Único prêmio do segmento no país com base em métricas de relevância, o Influenciadores Digitais chegou ao ano de 2017 com uma grande responsabilidade: a de reafirmar a importância do reconhecimento a esses profissionais.
“Mais ainda do que no ano de lançamento, a segunda edição vem sempre com um desafio. E para a nossa surpresa, o mercado tem se mostrado competitivo. Muitos dos destaques do ano passado sequer apareceram na lista dos 6+, enquanto muitos nomes novos surgiram entre os premiados”, comemora Márcio Cardial, publisher da revista Negócios da Comunicação e diretor-geral do Cecom (Centro de Estudos da Comunicação), idealizadores do prêmio.
Há quem diga ainda que a vida de influenciador é fácil e fugaz. Mas, para exercer a atividade e ganhar destaque, é preciso possuir inúmeras habilidades: criatividade, espontaneidade, fala atraente e concisa, edição de vídeo, de áudio, excelente faro para trazer novidades e apurar fatos interessantes.
“Para quem acha que é fácil, não é. É muita dedicação. Eu me coloco na categoria de criadora de conteúdo, mais do que uma influenciadora. O prêmio te dá uma credibilidade, pois mostra que você passou por um crivo e foi escolhido”, endossa Nathália Arcuri, do canal “Me poupe” e destaque pelo voto popular na categoria “Empreendedorismo”. Ela é um dos nomes que apareceram pela primeira vez entre os selecionados. “Em janeiro de 2016, tínhamos 6 mil inscritos no canal e hoje completamos 600 mil inscritos, uma marca importante de muito trabalho”, diz.
Evelyn Regly, destaque na categoria “Comportamento e Estilo de Vida”, comemora com seus troféus
Paulo Henrique Amorim, destaque pelo voto técnico e popular na categoria “Economia, Política e Atualidades” com o canal “Conversa Afiada”, endossa: “O maior inimigo da televisão, portanto da comunicação por vídeo nos meios digitais, é o improviso. Você tem que conciliar a preparação, o foco, a pré-organização e, claro, com naturalidade e espontaneidade. Procuro, e acho que consigo, parecer espontâneo quando, na verdade, me preparei muito para fazer”. Para ele, o prêmio é um incentivo e uma oportunidade para conhecer “a própria tribo”.
Mercado
Igor Kipgen, do canal Construindoo.com, é outro que também comemora a primeira participação, como vencedor na categoria “Cidades, Arquitetura e Urbanismo”. Kipgen conta que o conteúdo produzido pelos canais está ficando cada vez mais qualificado e muita gente está migrando para o mercado digital — o que acirra a concorrência. “Sempre bom saber quem são os principais IDs do meio, para ter um balisamento para onde você vai, saber quais as tendências, e conversar mais com as marcas, os principais patrocinadores”, sinaliza.
As cobiçadas placas da premiação 2017 foram entregues em 20 categorias diferentes
Sempre disputada por seus fãs, Evelyn Regly também marcou presença no coquetel e na premiação no auditório do Ciee, em São Paulo. “Mantenho minha essência e só falo do que uso, testo e aprovo. Nesse patamar, tem muito a crescer. Tem sempre o que melhorar, mas acho que nesses três anos consegui me estabelecer. Se parasse hoje, estaria satisfeita”, conta Evelyn. Assim como ela, as IDs do segmento feminino causaram furor: Bianca Andrade, do Boca Rosa, Mariana Saad, Niina Secrets, Priscila Simões e Taciele Alcolea.
Cardial endossa a importância das métricas na credibilidade do prêmio. “Elas são elaboradas pela agência A2ad e o prêmio tem a auditoria da BDO Brazil. Por isso, somente os nomes que apresentam relevância real em todas as plataformas e não apenas no YouTube ou no Instagram são listados no prêmio”, explica.
No encerramento, todos os premiados comemoram com seus troféus no palco do Teatro Ciee
Apoio
Como forma de apoiar as melhores práticas no segmento, também foi lançado no evento o “Código de Conduta para Agências Digitais na Contratação de Influenciadores”, uma iniciativa da Abradi — Associação Brasileira de Agentes Digitais. Segundo ele, a verdade e a autenticidade, as marcas mais fortes dos creators, devem ser estimuladas e reconhecidas — já que vivemos hoje um momento no país que mostra a importância da transparência e da credibilidade.
“Mais do que nunca, as boas práticas devem ser reconhecidas. E são hoje justamente os influenciadores que vêm construindo uma narrativa positiva. Nós só conseguimos construir esse prêmio graças aos nossos patrocinadores, que partilharam conosco dessa visão, permitindo a sustentabilidade dos projetos e a manutenção de uma imprensa livre”, diz.