Por Letícia Wolski e Vivian Alencar
O mundo digital criou novos tipos de relacionamento entre internautas e produtores de conteúdo, os chamados influenciadores digitais, que se destacam por conquistar a atenção de milhares de pessoas. E foi exatamente o relacionamento dos creators com as marcas que pautou o primeiro painel do III Influent Minds – Fórum de Negócios Digitais, realizado no Maksoud Plaza, em São Paulo, no dia 23 de julho.
O tema “Marcas e influenciadores: uma reflexão sobre esta relação” reuniu Rodrigo Pinotti, diretor administrativo e líder de mercado para o Brasil da Agência Jeffrey Group, Elisa Prado, diretora de Comunicação Corporativa da Vivo, Martha Schubert, influencer marketing developer da Ketchum, a influenciadora Evelyn Regly e André Barros, empreendedor digital e fundador do canal Desimpedidos.
Os discursos dos influenciadores sempre foram acompanhados de perto pelos seguidores, mas atualmente há outro público de olho nesses conteúdos. As marcas! Elas, mais do que nunca, preocupam-se com a aproximação com nomes que tenham um bom desempenho. Segundo Rodrigo Pinotti, da Jeffrey Group, é importante que marcas e pessoas se relacionem, isso faz parte do momento tecnológico. “A comunicação está acessível às pessoas”, alerta, citando problemas de discurso como um fator crucial que pode prejudicar carreiras de alguns digital influencers. Ele menciona o caso do youtuber Júlio Cocielo, que recentemente foi alvo de diversas críticas após conteúdo racista e preconceituoso, o que ocasionou perdas de contratos com patrocinadores e manchou sua imagem. Pinotti ressalta que a boa comunicação e o trabalho em conjunto entre os influenciadores e as marcas é a chave para essa relação funcionar.
A relações públicas Elisa Brado, da Vivo, com mais de 30 anos de experiência no mercado de gestão de imagem de empresas multinacionais, destaca a importância da construção da reputação da marca e dos influenciadores e ressalta a relevância da comunicação para isso. Ela ainda evidencia os desafios enfrentados nos tempos atuais: “Estamos em uma era de polarização da opinião e do fake news. [Ao mesmo tempo] Estamos vivendo a era da transparência, importância do que se diz”, explica. Para a executiva, às vezes, há uma distância entre o que a marca busca no influenciador e vice-versa. “É preciso levar sempre em consideração o que o influenciador quer, o que a marca espera e o porquê dessa relação, conexão essa chamada “Bond” defendendo interesses trabalhados sobre a verdade entre marcas e influenciadores”, conclui.
Para Elisa, o impacto do influenciador é grandioso nas pessoas por serem representantes confiáveis. Ainda que haja harmonia nessa composição de interação entre produto oferecido pela marca, divulgação pelo influencer e alcance aos que vão consumir, há um processo longo e rigoroso que antecede esse resultado final. “Antes de qualquer ação ser colocada no ar, é necessário fazer reuniões para premeditar o possível erro, manter o posicionamento e acreditar na diversidade”, diz a executiva. Para ela, “As atitudes falam mais alto do que você diz, então tenha coerência do que fala e do que entrega.”
Blogueira há 15 anos, Evelyn Regly destaca a autonomia que conquistou no relacionamento com as marcas. Ela afirma que atualmente tem liberdade para expor sua opinião e se mostrar verdadeira perante seus seguidores. Evelyn cita orgulhosa a condição de ser embaixadora de aproximadamente 15 marcas e poder ser sincera no review do produto para seus espectadores. Ela conta que a relação nem sempre foi assim: “Antes o influenciador tinha apenas a função de mostrar a marca e seguir o briefing”, lembra. Em entrevista, ela frisou: “Sou muito ‘sincerona’, se eu achar que tenho que fazer a publicidade, eu faço, se não, eu recuso. A sinceridade é um caminho para você ter sua credibilidade.”
Por fim André Barros, Co- fundador do maior canal de futebol no Youtube chamado “Desimpedidos” direcionado aos torcedores com bastante entretenimento e humor, fala sobre como o canal se difere em relação aos demais, ainda que utilize a plataforma digital como Youtuber Influencer, explica: “Possuo características diferentes por ser uma empresa, no qual se permite o uso de publicidade e gerenciamento de carreiras”. Ele ressalta a importância de sua empresa e êxitos adquiridos com os canais financiados e o destaque alcançado através da vinculação pelo seu canal , no qual produz e repassa conteúdo para auxiliar os demais.