Europa

A executiva Cinthia Bossi assumiu recentemente a diretoria de Gente. Gestão e Comunicação na Votorantim Cimentos, uma multinacional brasileira presente em 11 países e é a 7ª maior companhia do setor cimenteiro com capacidade instalada do mundo, com mais de 80 anos de história. É um grande desafio numa configuração moderna na área empresarial, de unir comunicação e gestão de pessoas. A chegada de Cinthia foi uma união de propósitos. “A empresa tem uma governança, propósitos, princípios e valores muito estruturados, e semelhante ao que eu acredito”, explica a gestora.

Ela é responsável, não apenas pela política de comunicação interna e externa e pela área de gente, como também pelos processos de gestão que cuida de todo mecanismo de definição e apuração de metas. É também responsável pelas áreas de saúde, relações sindicais, e ainda o impacto na construção da reputação e exposição da marca globalmente. “Aqui temos o desafio grande de poder construir uma cultura para operar essa organização em diversos países, respeitando diferenças regionais, e buscando sinergia em termos de cultura e processos”.

É uma perspectiva positiva de incluir as pessoas nessa jornada empresarial. Há pouco mais de dois meses na empresa, foi recebida, segundo ela, com muito carinho pelo time, formado por 200 pessoas e atuando em diferentes espaços físicos no Brasil, América Latina, EUA, Canadá, e Europa.

Na parte de comunicação externa, Cinthia informa que é um grande desafio fortalecer a marca empregadora de forma mais robusta no mercado internacional. “Somos uma empresa essencial, temos a sustentabilidade como um direcionar estratégico, investimos fortemente em nossa jornada de descarbonização e buscamos promover o desenvolvimento social e ambiental das comunidades em que operamos. O desafio é divulgar isso de forma global e conectar com os diversos públicos de diferentes países”. O desafio internacional é uma das prioridades pois a Votorantim Cimentos já é bem conhecida no Brasil, com quase um século de história.

Para o público interno, a empresa utiliza diversas ferramentas tecnológicas, como o workplace, que é bem acessado e possibilita ao colaborador se conectar com toda informação corporativa. Assim, os funcionários se transformam, também, em agentes de comunicação. Nas fábricas ainda são utilizados os meios impressos de comunicação, além das mídias digitais. Esse processo inclui, evidentemente, a internacionalização da cultura. “Deve haver uma sintonia entre a comunicação interna e externa”, defende Cinthia, “com mensagens consistentes, com mecanismos e canais diferentes, mas que precisam falar da mesma essência”.

O mesmo acontece na gestão de RH, levando a proposta de valor da empresa para toda a equipe, permitindo a consistência de todas as mensagens, num modelo de negócios onde ela acredita ser mais importante a cooperação do que a hierarquia.

Nos últimos meses foi comunicado para os públicos interno e externos a estrutura final de gente e comunicação, que Cinthia ajudou a desenhar, Uma questão importante foi reforçar a visão de felicidade corporativa: “Temos uma visão diferente da área de saúde, que geralmente, em outras empresas, esta ligada a segurança e meio ambiente. Aqui dentro de nossa área de gestão, temos um olhar mais holístico, encaramos a saúde do profissional, sua saúde física e emocional, e trabalhamos essa conexão para que possa fazer diferença na qualidade de vida das pessoas”. Felicidade no trabalho, conceitua Cinthia, passa por questões de propósito de cada profissional, alinhado aos propósitos da empresa, entendendo o impacto do trabalho para a organização e para o mundo. E assegurar oportunidades de crescimento profissional com qualificação, requalificação, conectando tudo isso de forma saudável. Asseguramos, assim que as pessoas sejam mais felizes, engajadas, produtivas e crescendo dentro da organização”.

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email