Todos nós, independentemente de classe social e idade, precisamos ter uma vida organizada, certo? Saber arrumar um quarto, o escritório, a sala é essencial para facilitar a rotina. Afinal, quem não gosta de ter tudo organizado e limpo?

Mas aí você pensa. “Não tenho talento nenhum para isso. Não sei onde guardar, como guardar, qual a melhor maneira de limpar, de separar as coisas, o que jogar fora, como decorar”. E foi pensando em ajudar a sua vida que a Rafaela Oliveira criou o blog Organize Sem Frescuras.

Com ótimas ideias na cabeça, uma especialização na área para tornar o blog mais profissional e um talento nato para se comunicar com o público, o Organize é hoje uma das maiores referências no assunto.

E o mais legal é que a Rafa torna tudo muito simples e superinteressante. Lá no blog (e no canal) você pode encontrar dicas desde como decorar a casa para uma festa até produtos de limpeza que vão te ajudar no dia da faxina.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Organize sem Frescuras e a Rafa? É só ver a entrevista exclusiva que ela deu para o nosso portal. Aproveite!

organize-sem-frescura-blog

– Como e quando começou a proposta?

O blog vai fazer 5 anos e o canal 3 anos. O canal foi criado para deixar as dicas mais interativas e, muitas delas, aplicáveis na prática – uma maneira de incentivar e mostrar que organizar, decorar ou limpar a casa são tarefa divertidas, e que não requer tempo ou dim dim.

– Como funcionam as parcerias publicitárias?
Trabalhamos com posts e vídeos patrocinados. Pode ser uma citação de um determinado produto ou serviço ou um vídeo/post no blog feito exclusivo e com mais detalhes sobre a empresa e produto.

– Você tem uma equipe que trabalha com você? Como você define os seus conteúdos?
No momento não, mas esse ano pretendo contratar algumas pessoas para ajudar. Me organizo com um calendário editorial e muitos vídeos são criados com as sugestões dos seguidores. Gosto criar o conteúdo que seja facilmente aplicável na prática por todos, independente da idade e classe social.

– Quando você percebeu que um blog e um canal do YouTube para organizar, limpar e decorar a casa seria o seu trabalho?
Sempre gostei do assunto Casa e Decoração. Sou Designer de Interiores de formação e queria algo diferente, mais funcional. Foi aí que me apaixonei pelo tema organização. Fiz um curso profissionalizante de Personal Organizer e criei o blog para compartilhar minhas experiências e inspirar a todos. O blog foi crescendo rapidamente e, em dois anos, ele ganhou dois prêmios importantes na época, o Prêmio Top Blog. O blog tirou em primeiro lugar na Categoria Casa e Decoração. Depois disso, o blog ganhou mais visibilidade na mídia e as empresas começaram a divulgar seus produtos. Hoje, o blog (e o canal YT) é o meu trabalho e sou apaixonada pelo que faço.

– Como você faz para sempre inovar e pensar em novas formas de manter o público engajado e interessado nos seus canais?
Em ideias simples que possam inspirar a todos. Pode ser uma dica para facilitar a limpeza, dicas de organização pessoal e da casa, decoração gastando pouco, e por aí vai. Procuro ser objetiva nos posts e gosto de deixar a edição dos vídeos animada para prender a atenção e não ficar um conteúdo cansativo.

– O tema do seu blog é infinito, pois sempre tem coisas novas para falar de organização, limpeza e principalmente decoração. Como selecionar o que é mais interessante e pertinente? Você faz tudo o que sugere (rs)?

Acho muito importante testar as dicas antes de compartilhar, tomo muito cuidado com isso. Gosto de experimentar vários produtos de limpeza e organização, e fico sempre antenada em novas tendências. Gosto de reformular o conteúdo escrito e transformá-lo em um vídeos interativos – sabe quando lemos alguma dica legal? Ela fica melhor ainda sendo aplicada na prática, né? Então é mais ou menos isso… Muitos seguidores comentam que depois que assistem aos vídeos já saem limpando ou organizando a casa, rss adoro!

– Teve ou tem alguma inspiração para a criação dos canais?
Os primeiros canais que segui no YT foram os de Beleza. Não tive muita referência nos canais de Casa e Decoração. Os canais que me inspiraram foram canais de fora e com o tema Organização.

– Você um dia se imaginou sendo uma influenciadora digital?
Nunca. Trabalhei muito com comunicação, mas confesso que muito diferente disso. Quando criei o blog, na real, nem sabia como fazer e como seria. O contato com as pessoas nesse mundo digital é incrível e muito louco rs- fiz várias amizades, sem conhecer pessoalmente. Acho que ser influenciadora digital é preciso ter muita responsabilidade, e principalmente ter três palavras chaves em mente: humildade, honestidade e amor.

SAIBA MAIS

Canal: Organize sem Frescuras
Site: Organize sem Frescura
Como foi a proposta inicial: o blog vai fazer 5 anos e o canal 3 anos. O canal foi criado para deixar as dicas mais interativas e, muitas delas, aplicáveis na prática – uma maneira de incentivar e mostrar que organizar, decorar ou limpar a casa são tarefa divertidas, e que não requer tempo ou dim dim.
Números: + de 286 mil seguidores | + de 1 milhão e 500 mil views mensais.