Quem veio para ficar

O importante é saber se posicionar

Em toda economia, há espaço para todos, grandes e pequenos. O importante é saber se posicionar. A regra não vale só para marcas ou produtos. O potencial de gerar negócios em diversas escalas e segmentos colocou os influenciadores digitais nessa equação de sucesso. E tamanho não é só audiência. Quando se fala de redes sociais, ninguém se atreve a apontar qual a linha de chegada. É nesse contexto que o prêmio Influenciadores Digitais 2018 busca apontar quais são os principais e mais influentes nomes da internet no Brasil.

Para identificar de forma também vertical os profissionais desse mercado extremamente congestionado e competitivo, não se atendo apenas ao número de seguidores, a Negócios da Comunicação adotou métricas de relevância e influência — desenvolvidas pela agência digital A2ad e auditada pela BDO Brazil. Desse mapeamento que surgiram os nomes dos 132 creators em 22 categorias que foram submetidos ao voto popular e técnico, responsáveis por definir os vencedores em votação on-line.

Márcio Cardial, publisher da plataforma Negócios da Comunicação, entrega troféu para a atriz e digital influencer, Thaís Fersoza

Márcio Cardial, publisher da plataforma Negócios da Comunicação, entrega troféu para a atriz e digital influencer, Thaís Fersoza

RECONHECIMENTO
“O comparecimento massivo dos principais nomes da internet mostra o amadurecimento desses profissionais que não só valorizam muito esse reconhecimento, mas precisam dele como referencial de mercado para seus negócios”, aponta Márcio Cardial, publisher da revista Negócios da Comunicação, diretor-geral do Centro de Estudos da Comunicação (Cecom) e idealizador do Influenciadores Digitais, já em sua terceira edição (que incluiu as categorias DIY, Pets e Família).

Influencers de Comportamento e Estilo de Vida, como Evelyn Regly e Taciele Alcolea, Beleza, como Priscila Simões e Bianca Andrade, além do fitness Leo Stronda e a jornalista Joice Hasselmann foram alguns dos que se destacaram este ano e estiveram presentes na cerimônia de premiação, que aconteceu na noite de 23 de julho, no Teatro do Maksoud Plaza, em São Paulo.

“A cada edição, o prêmio se fortalece, assim como o mercado dos influenciadores digitais. Novamente, nomes que não foram premiados nas edições anteriores aparecem fortes. E outros já se consolidam, ganhando pelos três anos consecutivos”, explica Cardial.

Entre os que subiram ao palco pela primeira vez está Richard Rasmussem, destaque na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade. Conhecido por seus documentários e programas de televisão, tanto em canal aberto quanto fechado, ele comemora: “Em mais de 15 anos na TV, nunca ganhei um prêmio. Em um ano e meio na internet já ganhei este. A internet é 100%”.

Trabalho duro
No time dos veteranos, nomes como Manual do Mundo, Niina Secrets e Dr. Drauzio Varella foram premiados pelo terceiro ano consecutivo. Além de movimentar uma legião de seguidores e produzir bons conteúdos, em comum, esses influenciadores souberam ultrapassar a barreira da internet e expandiram seus negócios para outros setores.

Também há os que já eram conhecidos por trabalhos na mídia tradicional, caso da apresentadora Luisa Mell e da atriz Thaís Fersoza. Ambas foram premiadas, Luísa na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade e Thaís foi destaque na categoria Família, uma das novidades do prêmio deste ano.

As duas passaram a se dedicar prioritariamente aos projetos digitais. E sabem que o caminho para manter a visibilidade e o sucesso implica em dominar técnicas de edição de vídeo e áudio, além de preservar a curiosidade e o espírito criativo imprescindível aos bons comunicadores. “Sou uma atriz e influenciadora e esse universo é muito novo pra mim”, diz Fersoza.

Denílson, ex-jogador de futebol e comentarista esportivo, também foi um dos premiados que, mesmo com o sucesso na grande mídia, optou por levar seu conhecimento e sua irreverência para plataformas digitais.

Expansão
O Influenciadores Digitais já é uma realidade. A pesquisa movimenta milhares de votos e o prêmio consolida esse reconhecimento com a presença dos grandes sucessos da internet. Comprometida em acompanhar o universo da comunicação, a plataforma Negócios da Comunicação saiu na frente mais uma vez, e vai ser a primeira a eleger os principais e mais relevantes microinfluenciadores da internet brasileira.

O objetivo dessa nova pesquisa é de valorizar e dar mais visibilidade àqueles que, mais do que audiência, têm público muito fiel e estão, cada dia mais, despertando o interesse de marcas por atingirem mais diretamente seus objetivos. Após escolha pelo voto popular e voto técnico, os premiados participarão do evento de premiação acontecerá dia 24 de novembro, no Teatro da Gazeta, em São Paulo.

Confira abaixo todos os premiados e os destaques do Prêmio Influenciadores Digitais 2018

BELEZA

CIDADES, ARQUITETURA E URBANISMO

COMPORTAMENTO E ESTILO DE VIDA

CONHECIMENTO E CURIOSIDADES

CULTURA E ENTRETENIMENTO

DECORAÇÃO, ORGANIZAÇÃO E DIY

ECONOMIA, POLÍTICA E ATUALIDADES

EDUCAÇÃO

EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS

ESPORTE

FAMÍLIA

FITNESS

GAMES

GASTRONOMIA

HUMOR

MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

MÍDIA E COMUNICAÇÃO

MODA

PETS

SAÚDE

TECNOLOGIA DIGITAL

VIAGEM E TURISMO

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email