“É uma honra para a Ultragaz receber este reconhecimento. Realizamos um trabalho diário para seguir com o propósito de ser uma empresa que usa sua energia para mudar a vida das pessoas. Desenvolvemos produtos e serviços inovadores que ultrapassam o uso comum do GLP e garantem mais sustentabilidade para a sociedade. Nós criamos soluções em energia para diferentes segmentos gerando maior eficiência, produtividade e sustentabilidade para o negócio dos nossos clientes. Estamos sempre dispostos e preparados para proporcionar uma experiência completa ao consumidor e essa conquista é mais um reflexo de que estamos no caminho certo. Manter essa troca com a imprensa faz parte da nossa estratégia de comunicação e possibilita um maior desenvolvimento do setor.”
Aurélio Ferreira
Diretor de Desenvolvimento da Ultragaz
“Ficamos felizes porque esse prêmio reconhece a comunicação ética e transparente da LATAM. Temos ampliado a presença de nossas mensagens, diversificado porta-vozes, alcançado mais audiência por meio da imprensa regional e das novas mídias e ainda posicionado a LATAM como protagonista de causas como o combate à pandemia. Em conjunto com uma narrativa estratégica, essas ações ajudam a LATAM a ser percebida nas reportagens como empresa que gera valor para o Brasil, influencia positivamente o setor e ressurge da maior crise mundial da aviação cada vez mais ágil, eficiente e sustentável.”
Bruno Espinoza
Coordenador de Relações com a Imprensa da LATAM Brasil
“Ficamos muito felizes com essa conquista, que significa que nossos esforços para apoiar a imprensa tem sido bem recebidos. Desde que a Covid-19 surgiu, tornou-se ainda mais evidente a importância da atuação da imprensa para salvar vidas e de companhias como a Pfizer, que buscam trazer inovações que respondam às urgentes demandas que temos na área da saúde. Reforçamos o nosso compromisso com a imprensa e com uma atuação pautada por informações com credibilidade, baseadas em dados científicos, que combatam fake news e que ajudem nossa sociedade a estar cada vez mais bem informada.”
Cristiane Santos
Diretora de Comunicação e Assuntos Corporativos da Pfizer Brasil
“Para a Cargill, ser reconhecida entre as Empresas Que Melhor Se Comunicam com Jornalistas é uma honra porque o diálogo com a imprensa faz parte do nosso dia a dia. Fazer essa comunicação de forma transparente e contínua é um valor da empresa e está presente em todas as nossas atividades: o diálogo com jornalistas, formadores de opinião, clientes e fornecedores. Quando soubemos do prêmio, comemoramos em equipe porque ele aponta que estamos no caminho certo e ele veio por indicação espontânea dos próprios colegas jornalistas. O prêmio se tornou uma lista confiável de empresas que enxergam a importância da imprensa e acreditam no papel dos jornalistas.”
Felipe Fonseca
Gerente de Relações com Imprensa da Cargill na América do Sul
“É uma enorme felicidade para nós estar novamente neste seleto grupo de empresas, em um momento no qual o conteúdo e a informação se tornaram mais importantes do que nunca. Também nos alegra ver que a nossa estratégia de parceria, transparência e contato constante com os jornalistas funciona de forma produtiva para ambos os lados. Por fim, este prêmio nos desafia a seguir buscando maneiras inovadoras de comunicar o que fazemos para ajudar nossos clientes a salvarem mais vidas!”
Filipe Xavier
Diretor de Comunicação da GE para a América Latina
“É muito gratificante participar deste evento. O trabalho dos jornalistas é essencial em uma sociedade democrática. Temos grande respeito pelos profissionais de comunicação e o nosso compromisso, independentemente do veículo ou localização, dia ou horário, é de atuar com total transparência. Para nós, informação correta é a chave para a tomada de decisões e, assim, transformar o futuro. Este é o nosso compromisso de todos os dias. Obrigado pelo reconhecimento.”
Guilherme Scarance
Gerente geral de Comunicação da Vale
“A Via tem 1100 lojas e se relaciona com cerca de 85 milhões de pessoas em todo Brasil. Em 2021 só cinco cidades brasileiras não receberam entregas de nossas marcas, Casas Bahia, Ponto e Extra.com. Uso esses números para dizer que somos tagarelas, gostamos de nos comunicar. Os jornalistas são uma das mais importantes pontes para que a nossa voz chegue, clara, simples e animada, a todos os cantos do país. Por isso é tão importante esse reconhecimento: ele enche de orgulho um timaço de tagarelas”.
Hélio Muniz
Chief Communications Officer & ESG da Via Varejo e diretor-presidente da Fundação Casas Bahia
“Estar novamente na lista das empresas que melhor se comunicam com jornalistas é um reconhecimento muito especial para o nosso time. Esse resultado é fruto da proximidade e da transparência da relação da TIM com a imprensa. O trabalho dos jornalistas é essencial para a construção de uma sociedade mais bem informada e sem fake news. A TIM agradece o empenho diário desses profissionais para levar informação de qualidade e, especialmente, por acompanhar a nossa história e ajudar a escrevê-la”.
Kaliandra Sá
Gerente Geral de Comunicação da Toyota
“O reconhecimento da Janssen no prêmio celebra a importância do nosso trabalho de comunicação junto à imprensa com o foco em contribuir para que informações essenciais sobre saúde cheguem à população. Acreditamos que a inovação e o conhecimento transformam e salvam vidas. Por isso, unir comunicação e saúde é um trabalho que realizamos com muita paixão, agilidade e responsabilidade, especialmente em um cenário como o da pandemia de Covid-19. Essa premiação nos enche de orgulho pelo que temos realizado até aqui e renova a energia para continuarmos contribuindo ainda mais com o diálogo sobre pautas que impactam o sistema de saúde e a sociedade, baseado na ciência, inovação e ética.”
Luciana Sobral
Diretora de Comunicação e Public Affairs da Janssen Brasil
“Para nós da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, é muito relevante receber o reconhecimento pelo 7º ano consecutivo como uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas. Mostra que estamos nos comunicando de forma correta com a sociedade, via imprensa. Contando com o apoio dos nossos porta-vozes, temos trabalhado incessantemente para divulgar as atividades e operações da empresa nas áreas de química e de materiais avançados, com tecnologias, produtos e serviços que oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Foi um prazer participar da premiação ao lado de excelentes profissionais da imprensa especializada nos setores em que a empresa atua.”
Luciane Nogueira
Gerente de Comunicação do Grupo Solvay na América Latina
“A Embratel acredita que a comunicação e a imprensa são fundamentais para uma sociedade mais justa e transparente. É com essa visão que a Embratel se comunica com jornalistas, fornecendo informações e novidades relevantes para que a população e o mercado tenham acesso a ideias inovadoras que ajudam a levar o País ao futuro. Estamos muito orgulhosos por termos recebido pela oitava vez este prêmio tão importante. Seguimos extremamente motivados a seguir nesse especial relacionamento que mantemos com a imprensa, com o apoio de nossos parceiros como a Planin Comunicação.”
Mariana Abreu
Diretora de Comunicação da Embratel
“Ficamos muito honrados em receber um prêmio tão importante como este. O relacionamento com a imprensa e com os públicos com os quais nos relacionamos direta ou indiretamente é para nós extremamente importante, sempre pautados na transparência e diálogo mútuos. Agradecemos a confiança e trabalhamos sempre com base em nosso propósito, de minerar para melhorar a vida das pessoas”.
Matheus Lacerda
Coordenador de Comunicação Externa da Anglo American
“A EDP dá grande importância a seus stakeholders, por isso investimos muito no relacionamento com os jornalistas, de modo a mantê-los sempre informados de tudo o que acontece na companhia, consolidando nossa boa reputação corporativa e assegurando a propagação das informações de forma correta e equilibrada. Acreditamos que nossa abertura, transparência e agilidade no atendimento das demandas dos jornalistas, que refletem nosso respeito pelos colegas da imprensa, foram decisivos na escolha da companhia como a melhor do setor elétrico.”
Nuno Rebelo de Sousa
Diretor de Comunicação, Marketing e Stakeholders da EDP no Brasil
“Sinto-me muito orgulhosa por receber esse prêmio pelo bom relacionamento que conquistamos com a imprensa. Fomos escolhidos pela 3ª vez como uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas e isso é fruto da dedicação do time de assessoria de imprensa, que atende os jornalistas com excelência e rapidez, e da qualidade dos nossos professores e pesquisadores, que estão sempre disponíveis para contribuir com o debate qualificado e isento na imprensa. Somente em 2021, estivemos presentes em mais de 140 mil matérias no Brasil e no exterior.”
Patricia Malavez
Superintendente de Comunicação, Digital e Planejamento da FGV
“É uma satisfação saber que a Gerdau é reconhecida como uma das empresas que melhor se comunica com os jornalistas no País, ocupando o primeiro lugar na categoria Siderurgia e Metalurgia. O bom relacionamento que estabelecemos com os profissionais de imprensa é fruto de um trabalho transparente, ético e contínuo. O Prêmio Microinfluenciadores Digitais destaca uma parcela importante de comunicadores brasileiros, que, assim como a imprensa, compartilham informações relevantes para a sociedade.”
Pedro Torres
Líder global de Comunicação e Marca da Gerdau
“Acredito muito no potencial do trabalho para o fortalecimento da imagem e reputação dos negócios da BASF. É por isso que, mesmo diante de um momento repleto de desafios, esta conquista valoriza a credibilidade da marca junto ao mercado e aos formadores de opinião. Nosso foco sempre foi estar próximo da sociedade e a imprensa é o canal de comunicação mais estratégico para alcançar todos os públicos com que nos relacionamos. Ser uma das empresas que melhor se comunica com jornalistas é um reconhecimento fruto de muito trabalho, comprometimento e dedicação do nosso time de Comunicação Corporativa e da nossa agência parceira, Máquina CW.”
Priscilla de Caires Mendes
Gerente Sênior de Comunicação Corporativa e para Negócios da BASF América do Sul
“Informação é o principal pilar para difundir a “Cultura do Seguro” no país. E a imprensa tem um papel vital neste processo, reforçando, por meio de matérias e debates, o verdadeiro valor de se poder contar com um seguro: a Proteção! Nesse cenário, o trabalho em sinergia entre seguradoras e a imprensa é de extrema importância.Figurar entre as melhores empresas que se comunicam com jornalistas é uma honra e uma alegria para nós, que abraçamos o movimento pela proteção. Mostra que estamos no caminho certo, criando uma parceria duradoura cujo principal foco é levar cada vez mais informação de qualidade para a população em prol de uma única causa: uma sociedade ciente da importância de estar protegida em todos os momentos”.
Regina Macedo
Superintendente de Comunicação & Análise de Mercado da Bradesco Seguros
“Como comunicadora venho acompanhando a renovação e o fortalecimento do propósito dos profissionais de jornalismo, que têm trabalhado exaustivamente para combater as fake news e informar a população em tempos tão complexos como os que vivemos nos últimos dois anos. Uma atividade que não só resguarda a nossa saúde e cidadania, como colabora genuinamente para que possamos mover o Brasil adiante. Por esse motivo, não poderia estar mais orgulhosa por ver a Roche reconhecida, por cinco anos consecutivos, como uma das Empresas que Melhor se Comunicam com jornalistas, categoria Saúde. Agradeço aos jornalistas, que reconheceram nosso trabalho, e ao meu time – corajoso, apaixonado e competente – por mais essa vitória. Seguiremos juntos, fazendo o melhor pela comunicação e pelo nosso país”
Regina Moura Rocha
Diretora de Comunicação e Digital Roche Farma
“O prêmio é o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela APAS ao longo da pandemia. Cada vez mais está claro para o mercado que a comunicação é uma ferramenta fundamental na área do corporate affairs. Moldar os debates pertinentes ao nosso tempo e, através da credibilidade da imprensa, esclarecer para a sociedade e demais atores institucionais qual o posicionamento de uma corporação sobre temas relevantes é essencial para o bom advocacy. Aí está toda a sinergia de uma boa reputação corporativa.”
Rodrigo Marinheiro
Executivo de Relações Institucionais e Comunicação
“A MRV tem como propósito ‘construir sonhos que transformam o mundo’. Acreditamos que essa transformação também passa pelos jornalistas, pois não há outro caminho para a construção de uma sociedade forte se não for com uma imprensa livre e pelo acesso à informação. Diante disso, o jornalismo sério será sempre apoiado e respeitado pela companhia. Receber mais uma vez o prêmio ‘Empresas que melhor se comunicam com jornalistas’, um reconhecimento vindo desses profissionais, é uma honra e reafirma esse nosso respeito”.
Simone Maia
Gestora de Comunicação da MRV
“Temos plena consciência do importante papel da imprensa para o desenvolvimento dos negócios e da evolução do país. Por isso, para nós é uma grande honra sermos reconhecidos mais uma vez por nosso bom relacionamento com os jornalistas. A comunicação sempre será uma via de mão dupla e queremos continuar trilhando essa jornada em parceria com a imprensa.”
Diana Rodrigues
Diretora de Marketing da TOTVS
Acessibilidade
Modos de acessibilidade
Modo de segurança para epilepsia
Atenua a cor e remove os intermitentes
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Dicionário online
Experiência legível
Dimensionamento de conteúdo
Padrão
Ampliador de Texto
Fonte legível
Dislexia amigável
Destacar títulos
Destacar links
Tamanho da fonte
Padrão
Altura da linha
Padrão
Espaçamento entre Letras
Padrão
Esquerda alinhada
Alinhado ao Centro
Alinhado à Direita
Experiência visualmente agradável
Contraste Escuro
Contraste de luz
Monocromático
Alto contraste
Alta saturação
Baixa saturação
Ajuste as cores do texto
Ajuste as cores do título
Ajustar cores de fundo
Orientação Fácil
Sons silenciados
Esconder Imagens
Teclado virtual
Guia de leitura
Parar animações
Máscara de leitura
Hover em destaque
Destaque o Foco
Big Dark Cursor
Big Light Cursor
Cognitive Reading
Teclas de Navegação
Voice Navigation
Declaração de Acessibilidade
portaldacomunicacao.com.br
05/07/2025
Status de conformidade
Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.
Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com
deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais.
Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados por usuários cegos e para funções do teclado usados por pessoas com deficiência motora.
Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email webmaster@portaldacomunicacao.com.br
Leitor de tela e navegação por teclado
Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site.
Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código:
1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site.
Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros.
Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres).
Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA.
2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado.
Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter.
Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado.
O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Perfis de deficiência com suporte em nosso site
Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade
Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais.
Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes.
Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS.
Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados.
Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente.
Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros.
Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.
Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva
Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível.
Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.
Notas, comentários e feedback
Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis.
Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com webmaster@portaldacomunicacao.com.br
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.