O Early Childhood Development Reporting Fellows é uma iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ), nos Estados Unidos, em parceria com o Children’s Investment Fund Foundation (CIFF), com apoio da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, que tem como objetivo para capacitar jornalistas no tema primeira infância.
Com início em março de 2018, o programa tem duração de um ano e o objetivo de oferecer mais subsídios aos profissionais da imprensa especialistas em informar sobre a primeira infância em seu país de atuação, além de permitir o relacionamento entre jornalistas do mundo inteiro, que cobrem esse tema tão relevante.
Os selecionados receberão, durante um ano, bolsa integral, mentoria individualizada, treinamento virtual (webinars) e participarão de duas viagens internacionais para países que implementaram com sucesso programas de apoio ao desenvolvimento infantil. Cada uma das viagens deve durar de sete a dez dias e os custos com vistos, passagens, hotéis e transportes locais serão totalmente cobertos pelo ICFJ. As inscrições para o programa vão até dia 4 de março.
“Esperamos, com essa iniciativa, fortalecer uma rede que aproxime ainda mais os jornalistas brasileiros dos jornalistas de outras partes do mundo para a troca de experiências e a produção de novas reportagens que promovam cada vez mais o desenvolvimento na primeira infância”, afirma o diretor-presidente da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Eduardo de C. Queiroz.
Para concorrer à vaga, os candidatos devem se inscrever por meio do site https://www.icfj.org/childhealthfellowship . O interessado deve ter fluência no idioma inglês, incluir em seu currículo suas publicações mais recentes sobre desenvolvimento infantil e apresentar uma proposta de projeto com os principais assuntos que pretende abordar no programa. Além disso, deve se comprometer com a divulgação de dois textos por mês.
A qualificação profissional, o grau de experiência e as reportagens anteriores sobre o desenvolvimento na primeira infância serão alguns dos elementos avaliados pela comissão julgadora, que será composta por profissionais da área e representantes do ICFJ e da CIFF.