Por João Marcos Rainho
A 95ª cerimônia de entrega do Oscar 2023 está se popularizando a cada ano. Não que a Academy Awards tenha aberto a transmissão para múltiplos canais, ou até para a TV aberta. Não mais, aliás, a Globo abriu mão dos direitos de transmissão, tanto no seu canal aberto, quanto na Globoplay. Ano passado, a emissora transmitiu apenas no seu streaming. No Brasil, quem quiser assistir a cerimônia em tempo real deverá ser assinante de algum canal pago, como a TNT ou o streaming da HBO Max — que também deixará disponível o material durante três dias. O evento começa às 20 horas de hoje (domingo, 12 de março), com o tapete vermelho. Uma alternativa, é assistir em algum site que terá programa de comentários ao vivo, funcionando com uma segundo tela para quem está vendo a transmissão do evento ao vivo em outro canal, caso do AdoroCinema e outros portais especializados na sétima arte. Isso ajuda na própria divulgação do evento.
Com o Oscar não dará para fazer o jeitinho brasileiro — e internacional — utilizados por muitos sites e streamings que fizeram a transmissão ao vivo da Copa do Mundo no Catar extraoficialmente, utilizando alguma câmera de celular nos estádios, cobrindo os jogos, com comentários em um estúdio. A Fifa — e muitos patrocinadores oficiais — não gostou disso e prometeu endurecer a fiscalização em 2025.
O Oscar, por sua vez, endureceu as regras para filmes participantes. Neste ano só entram no certame títulos lançados nos cinemas entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022. Nada de filme que só passou no streaming, como foi flexibilizado em anos anteriores.
O AdoroCinema, líder no setor, anunciou que vai acompanhar a cerimônia em tempo real pelo terceiro ano consecutivo. A superlive contará com convidados especiais e patrocínio das gigantes Volkswagen, TNT e McDonald’s.
A transmissão será comandada pelas apresentadoras Amanda Brandão e Mari Nery, junto da crítica de cinema da casa Aline Pereira, e do convidado Gui Sousa — roteirista e comediante, dono de diversos virais populares nas redes sociais. A live será transmitida simultaneamente nos perfis do AdoroCinema no Youtube, Facebook, Twitter, Instagram e TikTok, a partir das 20h. Sem roubar o protagonismo da premiação, a produção servirá como uma segunda tela para aqueles que gostam de acompanhar a noite.
O AdoroCinema vem trabalhando na cobertura do Oscar 2023 antecipadamente através de lives e conteúdos especiais nas plataformas, com o objetivo de aquecer e preparar o público para o grande dia. “É um momento do ano muito importante para o AdoroCinema, com grande investimento por parte de todos os envolvidos para que possamos entregar o produto final com a excelência que já está no nosso DNA”, afirma Antoine Clauzel, diretor de Movies na Webedia Brasil — um dos maiores grupos de mídia do país e proprietário do AdoroCinema.
Oscar como engrenagem de comunicação
Alcançando a marca de 20 milhões de visualizações em 2022, a superlive do AdoroCinema tem se tornado também uma grande oportunidade para marcas que buscam o diálogo direto com o público antenado na premiação. “Estamos falando de um espaço muito rico e, acima de tudo, plural, uma vez que empresas dos mais diversos segmentos podem explorar o momento para colocarem em prática suas estratégias de forma assertiva”, explica Antoine. “Um exemplo dessa pluralidade e da relevância que Oscar tem como engrenagem de comunicação é que, em 2023, teremos a honra de contar com a presença e reforço de gigantes como Volkswagen, TNT e Mc Donald’s”, completa Antoine.
O diretor da Webedia Brasil lembrou ainda que “nós começamos com nossas lives em 2021, no meio da pandemia, fazendo a transmissão diretamente de casa. Em 2022 fomos para nosso estúdio de led em São Paulo, com uma estrutura maior, de show, e em 2023 vamos usar os aprendizados dos anos anteriores para fazer uma apresentação ainda melhor, com mais dinâmicas, com link direto da nossa redação e uso de estúdios adjacentes, além da participação do influencer e humorista Gui Sousa, de quem admiramos muito o trabalho”.
Ao comentar a grande concorrência de portais falando do assunto, Antoine defende os diferenciais de sua marca: “A apresentação do AdoroCinema é mais do que um react à premiação. É um show onde o espectador pode acompanhar a premiação como uma primeira tela, onde ele será informado sobre os ganhadores, mas também será entretido com brincadeiras, quiz e informações sobre os filmes participantes”.
Com uma estrutura de ponta, a live acontecerá no estúdio de broadcast com painel de LED 180° e com 15 metros de comprimento na Webedia. “Quando começamos, em 2021, em meio a pandemia, foi totalmente diferente, de casa, mas foi uma transmissão impecável dentro das condições que vivíamos. Em 2022, o projeto foi para os estúdios da Webedia e ganhou ainda mais o meu coração: estávamos reunidos pessoalmente depois de tempos tão doloridos. Em 2023, após as duas experiências de sucesso, será ainda mais grandioso e desafiador”, celebra a apresentadora Amanda Brandão.