Troféu 8º Edição
Teatro Ciee
Teatro Ciee
Marcelo Do Ó, mestre de Cerimônias
Márcio Cardial, publisher da plataforma Negócios da Comunicação
Convidados
Convidados
Bayer (Agricultura) – Ana de Magalhães, editora da Harvard Business Review Brasil, entrega troféu para Aline Pasetchny, coordenadora de Comunicação e para Renan Magalhães , coordenador de Comunicação da Bayer
Monsanto (Agricultura) – Ana de Magalhães , editora da Harvard Business Review Brasil, entrega troféu na categoria Agricultura a Monsanto, representada por Catharina Pires, gerente de Relações Públicas e gerenciamento de crises
Syngenta (Agricultura) – Ana de Magalhães, editora da Harvard Business Review Brasil, entrega troféu para as representantes da Syngenta, Fabiana Trebilcock, gerente de Comunicação Externa , Marina Duarte , analista de Comunicação Externa e Ailane Roma, estagiária de Comunicação Externa
Coca Cola (Alimentos e Bebidas) – Jovanka de Genova, head de marketing da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE, entrega troféu na categoria Alimentos e Bebidas a Coca Cola, representada por Helena Bertho , Communications Manager
Heineken (Alimentos e Bebidas) – Maria Fernanda, coordenadora de Comunicação Corporativa, Marília Borges, coordenadora de Comunicação Corporativa e Fernanda Castejón, gerente SR de Comunicação Corporativa, representantes da Heineken recebem o troféu das mãos de Jovanka de Genova ,head de marketing da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – ABERJE
Nissan (Automotivo) – Paulo Campo Grande, editor da revista 4 Rodas entrega troféu para Alexandre Carvalho , coordenador de Comunicação e para Mila Poli, gerente de Comunicação Corporativa da Nissan
Toyota (Automotivo) – Paulo Campo Grande, editor da revista 4 Rodas entrega prêmio para os representantes da Toyota do Brasil, Otacílio do Nascimento, Relações Públicas e Anderson Suzuki, Gerente de Comunicação e Imprensa
Volkswagen ( Automotivo) – Renato Acciarto, gerente de Imprensa Corporativa e Fernando Campoi, gerente de Imprensa Produto da Volkswagen, receberam o troféu na categoria Automotivo das mãos de Paulo Campo Grande, editor da revista 4 Rodas
Faber-Castell (Base Floresta) – Marcelo Sales Vecchi, gerente de comunicação da Faber-Castell recebe prêmio das mãos de Angélica Consiglio – CEO da Planin
Klabin (Base Florestal) – Carime Kanbour, gerente de Comunicação, Responsabilidade Social e Relações Institucionais, e Bruna Bernordi, coordenadora de Comunicação e Relações Institucionais, representantes da Klabin e Juliana Onofri, e Alcione Cavalcante, ambas consultoras da In Press Porter Novelli, recebem prêmio das mãos de Angélica Consiglio – CEO da Planin
Suzano (Base Florestal) – Allan Fernandes, analista de Comunicação, Glaucia Dias,coordenadora de Comunicação, Marcela Porto,gerente Executiva de Gestão da Comunicação, Talita Sato,gerente de Gestão da Comunicação e André Magnabosco, consultor de Comunicação, todos representantes da Suzano recebem o prêmio das mãos da Angélica Consiglio – CEO da Planin
Atlas Schindler (Bens de Capital) – Carlos Augusto Junior, diretor de Pessoas e Comunicação representante da Atlas Schindler recebe troféu na categoria Bens de Capital das mãos de Ivo Ribeiro, editor do Valor Econômico
GE (Bens de Capital) – Ivo Ribeiro, editor do Valor Econômico entrega troféu para o representante da GE, Filipe Xavier, líder de Comunicação Sênior da América Latina da empresa
Schneider Electric (Bens de Capital) – Ivo Ribeiro, editor do Valor Econômico entrega troféu para Flávia Goldenberg, gerente de Comunicação Externa, Maíra de Mello, gerente de Comunicação e Marketing e Carolina Carvalho , especialista de Comunicação e Marketing da representantes da Schneider Electric
Atvos (Biocombustível Energia Alternativa) – Ivo Ribeiro, editor do Valor Econômico, entrega prêmio para Amanda Cardoso ,analista de Comunicação Externa e Guilherme Bourroul, gerente de Comunicação Externa da Atvos
CPFL Renováveis (Biocombustível Energia Alternativa) – Ivo Ribeiro, editor do Valor Econômico entrega prêmio para os representantes da CPFL Renováveis, Fernando Mano, diretor Presidente e para Josy Alves, coordenadora de Comunicação, e Soraia Ascari, diretora de Atendimento da RP1 Comunicação Inteligente e de Resultados
Tereos (Biocombustível Energia Alternativa) – Silvio Moura, executivo de Atendimento CDI recebeu pela Tereos
Corinthians (Clubes Esportivos) – Edna Murad, Vice Presidente do Corinthians e Josiane Angélica, assessora de Imprensa recebem o troféu pelas mãos do Marcelo Do Ó
Palmeiras (Clubes Esportivos) – Felipe Krüger , Luan de Sousa , ambos assessores e Jeferson Yassuda, diretor de Comunicação do Palmeiras , recebem prêmio na categoria Clubes Esportivos
São Paulo (Clubes Esportivos) – Juca Pacheco, supervisor de Comunicação e Fernando Faro, assessor de Imprensa do São Paulo , recebem o troféu também na categoria Clubes Esportivos das mãos do Marcelo Do Ó
Cyrela (Construção Civil) – Beatriz Imenes, vice Presidente da Planin entrega prêmio para o representante da Cyrela Felipe Cunha, diretor de Incorporação e Marketing
MRV Engenharia (Construção Civil) – Beatriz Imenes, vice-presidente da Planin, entrega prêmio para MRV Engenharia representada por Simone Maia Caetano e Daniel Simonetti, gestores de comunicação da companhia
Grupo Boticário (Cosméticos) – Cibele Anjos, diretora do núcleo de Consumo da IN Press Porter Novelli e Rafaela Prieto , analista de Comunicação do Grupo Boticário, recebeu troféu das mão da Fernanda Genivene, gerente de Marketing da AACD, na categoria Cosméticos
Grupo Hinode (Cosméticos) – Mirella Mentone , jornalista e RP do Grupo Hinode, recebeu prêmio também na categoria Cosméticos
Natura (Cosméticos) – Michel Blanco , gerente de Relações com a Mídia da Natura na categoria Cosméticos recebeu o troféu das mãos da Fernanda Genivene, gerente de Marketing da AACD
Instituto Olga Kos – Silvia Liz, responsável do Departamento de Artes do Instituto Olga Kos e as crianças participantes Vinícius Alves e Mônica Rocha entregaram o troféu na categoria Educação
Dom Bosco by Pearson (Educação) – Bruno Sisdelli, assessor e Bruna Mello Torres , diretora de Corporate Affairs do Dom Bosco by Pearson
FGV (Educação) – Rui Santos, assessor de Imprensa e Marise Lemos de Carvalho Sousa, gerente de Comunicação, ambos da FGV recebeu o prêmio na categoria Educação
Kroton (Educação) – Nádia Zarour Barua, coordenadora de PR e Social Media da Kroton Mariane Pinho , executiva de atendimento sênior da agência Weber Shandwick e Hélio Muniz, Diretor de Marca e Comunicação da Kroton, recebeu o prêmio na categoria Educação
Philips (Eletroeletrônico) – Mariana Ribeiro, marketing e Comunicação da Philips Brasil e Isabela Kopke ,diretora da Agência FleishmanHillard, recebeu o troféu das mãos do Cléber Martins, diretor Geral da Llorente & Cuenca, na categoria Eletroeletrônico
Samsung (Eletroeletrônico) – Representante da Samsung Venicius Gonçalves, gerente de Relações Públicas, Manuella Foz , Érica Rizzi, ambas da Ogilvy PR
Whirlpool (Eletroeletrônico) – Armando Ennes do Valle Junior, vice-Presidente Whirlpool Latin America, e Adriane Soares, gerente sênior gerente sênior de comunicação institucional da Whirlpool Latin America recebem o troféu das mãos do Cléber Martins, diretor Geral da Llorente & Cuenca
Eletropaulo (Energia Elétrica) – Elaine Cotta, gerente de atendimento da In Press, Simone Scarchof, analista de comunicação da Eletropaulo, Aline Hidalgo, gerente de comunicação da Eletropaulo, Janaína Ribeiro, analista de comunicação da Eletropaulo
Energisa ( Energia Elétrica) – Glauco Figueiredo, gerente de Comunicação da Energisa Sul-Sudeste, Paula Dias,especialista de Comunicação Institucional e Imprensa, Jordana Garcia, gerente Corporativa de Comunicação e Marketing, Andreia Araújo, analista de Comunicação (Energisa Mato Grosso do Sul), Lane Oliveira, analista de Comunicação (Energisa Sergipe) Alexandre Melo, analista de Comunicação (Energisa Paraíba) e André Brito, analista de Comunicação (Energisa Sergipe), recebeu o prêmio das mãos do Rodrigo Pinotti, managing Director da JeffreyGroup
Neoenergia (Energia Elétrica) – Rodrigo Pinotti, managing Director da JeffreyGroup entrega prêmio para os representantes da Neoenergia, Alexandre Medeiros, gerente de Imprensa e Produção de Conteúdo e Marcus de Barros , superintendente de Comunicação Externa
Apeoesp (Entidades de Classe) – Apeoesp representada por Roberto Guido, secretário de Comunicação e Rosana Inácio, assessora de Imprensa, recebem o troféu na categoria Entidades de Classe
CNI (Entidades de Classe) – Márcio Cardial, publisher da plataforma Negócios da Comunicação, entrega prêmio para Carlos Alberto Nogueira Pires, diretor da CNI São Paulo
Fiesp (Entidades de Classe) – Rose Matuck , gerente de Imprensa representante da Fiesp
Bayer (Farmacêutico) – Lígia Favoretto, editora Chefe do Guia da Farmácia, entrega prêmio para a representante da Bayer, Larissa Battistini, coordenador de Comunicação
Pfizer (Farmacêutico) – Camila Damato , gerente de Comunicação Externa e Nice Souza, coordenadora de Comunicação representantes da Pfizer
Eurofarma (Farmacêutico) – Márcio Cardial, publisher da Negócios da Comunicação, entrega o troféu para Silvia Marconato, Gerente de Comunicação Corporativa e Michele Gennaro da Comunicação da Eurofarma
Banco do Brasil (Financeiro) – José Paulo Kupfer, jornalista e colunista do Poder 360 e do Portal Estadão, entrega troféu para o representante do Banco do Brasil, Sergio Freire, gerente de Soluções
Itaú (Financeiro) – Ana Paula Daud, gerente de Comunicação Corporativa e Relações Públicas no Itaú Unibanco
Santander ( Financeiro) – José Paulo Kupfer, jornalista e colunista do Poder 360 e do Portal Estadão, entrega prêmio para Clau Duarte, diretora de Comunicação Externa, e para Dariela Assumpção, Vanessa Correia, André Siqueira e Humberto Siqueira da assessoria de imprensa do Santander
Johnson & Johnson (Higiene e Limpeza) – Carlos Henrique Carvalho, Presidente Executivo da Associação Brasileira das Agências de Comunicação – ABRACOM , entrega prêmio para Ana Carolina Scavazzini , gerente de Comunicação, Roberta Catani, head de Comunicação América Latina, Carolina De Felice, analista Sênior de Comunicação e Lia Mara Sacon, diretora FleishmanHillard Brasil
Arteris (Logística e Transporte) – Guilherme Giannico , analista de Comunicação, Pablo Solano , coordenador de Comunicação e Marketing e Alessandra Silva de Vasconcelos , diretoria de Comunicação, Marketing e Sustentabilidade, representantes da Arteris recebem prêmio pelas mãos de Gumae Carvalho, editor da Melhor Gestão de Pessoas
GRU Airport ( Logística e Transporte) – Gumae Carvalho, editor da Melhor Gestão de Pessoas, entrega prêmio para a Carlos Lima, responsável pela comunicação externa, e sua equipe do GRU Airport
Latam Airlines ( Logística e Transporte) – Gumae Carvalho, editor da Melhor Gestão de Pessoas entrega prêmio para Cleber Martins, diretor geral da Llorente y Cuenca, Bruno Espinoza, assessor de Comunicação da LATAM Airlines Brasil, Silvia Vasconcelos, assessora de imprensa da Llorente y Cuenca, Gislaine Rossetti, diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Airlines Brasil, Adriana Stadella, consultora de comunicação da LATAM Airlines Brasil, Erica Arruda, gerente de comunicação da Llorente y Cuenca, Juliana Baptista, assessora de comunicação da LATAM Airlines Brasil, Richard Selestrino, assessor de imprensa da Llorente y Cuenca
Anglo American (Mineração) – Sérgio de Oliveira , diretor e Fundador da Signus Editora, entrega prêmio para representante da Anglo American, Mariana Rosa, gerente de Comunicação
Nexa (Mineração)- Camila Marquesin, gerente de Comunicação recebe prêmio pela Nexa
Vale (Mineração) – Júlio Gama, diretor de Comunicação, Fátima Cristina dos Santos, gerente de Relacionamento com Imprensa e Guilherme Scarance , gerente de Comunicação, recebem prêmio pela Vale na categoria Mineração
Marisa (Moda) – Alexandre Gibotti, diretor Executivo Nacional da Associação Brasileira de Agências de Publicidade – ABAP, entrega prêmio para Barbara Miklasevicius , gerente de Marketing da representante da Marisa
BRF (Pecuária) – Lívia Hormigo, diretora de Comunicação da Máquina Cohn & Wolfe e Miguel Jimenez, gerente de Comunicação Corporativa da BRF recebem prêmio das mãos de Fernanda Dabori, presidente da Advice Comunicação Corporativa
Cargill (Pecuária) – Fernanda Dabori , Presidente da Advice Comunicação Corporativa, entrega prêmio para os representantes da Cargill, Allan Victor Siqueira Baptista, analista de Comunicação, Luciane Reis, diretora de Comunicação, Lívia Maria de Souza, analista de Comunicação Sênior e para Bárbara Doné Anacleto, analista de Comunicação
JBS (Pecuária) – Luís Otávio Marques, analista de Comunicação Sênior e Patrícia Kamel, analista de Comunicação Externa, recebem troféu pela JBS das mãos da Fernanda Dabori ,Presidente da Advice Comunicação Corporativa
Comgás (Petróleo e Gás) – Marco Antonio Sabino, consultor, entrega prêmio para a Comgás, representada por Luiza Menge de Carvalho, gerente de Comunicação
Copagaz (Petróleo e Gás) – Marco Antonio Sabino entrega troféu para a Copagaz, representada por Marcella Guimarães, coordenadora de Marketing, Stephan Freiberger, analista de Marketing e Joseph Dana , assessor de Imprensa
Petrobrás (Petróleo e Gás) – Larissa Clarindo , gerente setorial de Imprensa. recebe prêmio pela Petrobrás
Basf (Química e Petroquímica) – Maria Célia Furtado, diretora Executiva da Associação Nacional dos Editores de revistas – ANER, entrega prêmio para a representante da Basf, Maria Braga, consultora de Comunicação Corporativa
Braskem (Química e Petroquímica) – Rodrigo Uchoa, gerente de Comunicação Externa e equipe Braskem, receberam o prêmio das mãos de Maria Célia Furtado, diretora Executiva da Associação Nacional dos Editores de revistas –ANER
Rhodia – Solvay (Química e Petroquímica) – Maria Célia Furtado, diretora Executiva da Associação Nacional dos Editores de revistas – ANER entrega para prêmio para Rhodia, representada por Odete Duarte, diretora de Comunicação, Luciane Nogueira, gerente de Comunicação, e Roberto Custódio, assessor de Imprensa
Aegea (Saneamento) – Fernanda Lara, CEO e Fundadora do I’M Press, entrega prêmio para as representantes da Aegea, Fernanda Abdo Saad, gerente de Comunicação e Relações Públicas e equipe
BRK Ambiental (Saneamento) – Elton Frederick , coordenador de Comunicação e Juliana Calsa, gerente de Comunicação, recebem prêmio pela BRK Ambiental , entregue por Fernanda Lara, CEO e Fundadora do I’M Press
Grupo Águas do Brasil (Saneamento) – Fernanda Lara, CEO e Fundadora do I’M Press entrega prêmio para Flávia Risso de Oliveira Melo, superintendente de Comunicação do Grupo Águas do Brasil
Grupo Fleury (Saúde) – Márcio Cavalieri, CEO da Rma Comunicação, entrega troféu para William Malfatti, diretor de Comunicação, Relações Institucionais e Relacionamento com clientes, e Marcelo de Andrade, gerente de Comunicação do Grupo Fleury e Mariana Bertolini, gerente Executiva da A4&HOLOFOTE Comunicação.
Roche (Sáude) – Cristiane Barbieri, especialista em Comunicação e Amanda Alberola, gerente de comunicação corporativa da Roche, recebem prêmio na categoria Saúde
Sanofi (Saúde) – Neila Lopes, gerente de Comunicação, Daniela Campos, analista de Comunicação e Luciana Miranda , gerente de Comunicação da Sanofi
Caixa Seguradora (Seguros) – Márcio Cardial, publisher e Diretor Geral da Negócios da Comunicação, entrega prêmio para Lucas Mesquita e Lauro Aires, assessores de Imprensa Caixa Seguradora
Sulamérica (Seguros) – Márcio Cardial, publisher e Diretor Geral da Negócios da Comunicação entrega prêmio para Carlos Alberto Trindade, Vice-presidente de Estratégia e Marketing e Solange Guimarães, superintendente de Comunicação Institucional e de Relações com a Imprensa Sulamérica e equipe
Tokio Marine Seguradora (Seguros) – Priscila Fernandes, gerente de Marketing Cátia Santana, especialista de Marketing e Flávio Otsuka, Superintendente de Estratégia de Crescimento e Marketing
Arcelormittal (Siderurgia e Metalurgia) – Renato Piccinin, da Agência A2AD, entrega prêmio para Luís Gustavo Pracchia, especialista de Marketing
Gerdau (Siderurgia e Metalurgia) – Renato Gasparetto Jr, diretor de Assuntos Institucionais, Comunicação e Responsabilidade Social, Ana Paula Camargo, especialista em Comunicação, Lucila Ribeiro Cestariolo, gerente Corporativa de Comunicação e Assuntos Institucionais
Usiminas (Siderurgia e Metalurgia) – Valéria Allegrini, diretora da LVBA Comunicação, Ana Paula Doné, assessora de imprensa LVBA, Marcone Andrade, assessor de imprensa Usiminas, Ana Gabriela Cardoso, gerente geral de Comunicação Corporativa Usiminas e Gisele Lorenzetti, diretora geral da LVBA, receberam prêmio das mãos do Renato Piccinin da Agência A2AD
Google (Tecnologia da Informação) – Márcio Cardial , publisher e Diretor Geral da Negócios da Comunicação entrega prêmio para Rafael Corrêa, head de Comunicação do Google Brazil
Stefanini ( Tecnologia da Informação) – Eliezer da Silveira Filho, CMO da Stefanini Latam, Joseane Lehr Janner, coordenadora de marketing, Debora Freire, diretora, Luciana Abritta, diretora, Eline Menezes, assessora de imprensa e Vera Aranha, assessora de imprensa
Totvs (Tecnologia da Informação) – Aline Rivas Gomes, coordenadora de Marketing, Diana Dias Rodrigues , diretora de Marketing e Aline D’ Adonay Alves, analista de Marketing, recebem prêmio na categoria Tecnologia da Informação
Embratel (Telecomunicações) – Daltro Martins, Presidente da Abradi São Paulo e Vice Presidente da Abradi Nacional, entrega prêmio para – Flora Penido, gerente de comunicação da Embratel e Angélica Consiglio, CEO da PLANIN
TIM (Telecomunicações) – Sheyla Modesto, relações com Imprensa e Janaína Finardi, Manager – Weber Shandwick Brasil, recebem prêmio das mãos de Daltro Martins, presidente da Abradi São Paulo e Vice Presidente da Abradi Nacional
VIVO ( Telecomunicações) – Daltro Martins, presidente da Abradi São Paulo e Vice Presidente da Abradi Nacional entrega prêmio para Elisa Prado, diretora de Comunicação Corporativa e sua equipe de Comunicação da Vivo
Accor (Turismo e Hotelaria) – Alfredo Nastari , publisher da Scientific American Brasil e China Hoje, entrega prêmio para Izabella Sant’Anna, gerente de Comunicação América do Sul
CVC (Turismo e Hotelaria) – Fabiana de Andrade Carneiro e Fernanda Pajares Martins assessoras de Imprensa CVC, recebem prêmio das mãos de Alfredo Nastari , publisher da Scientific American Brasil e China Hoje
Vila Galé (Turismo e Hotelaria) – Jéssica Michellin, gerente de Comunicação da Vila Galé recebe troféu pela categoria Turismo e Hotelaria
Ford (Varejo e Atacado) – Camila Srougi, apresentadora do Isto É ao vivo – O jornal Diário da revista Isto É, entrega troféu para Pamela Paiffer, gerente de Imprensa Especializada , e para Roberta Madke, gerente de Comunicação Corporativa Ford América do Sul
Mercedes-Benz (Varejo e Atacado) – Aline Dias e Suzana Vieira, analistas de Comunicação da Mercedes-Benz , recebem o prêmio das mãos de Camila Srougi, apresentadora do Isto É ao vivo – O jornal Diário da revista Isto É
McDonald’s (Varejo e Atacado) – Mariana Augusto, gerente de Comunicação Corporativa, David Grinberg, diretor de Comunicação Corporativa e Leandro Lima, gerente de Comunicação Corporativa, recebem prêmio na categoria Varejo e Atacado
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br
www.gersonpaes.com.br

Acessibilidade

Modos de acessibilidade

Modo de segurança para epilepsia
Atenua a cor e remove os intermitentes
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.

Dicionário online

    Experiência legível

    Dimensionamento de conteúdo
    Padrão
    Ampliador de Texto
    Fonte legível
    Dislexia amigável
    Destacar títulos
    Destacar links
    Tamanho da fonte
    Padrão
    Altura da linha
    Padrão
    Espaçamento entre Letras
    Padrão
    Esquerda alinhada
    Alinhado ao Centro
    Alinhado à Direita

    Experiência visualmente agradável

    Contraste Escuro
    Contraste de luz
    Monocromático
    Alto contraste
    Alta saturação
    Baixa saturação
    Ajuste as cores do texto
    Ajuste as cores do título
    Ajustar cores de fundo

    Orientação Fácil

    Sons silenciados
    Esconder Imagens
    Teclado virtual
    Guia de leitura
    Parar animações
    Máscara de leitura
    Hover em destaque
    Destaque o Foco
    Big Dark Cursor
    Big Light Cursor
    Cognitive Reading
    Teclas de Navegação
    Voice Navigation

    Portal da Comunicação

    Declaração de Acessibilidade

    portaldacomunicacao.com.br 03/07/2025

    Status de conformidade

    Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais. Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais. Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados ​​por usuários cegos e para funções do teclado usados ​​por pessoas com deficiência motora. Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email webmaster@portaldacomunicacao.com.br

    Leitor de tela e navegação por teclado

    Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site. Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código: 1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site. Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis ​​(ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros. Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres). Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA. 2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado. Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter. Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado. O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Perfis de deficiência com suporte em nosso site

    Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas. Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros. Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade. Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações. Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele. Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.

    Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade

    Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais. Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes. Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS. Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados. Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente. Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros. Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.

    Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva

    Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível. Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.

    Notas, comentários e feedback

    Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis. Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com webmaster@portaldacomunicacao.com.br
    Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.