O GLOBO e Valor Econômico promovem cursos temáticos e gratuitos de jornalismo

Experiências imersivas acontecerão de junho a novembro nas redações dos jornais no RJ e SP para estudantes e profissionais selecionados, com foco em pautas centrais para o mercado e a própria profissão, como inteligência artificial, economia, saúde, agronegócio e sustentabilidade

A partir de junho, os jornais Valor Econômico O GLOBO, promovem cursos gratuitos e presenciais sobre jornalismo, destinados a estudantes e profissionais da área. As aulas, palestras e workshops terão duração de uma a sete semanas, nas redações dos veículos no Rio de Janeiro e São Paulo, para participantes selecionados no processo seletivo. Nesta edição, as imersões ofertadas serão divididas em seis temáticas principais: saúde, IA, agronegócio, COP30, e jornalismo econômico e do futuro.

“Ao ampliar esforços na área de educação, a Editora Globo vê a oportunidade de firmar parcerias de excelência e impacto, bem como abrir oportunidades para talentos em diversas áreas”, reforça Edward Pimenta, diretor de novos negócios da Editora Globo.

Depois do sucesso das últimas formações em Jornalismo ofertadas pelo Valor, o jornal retorna com novas oportunidades de aprendizado, através de workshops de curta duração. Divididas em quatro editorias estratégicas – saúde, inteligência artificial, agro e COP30 -, as Jornadas do Valor Econômico serão conduzidas no decorrer de uma semana, de acordo com a área de interesse selecionada. Com o objetivo de capacitar jornalistas já formados, de diferentes regiões, e contribuir para coberturas jornalísticas mais precisas, éticas e socialmente impactantes, as quatro semanas temáticas possuem carga horária de 20h, e serão realizadas presencialmente na sede do veículo, em São Paulo. Os encontros para as Jornadas Valor de Jornalismo em Saúde (23 a 27 de junho) e Agro (25 a 29 de agosto) já estão abertas nos sites oficiais.

“Iniciativas de formação como estas são cada vez mais importantes para dar oportunidades a jovens jornalistas de experimentarem a rotina das redações. Em muitas cidades do país não há redações jornalísticas, ambiente tão importante para formar profissionais de excelência”, diz Ligia Guimarães, jornalista e gerente de projetos educacionais do Valor, que comandará a curadoria de conteúdo dos cursos do jornal em 2025.

Para os que não conseguiram se inscrever no último Curso de Jornalismo Econômico, em 2023 e 2024, o Valor Econômico ainda oferece, em outubro e novembro deste ano, a terceira edição do projeto, em comemoração aos 25 anos do veículo. Também realizado em São Paulo, os estudantes e jornalistas participantes terão a oportunidade única de vivenciar, de perto, o dia a dia da redação do principal jornal de economia e finanças do país. Diferentemente das jornadas, o curso possui a duração de sete semanas, em uma extensa programação de palestras, entrevistas, treinamentos práticos e técnicos, e aulas guiadas por profissionais renomados do mercado editorial.

“A experiência do Curso foi muito bem-sucedida não só para os participantes e patrocinadores, mas também para a redação, que ganha com novos olhares sobre o jornalismo. Esperamos continuar contribuindo e identificando novos talentos”, afirma Fernando Torres, editor executivo do Valor Econômico e responsável pelas iniciativas de educação do jornal.

Além do Valor Econômico, O GLOBO também promove o inédito Curso de Jornalismo do Futuro – O GLOBO 100 Anos, voltado tanto para estudantes quanto profissionais graduados na área de Comunicação e Relações Públicas. Assim como os demais projetos, a formação busca preparar a próxima geração de jornalistas para os desafios e expectativas diante do futuro da atividade jornalística. Com início previsto para agosto e com a duração de um mês, a experiência combina aulas técnicas, mentorias e trabalhos práticos, junto a colunistas, editores, executivos e repórteres referenciados do veículo, e faz parte da comemoração oficial do centenário do Grupo Globo.

“É um orgulho para nós termos formado gerações de jornalistas que ajudaram a refletir sobre o país, com reportagens e informações exclusivas em várias áreas de cobertura — diz Alan Gripp, diretor de redação do jornal O GLOBO. “E o jornal faz isso olhando para o futuro. Sempre entendemos o nosso tempo e vamos nos adaptando para chegar aos leitores da melhor forma. É por isso que o jornal foi inovador ao longo do século, desde o uso de fotos na edição impressa até a construção de um projeto de inteligência artificial. A ideia do curso é transmitir esse conhecimento para além da redação”.

Com realização do jornal Valor Econômico, a Jornada Valor de Jornalismo em Agro conta com patrocínio de Syngenta e CNA Senar, enquanto a Jornada Valor de Jornalismo em Saúde é patrocinada por Rede D’Or, Grupo Fleury e Novo Nordisk. Já o Curso de Jornalismo do Futuro do GLOBO, promovido por O GLOBO, tem patrocínio de PRIO, Syngenta e CNA Senar.

CURSOS DE JORNALISMO – VALOR ECONÔMICO E O GLOBO

Cursos gratuitos e presenciais nas redações de ambos os jornais no Rio de Janeiro e em São Paulo. Participação mediante aceitação no processo seletivo, que inclui a análise de currículo, testes de conhecimentos gerais, redação e entrevista.

Link para inscrições para o processo seletivo:

Curso de Jornalismo do Futuro do GLOBO (inscrições até o dia 31 de maio): cursodejornalismo.oglobo.com.br 

Jornada Valor de Jornalismo em Agro (inscrições até o dia 30 de maio): jornadavaloremagro.valor.com.br/

Jornada Valor de Jornalismo em Saúde (inscrições até o dia 30 de maio): jornadavaloremsaude.valor.com.br/

 

 

Conteúdo RelacionadoArtigos

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email