“Fatos Desconhecidos”; mata a sua curiosidade

Uma das características que nos torna diferentes de outros animais é que pensamos

fatos
Uma das características que nos torna diferentes de outros animais é que pensamos. A nossa cabeça não para um minuto sequer. Compromissos, atividades, trabalho, estudos, estamos o tempo todo com a mente ativa. E, naturalmente, um cérebro em ação é um cérebro curioso.
Raul Sena, diretor executivo do Fatos Desconhecidos, fala justamente sobre isso quando explica como surgiu a ideia do site. Para a equipe da Fatos, o fundamento principal é a curiosidade, ou seja, qualquer coisa que gere curiosidade pode virar conteúdo.

“É só se perguntar do caminho da sua casa para o trabalho quantas coisas despertam curiosidade? Quem controla o tempo dos sinaleiros? Quem inventou a faixa de pedestre? E por aí vai. Agora, imagine em todos os lugares que você frequenta ou passa ao longo de um ano? Esse é o nosso principal combustível”, conta o diretor.

E é isso que torna do fatos Desconhecidos um dos sites mais vistos do Brasil. Nele, o leitor pode encontrar desde assuntos sobre responsabilidades dos pais em mortes de crianças até curiosidades sobre práticas médicas bizarras utilizadas no passado.
E foi nessa pegada que Fatos Desconhecidos se tornou o 20º site mais visitado do país, ficando à frente de portais de notícias, como UOL, Terra e Folha, de acordo com ranking no Alexa. Para Raul, essa posição gera muita gratidão ao público, além de muita responsabilidade. “Esses veículos existem há anos e se adaptaram aos vários meios de comunicação existentes, temos muito respeito pelos grandes portais e tentamos sempre aprender com eles”, completa. Fornecer conteúdo de qualidade, premissa básica da Fatos, mantém o público superconectado com a proposta e, claro, auxilia na manutenção do site por meio de publicidade, campanhas e mídia programática.
Para Raul Sena, o fato de estar mais bem posicionado que os portais de notícias, mostra para os profissionais de comunicação mais antigos, que consideravam a internet algo passageiro, que é possível produzir conteúdo de qualidade nesse tipo de veículo. “Trabalhamos com muita pesquisa, enxergando os grandes produtores de conteúdo do passado e tentando aprender com eles”, diz Sena. Ainda de acordo com o diretor executivo, uma das grandes vantagens é estar livre das amarras publicitárias e políticas. “Afinal, como diria George Orwell: ‘Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade’”, completa.
E para continuar no topo, Raul acredita em adaptação. “Mudança, essa é a palavra chave. Nosso conteúdo se adapta na velocidade da internet, se as regras do jogo mudarem, nós vamos mudar junto com elas”, diz o diretor executivo. Além disso, Sena acredita que ter um conteúdo rico e com recordes de visualização faz parte de entender o que o seu público deseja, e entregar a ele sempre mais do que foi pedido.

SAIBA MAIS

Canal: Fatos Desconhecidos
Site: www.fatosdesconhecidos.com.br
Início: 2010
Como foi a proposta inicial: levar um conteúdo de qualidade em uma linguagem mais acessível, diferente dos tradicionais veículos de comunicação.
Números
4 milhões de inscritos
Mais de 490 milhões visualizações
20º mais acessado do Brasil, segundo Alexa
11 milhões de curtidas no Facebook

Conteúdo RelacionadoArtigos

Próximo Artigo

Portal da Comunicação

FAÇA LOGIN ABAIXO

Recupere sua Senha

Por favor, insira seu usuário ou email