"O ano de 2020 dispensa comentários. Certamente foi o mais desafiador que já passamos, aquele que nos fez repensar, rever e reinventar tudo que conhecíamos sobre comunicação e marketing. Quem estava mais preparado para as adversidades, tinha planos prontos e testados de continuidade de negócios, fluxos consolidados de gestão de crise e políticas inovadoras de RH, como a prática de home office e home work, conseguiu ser mais veloz nas adaptações necessárias. A SulAmérica faz parte desse time de empresas que olham sempre para o futuro e ter sido reconhecida mais uma vez pela Negócios da Comunicação nos dá orgulho e combustível para seguirmos em frente. Em nome da companhia, agradeço a premiação de 2020!"
Thaís Arruda
superintendente de comunicação institucional e relacionamento com a imprensa da SulAmérica
"Sendo responsável pelo segmento de turismo, para nós receber um prêmio num cenário tão conturbado, foi uma injeção de ânimo e motivação, tanto para mim pessoalmente, quanto para meu time. Premiar os jornalistas do setor também foi muito empolgante, pois sei dos esforços que eles fazem para manter o turismo relevante no país, mostrando os aspectos positivos do país, ajudando as pessoas a selecionarem onde passarem suas férias, lua de mel, aniversários, curtirem lazer, trabalho, sozinhas, acompanhadas, e com respeito acima de tudo, e segurança."
Antonietta Varlese
vice-presidente sênior de Comunicação, Relações Institucionais e Responsabilidade Social Accor América do Sul
"Num ano tão atípico como foi 2020, a AkzoNobel remou contra a maré: a companhia manteve o seu programa de colaboração e inovação com as startups, inaugurou um escritório que materializa o propósito da empresa e iniciou um novo caminho de relacionamento com os seus colaboradores que oferece opções de escolha relacionadas a forma de trabalho. Todo esse esforço se refletiu na comunicação. A exemplo de anos anteriores, a estratégia da AkzoNobel envolveu a produção de conteúdo relevante e customizado, trazendo dados e informações adequados a cada um dos veículos. Mais do que nunca, os jornalistas precisam de pautas assertivas e de impacto para os seus públicos. A imprensa reafirmou a sua importância durante a pandemia e o nosso relacionamento com esses profissionais foi estreitado no período justamente por meio de uma comunicação feita sob medida para cada um deles. Tivemos resultados muito positivos em 2020 – a conquista do prêmio é um deles - e esperamos repeti-los neste ano."
Karen Watanabe
Gerente de comunicação da AkzoNobel para a América do Sul
"A premiação é uma honra para nós e um “selo” do compromisso da Algar Tech com a imprensa e do respeito ao seu trabalho. É a partir da comunicação contínua e transparente que conseguimos fortalecer nossa reputação e criar pontes com o mercado e a sociedade em geral. Por isso, valorizamos muito a parceria com os jornalistas e a importância da sua atuação em um mundo sedento por informação de credibilidade. É por meio desses profissionais que conseguimos transmitir ao público informações relevantes sobre negócios e o nosso setor, comunicando também os valores corporativos e o propósito de conectar pessoas e organizações de um jeito único."
Luciana Gonçalves
Diretora de Gente, Estratégia e Marca da Algar Tech
"O reconhecimento dos jornalistas aumenta ainda mais a nossa responsabilidade e reforça o nosso compromisso com o diálogo e a transparência, além de um atendimento profissional e ágil às demandas da imprensa. Em tempos de pandemia e distanciamento social, o desafio é ainda maior. A empresa buscou estreitar, cada vez mais, a comunicação não apenas com os jornalistas, mas também com empregados, clientes, fornecedores, comunidade e demais stakeholders. A produtora de aço também fortaleceu sua presença no ambiente digital e usou sua comunicação, sempre de forma humanizada, para contribuir com os esforços de conscientização de seus públicos sobre a importância do isolamento, da prevenção e dos cuidados com a saúde."
Guilherme Abreu
Gerente-Geral de Relações Institucionais e Sustentabilidade da ArcelorMittal Brasil
"É um grande orgulho sermos reconhecidos como uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas pela sétima vez seguida. Fomos eleitos pelos próprios profissionais de comunicação. Isso mostra que estamos conseguindo manter uma ótima e duradoura relação com a imprensa. Quando um jornalista nos procura, damos toda a atenção para sua demanda. Fazemos de tudo para respondê-la de forma mais ágil possível, respeitando seu deadline. Também tentamos sempre contribuir para uma informação de melhor qualidade e maior transparência, elementos fundamentais para o bom trabalho do jornalismo e para prestar um bom serviço à sociedade. Acredito que é por isso que temos sido sempre lembrados nesse ranking tão importante. Ficamos muito felizes e agradecemos aos jornalistas, à revista Negócios da Comunicação e ao Centro de Estudos da Comunicação"
Rodrigo Cicutti
Gerente sênior de marca e comunicação da Caixa Seguradora
"É uma honra receber este prêmio neste ano, em que a Bayer completa 125 anos de Brasil com a responsabilidade e compromisso de construir um futuro mais sustentável nas áreas essenciais da vida: saúde e agronegócio. Acreditamos que a colaboração é essencial para a superação de desafios e esse reconhecimento é resultado diário do trabalho com os jornalistas. Mais que fortalecer nossa voz, queremos ampliar nossa escuta e aproximar nossa empresa dos nossos públicos. Você e Bayer: é bom."
Malu Weber
Senior Director, Corporate Communications da Bayer
"Entendemos este prêmio como o reconhecimento de um trabalho estratégico que nosso time de comunicação vem desenvolvendo. Buscamos manter um canal aberto com todos os nossos stakeholders, por meio de projetos que nos ajudam a ter histórias relevantes para contar, contribuindo para o esclarecimento da sociedade sobre o setor e construindo uma jornada muito importante para marca Bayer na agricultura. Os jornalistas são os nossos grandes parceiros e ser premiado por meio da opinião desses profissionais nos incentiva a seguirmos mais longe neste setor."
Daniela Barros
Head of communications crop Science da Bayer
"A Embratel acredita que a Comunicação e a Imprensa tiveram um papel ainda mais importante para a sociedade nesse ano tão atípico que vivemos em 2020. Receber o Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas pela sétima vez, especialmente nesse momento, nos fez lembrar ainda mais a relevância de relações fortes e bem construídas entre empresas e jornalistas. Esse prêmio é muito importante para nós! A Embratel, como uma empresa comprometida com o desenvolvimento do País e com a jornada de transformação digital das empresas, acredita no poder da Imprensa para levar informações importantes para o mercado e para as pessoas. Vamos prosseguir nessa trajetória, evoluindo na Comunicação e nas relações com os jornalistas com mais dedicação do que nunca."
Mariana Abreu
Diretora de Comunicação da Embratel
"A Fundação Getulio Vargas mantém relacionamento estreito com a imprensa e colabora com a disseminação de conteúdos relevantes para toda sociedade. Nossos professores e pesquisadores contribuem diariamente com os principais debates nacionais e internacionais, com a divulgação de pesquisas, estudos, índices, análises de conjunturas, artigos de opinião e inúmeras entrevistas. Em um ano atípico como 2020, tivemos que nos adaptar à nova realidade e prontamente viabilizar o contato entre jornalistas e fontes de forma remota, para que pudéssemos continuar contribuindo com o debate público. Estar entre as empresas que melhor se comunicam com os jornalistas é, portanto, o reconhecimento de todo esse esforço e motivo de orgulho para a FGV."
Marcos Facó
Diretor de Comunicação e Marketing da FGV
"É uma enorme alegria para a GE Healthcare estar na seleta lista de empresas que melhor se relacionam com os jornalistas mais uma vez. Em um momento onde somos bombardiados por fake news, ser próximo e, acima de tudo, parceiro do professional de imprensa se tornou algo imprescindível. Em parceria com nossa agência (Jeffrey Group), buscamos sempre ser o mais rápido e transparente possível para agirmos como facilitadores de todas as matérias sobre saúde. O prêmio é um grande estímulo para que as empresas e a área de Comunicação sigam influenciando positivamente seus executivos a se engajarem para cumprir prazos e um reconhecimento altamente desejado para qualquer professional da área."
Filipe Xavier
Diretor de Comunicação da GE Healthcare para América Latina
"2020 foi um ano de virada não apenas para as empresas, mas também para a comunicação corporativa. No Itaú Unibanco, tivemos de ir muito além da comunicação de negócios. Ampliamos a conversa com a sociedade, abordando outros assuntos do seu interesse, como meio ambiente e saúde. Foi preciso adquirir conhecimento sobre assuntos distantes do dia a dia de um banco, e readequar a linguagem para conversar com novos públicos. Posso dizer que o Todos pela Saúde e o Plano Amazônia demandaram boa parte do nosso tempo e esforço no ano passado. A sociedade exigirá muito mais das empresas depois da pandemia. Foi gratificante participar de uma premiação como essa, que reconheceu não apenas o trabalho de um time dedicado, mas também a importância crescente da comunicação para as organizações e para a sociedade."
Leandro Modé
Superintendente de Comunicação Corporativa e Relações Governamentais do Itaú Unibanco.
"No dia a dia, ainda mais neste um ano de pandemia, vivemos correndo, planejando e produzindo ações para tornar possível o diálogo e a interação entre nossa empresa e seus stakeholders. Não é fácil parar para avaliar, e celebrar, tudo que já fizemos. Estamos acostumados a agir sem a preocupação de aparecer. Nós direcionamos o holofote para o que queremos comunicar, não buscamos ficar no feixe da luz. Sermos reconhecidos na Pesquisa Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas joga a luz para nosso lado e, com isso, o mais importante, nos faz ver que estamos no caminho certo. Nosso trabalho está fazendo diferença e sendo valorizado por nossos parceiros, os jornalistas de todo o Brasil."
Rogério Louro
Diretor de Comunicação Corporativa Nissan Brasil
"Para nós, estar entre as Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas pelo segundo ano consecutivo é um grande orgulho. Enfrentamos desafios que jamais esperávamos em 2020 e, mais do que nunca, a forma de se comunicar com os diferentes públicos mudou. Na NIVEA, sempre tivemos uma relação muito transparente com os jornalistas e prezamos pela agilidade e qualidade da informação, sempre reforçando a nossa essência de CUIDADO e o papel social da nossa marca. Em 2020, este movimento foi ainda mais intenso ao mostrarmos para cada família que confia na NIVEA todas as nossas ações de combate à pandemia, além de lançarmos importantes campanhas e testarmos novos formatos digitais, nos desafiando sempre. Agradecemos o reconhecimento!"
Rachid Antun
Gerente de Comunicação e Mídia da NIVEA
"Ficamos muito felizes em receber, pelo décimo ano consecutivo, o prêmio de Empresa que Melhor se Comunica com Jornalistas. Esse reconhecimento, que tanto valorizamos, é ainda mais especial em 2020, ano que foi muito desafiador para a Pfizer e no qual direcionamos nossos esforços e iniciativas para apoiar à imprensa na luta contra a COVID-19, desmitificando o processo e cada etapa de desenvolvimento de uma vacina e reforçando o papel da ciência em prol da saúde da população. É uma honra receber esse prêmio e, mais uma vez, reforçamos nosso compromisso de atuar em parceria com os jornalistas brasileiros para levar informação de qualidade e confiável à população. Obrigada a todos que votaram em nós!"
Cristiane Santos
Diretora de Assuntos Corporativos e Comunicação da Pfizer
"Acredito no papel transformador que a comunicação exerce nas relações empresariais, pessoais e na sociedade. Na informação passada com clareza, no diálogo autêntico, transparente e nas relações agregadoras. Com essa postura, em 2020 a Roche foi eleita novamente uma das Empresas que melhor se comunicam com os jornalistas, categoria Farmacêutica. Registro o meu agradecimento ao time Roche, que segue nesta jornada diária comigo, a todos os jornalistas que reconheceram o nosso trabalho; e aos colegas da Revista Negócios da Comunicação, por trabalharem fortemente para o desenvolvimento do nosso mercado na comunicação corporativa. "
Regina Moura
Diretora de Comunicação Corporativa e Digital - Roche Farma Brasil
"Ser reconhecida pelos próprios jornalistas é motivo de orgulho para a Samsung e todo o nosso time, que faz um trabalho diário para levar informação de qualidade, com transparência, clareza e parceria. Valorizamos o importante papel dos veículos de imprensa e temos como premissa manter um diálogo aberto, que nos ajude a melhorar nossa entrega. Ter um prêmio voltado para a comunicação é fundamental para que, cada vez mais, essa relação se torne uma via de mão dupla entre mais empresas e jornalistas. Agradecemos imensamente o reconhecimento."
Carolina Corrales
Gerente Sênior de Relações Públicas, Brand Experience e Eventos da Samsung Brasil
"Estar entre as companhias indicadas ao prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas é uma comprovação da relação de profissionalismo, respeito, confiança e receptividade que temos com a Imprensa. É um reconhecimento, também, ao trabalho coletivo que envolve executivos e executivas da Suzano, a nossa equipe de comunicação e nossas assessorias parceiras de um lado, e jornalistas de outro. Eles e elas que, mesmo durante um ano tão atípico como 2020, permaneceram incansáveis, nas ruas ou em suas residências, e precisaram se reinventar para continuar contando a história a partir dos fatos do dia a dia. A esses profissionais, a nossa admiração e o agradecimento pelo prêmio."
Marcela Porto
Head de Comunicação e Marca da Suzano
"Para a Syngenta, participar do diálogo com a sociedade sobre as questões ligadas ao agronegócio é extremamente importante. E a imprensa é vital para isso: para dar voz a todos envolvidos nas discussões, para fazer a mediação entre todos os stakeholders envolvidos, para maximizar o acesso à informação. Por isso, ficamos extremamente honrados com o reconhecimento entre as Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas pelo quarto ano consecutivo. De nossa parte, faremos o máximo para continuar como parte desse grupo seleto de organizações, e para continuar enaltecendo o papel da imprensa – fundamental em um sociedade verdadeiramente democrática."
Nêmora Müller Reche
Head de Comunicação para Proteção de Cultivos – LATAM e Brasil.
"A imprensa é imprescindível para que os cidadãos tenham acesso a informações confiáveis e possam formar suas próprias opiniões, fiscalizar o poder público e conhecer as práticas das empresas das quais consomem Produtos e Serviços. Os jornalistas são aliados essenciais para a construção de uma sociedade cada vez mais consciente em relação à importância do papel do seguro na proteção da Vida e do Patrimônio das Pessoas. Diante disso, o relacionamento com a imprensa tem valor estratégico para a Tokio Marine. A troca contínua com a imprensa permite difundir os benefícios da proteção do seguro de forma simples, descomplicando o tema e mostrando a importância do nosso setor para o público em geral."
Flávio Otsuka
Diretor de Estratégia de Crescimento e Marketing da Tokio Marine Seguradora
"O reconhecimento como uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas se tornou ainda mais importante em 2020, um ano em que a imprensa foi posta à prova e reforçou seu valor para a sociedade. Vimos o profissional de jornalismo voltando a ser referência em um cenário de desinformação e turbulência vivida no mundo nos últimos meses. Aqui na Toyota, aproveitamos esse tempo para reforçar ainda mais os laços com esse importante stakeholder e fizemos questão de compartilhar informação sobre a nossa empresa e as atividades que desenvolvemos - tenham sido elas relacionadas à Covid-19 ou não. Estamos orgulhosos com essa conquista, que é de todo o time."
Rafael Borges
Coordenador de Imprensa da Toyota Brasil
"Manter um relacionamento respeitoso e responsável com seus diversos públicos e com a imprensa, sempre foi uma recomendação para as organizações e nos últimos tempos tem se tornado uma exigência. A imprensa é um público de extrema relevância pela sua credibilidade e esse atributo ganha cada vez mais importância. Em um momento que as chamadas fake news adquirem proporções assombrosas, não podemos abrir mão do jornalismo de verdade. A mídia tradicional obedece leis e parâmetros éticos. Checa informações antes de divulga-las e segue como um dos meios mais confiáveis de se informar, formar opinião e se posicionar, seja como cidadão, seja como empresa."
Ana Gabriela Dias Cardoso
Diretora Corporativa de Comunicação e Relações Institucionais da Usiminas
"Conexão. Essa é a palavra de que eu acredito que defina a importância de se comunicar bem, seja com jornalistas, clientes, concessionários, ou qualquer outro público de relacionamento. Esse resultado é fruto de um ciclo estratégico, que envolve planejamento, dedicação, criatividade e, principalmente, confiança. E essa construção vem de longo prazo. Dentro e fora da empresa. Fico feliz e honrada de estar à frente da diretoria de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa na região da América do Sul em um momento tão especial para a Volkswagen. Além da comercialização de veículos, a marca vem expandindo suas fronteiras e está se transformando em uma empresa de tecnologia, oferecendo serviços dentro do carro e soluções de mobilidade. E nós, como time de comunicação, temos um papel fundamental na construção dessa imagem. É um desafio enorme participar essa transição, mas acredito que estamos no caminho certo, pois a digitalização e a proximidade com as pessoas são uma via só de ida."
Priscilla Cortezze
Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen América do Sul
"O nosso foco é estar cada vez mais próximos dos agricultores e a imprensa é um dos canais de comunicação com nossos clientes. Em um ano repleto de desafios para todos, esta conquista reflete a credibilidade da marca junto ao mercado e aos formadores de opinião. Nossa estratégia foi continuar trabalhando para valorizar o legado da agricultura e dos agricultores. Para isso, estivemos juntos com nossos clientes, apesar da distância física imposta pela pandemia. Ficamos mais digitais sem perder a essência do nosso propósito. Continuaremos nos desafiando para pensar em ações de comunicação que agreguem cada vez mais valor aos nossos clientes e que, ao mesmo tempo, contribuam com o legado da nossa agricultura. Este reconhecimento da imprensa brasileira é fruto de muito trabalho, comprometimento e dedicação das equipes de Comunicação da BASF e da Máquina Cohn & Wolfe, nossa parceira desde 2016. Acredito muito no potencial do nosso trabalho para o fortalecimento da imagem e da reputação do nosso negócio Agro."
Maria Braga
Responsável pela Comunicação Externa de Agronegócio da BASF
"A imprensa permite que assuntos complexos sejam compreendidos e interpretados pela sociedade, exercendo papel crucial em uma democracia. Em um contexto em que a informação circula de forma ágil, pautando rapidamente a opinião pública, o relacionamento das organizações com os jornalistas deve ser cumprido com dinamismo, transparência e responsabilidade. Sem isso não são criados laços consistentes e duradouros com os públicos de interesse de uma organização. A Arteris, responsável pela gestão de 3,2 mil quilômetros de rodovias, guia seu trabalho de comunicação nestas premissas e fica muito satisfeita com o reconhecimento dos jornalistas que cobrem suas atividades."
Pablo Solano
Gerente de Comunicação e Marca da Arteris
"O propósito, na minha opinião, é o “porquê”, o sentido de uma atividade. É o que motiva, engaja, gera valor, aproxima uma marca, uma empresa e um negócio dos seus públicos. O alinhamento da estratégia do negócio a um propósito real, quando percebido, é genuíno e está diretamente ligado ao processo virtuoso de reputação de uma empresa ou de uma marca. As mensagens passam a fazer sentido e ser aceitas e maneira natural e fluida."
Roberta Bechelli
Diretora de Comunicação Externa – GPA
"O ano de 2020 foi desafiador para todos. Experimentamos um momento em que tivemos que nos reinventar – como área e como negócio - com muita rapidez e criatividade. E foi durante esse desafio que pudemos confirmar o quanto uma comunicação próxima e transparente é primordial para proporcionar uma relação mais profunda e de confiança. Essa construção conjunta é consequência de um diálogo assertivo e de qualidade, de uma interação coerente e homogênea. A inquietude dos comunicadores faz total diferença na interpretação dos cenários e no alcance de resultados e a área de Comunicação Corporativa será cada vez mais desafiada em termos de agilidade, colaboração e engajamento para as causas da empresa."
Carime Kanbour
Gerente de Comunicação, Marca e Relações Institucionais da Klabin
"Ser reconhecida como umas das Melhores Empresas que se Comunicam com os Jornalistas é, para nós, motivo de grande orgulho. A nossa companhia é feita de pessoas e para pessoas e isso exige a construção de relacionamentos transparentes com todos os públicos e, especialmente, com os jornalistas. São mais de 40 anos que a marca está no Brasil e nada melhor do que contarmos nossas boas notícias a quem procura uma informação de qualidade. Temos uma rede de profissionais dedicada ao contato com a imprensa em todo o país que tem como foco atuar sempre por meio do diálogo e com respeito. Gostaria de deixar um agradecimento especial a todos eles."
Mariana Augusto
Gerente Senior Comunicação Corporativa McDonald’s Brasil
"Não há outro caminho para a construção de uma sociedade forte e democrática se não for com uma imprensa livre. A MRV acredita nisso e respeita a função do jornalista em apurar os fatos e informar a população. Ainda que a tecnologia tenha possibilitado que todos tenham condições de gerar conteúdo por meio das redes sociais, a imprensa continua exercendo um papel determinante na credibilidade da informação. O jornalismo livre e sério será sempre apoiado e respeitado pela companhia."
Simone Maia
Gestora Comunicação | Assessoria de Imprensa | MRV
"A conquista do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas, pelo terceiro ano consecutivo, foi muito comemorada na Nexa. O ano de 2020 foi extremamente desafiador, à medida que a pandemia mudou toda a dinâmica de comunicação com nossos stakeholders. A mineração, por ser uma atividade essencial, seguiu operando e isso nos exigiu reforçarmos a comunicação de nossos protocolos de proteção das pessoas e das comunidades. A imprensa foi uma grande aliada ao esclarecer a população sobre as práticas de cuidado à saúde e sobre as ações da empresa no combate à pandemia. Ao vivermos nesse momento tão crítico, a qualidade da informação prestada pela imprensa reforça a relevância desse serviço nesse momento tão difícil do mundo que vivemos."
Lucila Ribeiro
Global Head de Public Affairs e Comunicação da Nexa Resources
"Transparência, clareza e canais abertos foram os pilares da Comunicação da Unilever em 2020. O momento exigiu respostas rápidas e conteúdos informativos para tranquilizar nossos funcionários, nossos parceiros e a sociedade como um todo, pois precisávamos proteger a saúde e o bem estar das pessoas enquanto continuávamos a abastecer com itens essenciais como produtos de higiene, limpeza e alimentos. A comunicação eficiente impacta diretamente na reputação de uma companhia por ser um canal para a disseminação das ações concretas de uma empresa. Ser uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas em um ano de tantos desafios só nos faz ter a certeza de que estamos no caminho certo para a construção de uma sociedade mais solidária e colaborativa."
Lilian Dorighello
Gerente de Comunicação Externa da Unilever
"A transparência na comunicação das empresas é fundamental e só pode ser alcançada com sucesso quando se constrói um bom relacionamento com a imprensa. Para isso, é preciso manter contato frequente com os jornalistas – sejam eles especializados ou não--, fornecendo informações relevantes e contribuindo para ampliar sua visão e conhecimento do setor em que a empresa está inserida. Essa relação é valiosa para que a marca garanta que suas mensagens sejam transmitidas corretamente ao público final, fortalecendo sua imagem e reputação no mercado. Mas, muito além disso, acredito que esse relacionamento transparente possibilita a construção de um ambiente mais saudável e democrático em todos os sentidos. "
Elisa Prado
Diretora de Comunicação Corporativa
"Em nome de toda a equipe de Comunicação Corporativa e Gestão de Marca da Votorantim Cimentos, agradecemos os votos e a honra de sermos considerados, pelo segundo ano consecutivo, uma das Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas. O ano de 2020, apesar de par, foi ímpar em termos de desafios e aprendizados. Mesmo separados estávamos juntos, unidos graças à tecnologia, à camaradagem e ao espírito de equipe. Esse reconhecimento é mérito de muita gente: nosso time na Votorantim Cimentos, nossas agências parceiras e nossos colegas no Brasil e no exterior, que nos apoiam e seguem firmes conosco na jornada em prol de uma comunicação humana, transparente, assertiva, empática e proativa"
Geraldo Magella
Head de Comunicação Corporativa e Marca da Votorantim Cimentos
"Vivemos numa era em que a reputação é o ativo mais valioso de uma empresa, capaz de valorizar suas ações, de atrair ou afastar os investimentos. No cenário de pandemia, este quadro se intensificou, com interesse cada vez maior da sociedade pelas práticas ambientais, de responsabilidade social e de governança das organizações. Neste contexto, trabalho da área de comunicação – seja na construção de uma agenda positiva de divulgações, alinhada com as mensagens-chaves que a Empresa quer transmitir, seja no cultivo do bom relacionamento com a imprensa – é crucial para dar visibilidade aos grandes projetos, prevenir e mitigar eventuais riscos de imagem e garantir que o público compreenda com clareza a mensagem que uma Companhia quer passar, contribuindo para a valorização de sua marca e dos seus ativos."
Vanessa Vieira
Gestora executiva de Comunicação Externa da EDP no Brasil
"Receber esse reconhecimento de mais de 20 mil jornalistas é, para nós do time de Comunicação Corporativa da CVC, uma conquista memorável, ainda mais em um dos momentos mais cruciais do setor de viagens e da história de 48 anos da companhia. A comunicação que desempenhamos na CVC junto à imprensa ganhou ainda mais destaque no período de pandemia e a indicação deste reconhecimento mostra que premissas que sempre levamos em conta no relacionamento com a imprensa, como transparência, conteúdo relevante, proatividade e agilidade, fizeram ainda mais a diferença. Dado o cenário que 2020 nos trouxe, o dinamismo da imprensa na cobertura dos fatos também exigiu de todo o time Comunicação Corporativa e das equipes de apoio das demais áreas de Comunicação para o Negócio e Comunicação para o Mercado muito sincronismo e visão estratégica e ampliada da Comunicação 360, para engajar todos os stakeholders que o nosso ecossistema mobiliza, sejam jornalistas, acionistas, colaboradores, clientes, franqueados, clientes ou parceiros de negócios."
Priscila Bures
Gerente de Comunicação Corporativa e de Sustentabilidade da CVC
"No atual ambiente social desafiador enfrentado pelo Brasil, ser reconhecida como uma das empresas que melhor se relaciona com a Imprensa é muito relevante para a Rhodia. Nos enche de orgulho e indica que estamos no caminho correto de transmitir de forma transparente e honesta as mensagens que julgamos necessárias para melhor informar a sociedade sobre as atividades e projetos da empresa. É, ao mesmo tempo, um aumento de responsabilidade para todos nós da comunicação no sentido de manter permanentemente abertas as portas da empresa para os nossos públicos de interesse, entre os quais os jornalistas, que são legítimos representantes da opinião pública."
Odete Duarte
Diretora de Comunicação Corporativa do Grupo Solvay na América Latina
"2020 foi o ano que precipitou rupturas, interrompendo a dinâmica social e econômica e ao mesmo tempo emergiu exponencialmente a flexibilidade e adaptabilidade da sociedade e das empresas diante do desafio da Covid19. Neste contexto, acredito que dois indicadores serão cruciais na dinâmica da comunicação corporativa: Como ponto de partida, o Protogonismo, que vai continuar exigindo que as empresas coloquem foco e lente de aumento no engajamento das equipes internas - seus colaboradores, pois eles são os embaixadores desta nova dinâmica social e tecnológica, sem perder de vista toda a cadeia de stakeholders com as quais a empresa interage e que requer diálogos constantes e ações com impactos positivos.. Como segundo item, eu destacaria "A Empatia e poder da escuta" - as empresas terão de continuar se esforçando para gerenciar as narrativas que embasam as suas marcas, dando prioridade para os assuntos que são realmente importantes para a sociedade e que transforam comportamentos. Ou seja, construir narrativas aliadas ao desafio da empatia tendo como premissa "escutar" as necessidades e os anseios da sociedade para que os valores, as crenças e ações da empresa/marca estejam de alguma forma conectadas ou em sintonia com essa "nova ordem""
Gislaine Rossetti
Diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Latam
"Para a TOTVS, o reconhecimento do prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas tem um sabor especial. Primeiro porque, em meio a uma jornada totalmente atípica, a TOTVS precisou se reinventar, criando novas formas de comunicação e, principalmente, novas maneiras de estender a mão - mesmo que de forma virtual - aos 40 mil negócios e empreendedores que temos a honra de ajudar. Esse apoio acontece por meio da tecnologia, que permite a eles inovarem, crescerem, aumentarem sua produtividade e perpetuarem seus negócios. Também foi um ano em que passamos a falar de forma ainda mais genuína com os jornalistas. O cenário de distanciamento não impediu um forte movimento de aproximação com a imprensa. A TOTVS participou de pautas diversas com transparência, promovendo debates e se consolidando como referência em assuntos como transformação digital e simplificação dos negócios. É por isso que a TOTVS segue evoluindo e transformando o Brasil em um país mais produtivo, eficiente e inovador por meio da tecnologia. A TOTVS, mais do que nunca, acredita no Brasil que faz, que vence mesmo em condições tão adversas como as impostas pela pandemia."
Diana Rodrigues
Diretora de marketing da TOTVS
"Pelo segundo ano seguido, jornalistas e estudantes de jornalismo escolheram a Shell Brasil como uma das empresas que melhor se comunicam com os jornalistas. Para nós, esta honra veio no ano mais desafiador de nossas vidas profissionais, em particular para quem o trabalho diário depende tanto das relações humanas e do olho no olho. Como jornalista de formação, receber este prêmio é mais especial, porque este reconhecimento vem de nossos pares “do outro lado do balcão”. Agradeço em nome do time de comunicação da Shell Brasil e divido este prêmio com os porta-vozes da nossa companhia, fundamentais para a implementação de nossa estratégia de comunicação."
Guilherme Monsanto da Rocha
Gerente de Relações com a Imprensa
"Quero destacar duas tendências para este ano. Na verdade são tendências que já vêm numa trajetória crescente e agora vão se consolidando. Quero destacar que nesse ano se fortalecer a estratégia de nano-influenciadores como representativos para as campanhas de marcas nas redes sociais. Os consumidores estão percebendo quando há consistência ou não nas campanhas digitais. Em segundo, e em um tema bem diferente, ressalto que será o ano de separar o joio do trigo em ESG. Todo mundo despertou para o tema durante a pandemia e saiu comunicando que faz isso ou aquilo. Mas o mercado agora vai verificar o que é de fato real, tem ‘hedge’ ou é apenas marketing. E as empresas serão cobradas por isso. O consumidor está mais exigente na compra: quer produtos que atendam às suas necessidades, mas também a seus propósitos. E o mercado financeiro também já amadurecido para este ponto. Eis que entra o Enviromental, Social & Governance de verdade."
Alessandra Ber
Head de PR – TIM Brasil
"2020 foi um ano sem precedentes. Um ano em que o planejamento foi revisto e a Comunicação Corporativa ganhou o seu merecido protagonismo estratégico. Foi o nosso ano. O Ano da Comunicacao Corporativa! O olhar para as pessoas, para os nossos consumidores e para a sociedade se fez ainda mais humano e um comitê de crise estabelecido logo no início da pandemia agilizou as tomadas de decisões sempre colocando as pessoas e a sociedade no centro. E com isso, a imprensa foi fundamental para trazer histórias reais de como as marcas estavam sendo impactadas e, ao mesmo tempo, estavam contribuindo, de verdade, a partir do seu propósito. O fato da Electrolux ter sido prestigiada como uma das Empresas que Melhor se Comunicam com os Jornalistas nos dá mais energia e foco para continuarmos construindo relações fortes e diálogos transparentes com os nossos públicos-alvo. Fico feliz e honrada de levar este prêmio à Electrolux, a marca que hoje é líder no segmento de eletrodomésticos do Brasil."
Sheila Pessoa
Gerente de Comunicação Corporativa da Electrolux para América Latina