Prêmio Empresas 2016 – Troféus preparados para os vencedores
Coquetel – Márcio Cardial, publisher da Revista Negócios da Comunicação, recepciona Raul Nogueira Filho e a equipe do Grandes Nomes da Propaganda
Coquetel – Roberto Muller, Publisher da revista Havard Business Review Brasil, e Gumae Carvalho, editor da revista Melhor- Gestão de Pessoas
Coquetel – Convidados esperam a hora da premiação
Coquetel – Lídia Andreatta, gerente de relações institucionais do Laboratório Cristália, Odilon Costa, diretor de relacionamento institucional do Laboratório e Raphael Salomão, repórter da revista Globo Rural
Coquetel – Convidados interagem durante a pré-entrega
Cerimônia de entrega – Convidados esperam a hora da premiação
Cerimônia de premiação – Teatro do Ciee foi o palco da entrega dos Prêmios na 6a edição do Prêmio Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas
Cerimônia da premiação – Marcelo do Ó, mestre de cerimônias do Prêmio, dá início ao evento
Cerimônia de Premiação – Márcio Cardial, publisher da Revista Negócios da Comunicação, faz o seu discurso de abertura
Cerimônia de Premiação – Paulo Nassar, diretor presidente da Aberje, faz discurso de agradecimento pela homenagem e reconhecimento de “Comunicador do Ano”
Cerimônia de Premiação – Paulo Nassar recebe a homenagem das mãos de Gislaine Rossetti, diretora de assuntos corporativos da LATAM
Financeiro – Márcio Cardial, publisher da Revista Negócios da Comunicação, entrega para Carolina Short, Gerente de Comunicação da Cielo
Financeiro – Márcio Cardial, publisher da Revista Negócios da Comunicação, entrega o prêmio para Clau Duarte, superintendente executiva de comunicação externa do Santander
Financeiro – Márcio Cardial, publisher da Revista Negócios da Comunicação, entrega o prêmio para Marco Túlio Bretas, gerente executivo da unidade de assessoria de imprensa do Banco do Brasil
Seguros – Kelly Lubiato, diretora de redação da Revista Apólice, entrega para Lauro Maranhão Aires Neto, assessor de imprensa da Caixa Seguros
Seguros – Kelly Lubiato, diretora de redação da Revista Apólice, entrega o prêmio para Arthur Farme D’Amoed Neto, Vice-Presidente da SulAmérica
Seguros – Kelly Lubiato, diretora de redação da Revista Apólice, entrega o prêmio para Flavio Otsuka de Castro, superintendente de estratégia de crescimento e marketing, Elaine Salles, coordenadora
Agroindústria da Carne – Raphael Salomão, repórter da revista Globo Rural, entrega o prêmio para Paula Pedrão, diretora de comunicação corporativa da JBS
Agropecuária – Raphael Salomão, repórter da revista Globo Rural, entrega o prêmio para Renan Magalhães, coordenador de comunicação da Bayer
Agropecuária – Raphael Salomão, repórter da revista Globo Rural, entrega o prêmio para Carolina Avelar, coordenadora de comunicação da Bunge e Aline Brandi, Bárbara Crivelaro assessoras de imprensa da Bunge
Agropecuária – Raphael Salomão, repórter da revista Globo Rural, entrega o prêmio para Catharina Pires, gerente de assuntos corporativos da Monsanto e Yeska Nakamura , Camila Gonzaga assessoras de imprensa da Monsanto
Alimentos e Bebidas – Carina Almeida, CEO da Agência Textual, entrega o prêmio para Maria Fernanda Delmas, diretora de comunicação Corporativa da Coca-Cola
Alimentos e Bebidas – Carina Almeida, CEO da Agência Textual, entrega o prêmio para Silvia Regina Gonçalves Pereira, gerente de comunicação Corporativa da Brasil Kirin
Alimentos e Bebidas – Carina Almeida, CEO da Agência Textual, entrega o prêmio para Emerson Neves, Coordenador de Comunicação Corporativa do Grupo Petrópolis
Atacado – Hamilton do Santos, diretor geral da Aberje, entrega o prêmio para Jorge Florêncio Ribeiro Neto, executivo de comunicação e marketing da Cooxupé
Atacado – Hamilton do Santos, diretor geral da Aberje, entrega o prêmio para Lilian Piraine Laranja, gerente de imprensa e comunicação interna da Petrobras Distribuidora
Atacado – Hamilton do Santos, diretor geral da Aberje, entrega o prêmio para Christian Montresor, gerente de comunicação da Ultra
Automotivo – Paulo Campo Grande, editor da revista Quatro Rodas, entrega para Rogério Alves Louro, gerente de comunicação da Nissan
Automotivo – Paulo Campo Grande, editor da revista Quatro Rodas, entrega o prêmio para Anderson Suzuki, gerente geral de comunicação da Toyota e Rodrigo Barnabé, relações públicas da Toyota
Automotivo – Paulo Campo Grande, editor da revista Quatro Rodas, entrega o prêmio para Fabiano Severo, especialista em Imprensa Produto; Fernando Campoi, gerente de Imprensa Produto; Ricardo Júlio, gestor de Comunicação Interna; André Senador, diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa; Renato Acciarto, gerente de Imprensa Corporativa da volkswagen
Bens de Capital – Gumae Carvalho, editor da revista Melhor, entrega o prêmio para Marici Santos, diretora de instalações existentes e modernizações da Atlas Schindler, Lucas Guido, analista de marketing e Mercedes Brandão, supervisora de marketing da Atlas Schindler
Bens de Capital – Gumae Carvalho, editor da revista Melhor, entrega o prêmio para Filipe Xavier, líder de relações com a mídia da GE
Biocombustível e Energia Alternativa – Helen Vieira, diretora da agência A2ad, entrega o prêmio para Guilherme Bourroul, comunicação externa na Odebrecht Agroindustrial
Biocombustível e Energia Alternativa – Helen Vieira, diretora da agência A2ad, entrega o prêmio para Katerine do Amaral, diretora de gente e gestão da Renova Energia
Calçados e Artigos de Couro – Franz Max Huet Vacek, superintendente de jornalismo e esportes da RedeTV, entrega o prêmio para Natasha Oliveira, Coordenadora de Marketing da Arezzo
Calçados e Artigos de Couro – Franz Max Huet Vacek, superintendente de jornalismo e esportes da RedeTV, entrega o prêmio para Felix Ximenes, diretor de comunicação da Nike do Brasil
Construção Civil – Franz Max Huet Vacek, superintendente de jornalismo e esportes da RedeTV, entrega o prêmio para Karen Watanabe, head comunicação corporativa da AkzoNobel
Construção Civil – Franz Max Huet, superintendente de jornalismo e esportes da RedeTV, entrega o prêmio para Bianca Vargas e Tânia Belickas, gestoras executivas de relacionamentos com clientes e comunicação da MRV
Construção Civil – Franz Max Huet, entrega o prêmio na categoria para Malú Weber, gerente geral global de comunicação corporativa & marca institucional da Votorantim Cimentos e Melissa Domenich Bianchi, Coordenador de Comunicação externa institucional, Mariana Conde Sekeres, estagiária de Comunicação externa institucional da Votorantim Cimentos
Cosméticos – Aûni Cusma de Paula, publisher da revista Atualidade Cosmética, entrega para Brian Drummond, gerente de marketing da Mahogany e Erick Costa , Analista de Marketing da Mahogany, Soraia Ascari, Diretora de atendimento RP1, Ana Paula Deodato, Executiva de Atendimento RP1
Cosméticos – Aûni Cusma de Paula, entrega o prêmio para Fernanda Campioni, gerente de comunicação corporativa e relações públicas da Mary Kay e Arthur Ginder, especialista de comunicação corporativa, Mariana Marquezini, especialista de comunicação corporativa da Mary Kay
Cosméticos – Aûni Cusma de Paula, publisher da revista Atualidade Cosmética, entrega o prêmio para Marcelo Behar, diretor de assuntos corporativos da Natura e Michel Blanco, Gerente de Relações com a Mídia da Natura
Educação – Rubem Barros, editor da revista Educação, entrega o prêmio para José Francisco Queiroz, VP de Marketing da ESPM e Eduardo Motta, Gerente Nacional de Marketing, Regina Lima Assessora de Imprensa da ESPM
Educação – Rubem Barros, editor da revista Educação, entrega o prêmio para Rita Fontanês, gerente de comunicação corporativa da Fundação Dom Cabral e Leandro Bornacki, Diretor Atendimento do MSL Group Andreoli
Educação – Rubem Barros, editor da revista Educação, entrega o prêmio para Lucas Guilherme Ambrósio de Lima, gerente de comunicação institucional da Kroton
Eletroeletrônico – Bruno Micali, redator dos sites TecMundo e TecMundo Games, entrega o prêmio para Sammy Schlesinger, gerente de marketing e comunicação da Philips Brasil
Eletroeletrônico – Bruno Micali, redator dos sites TecMundo e TecMundo Games, entrega o prêmio para Mario Laffitte, vice-presidente de marketing e assuntos institucionais da Samsung América Latina e Mariana Maciel , Supervisora de Relações Públicas, Ana Carolina Silvestre, Gerente de Relações Públicas da Samsung América Latina
Eletroeletrônico – Bruno Micali, redator dos sites TecMundo e TecMundo Games, entrega o prêmio para Beatriz Rigorfi, assessora de imprensa da Sony
Energia Elétrica – Marco Sabino, presidente da Agência LLorent & Cuenca, entrega o prêmio para Jordana Garcia, gerente de comunicação e marketing da Energisa e Flávia Rêgo, Especialista de Comunicação Institucional e Imprensa da Energisa
Energia Elétrica – Marco Sabino, presidente da Agência LLorent & Cuenca, entrega o prêmio para Sylvio Harb, consultor de comercialização de energia da Engie Brasil Energia
Energia Elétrica – Marco Sabino, entrega o prêmio para Paulo Camillo Vargas Penna, vice-presidente de relações institucionais, comunicação e sustentabilidade do Grupo AES Brasil e Raísa Kamaura, Analista Sênior de Marca, Simone Scarchof, Analista Sênior de relacionamento com a imprensa, Mirla Prieto, Gerente de relacionamento com a imprensa e gestão da marca da AES Brasil e Guilherme Revitto , Analista, Aline Tolentino, Gerente de relacionamento e Natália Baggio, Analista da in Press Porter Novelli
Farmacêutico – Márcio Cardial, publisher da Revista Negócios da Comunicação, entrega o prêmio para Renan Magalhães, coordenador de comunicação da Bayer
Farmacêutico – Márcio Cardial, publisher da Revista Negócios da Comunicação, entrega o prêmio para Odilon Costa, diretor de relacionamento institucional do Laboratório Cristália e Lidia Andreatta, Gerente de Comunicação e Relações Institucionais do do Laboratório Cristália.
Farmacêutico – Márcio Cardial, publisher da Revista Negócios da Comunicação, entrega o prêmio para Cristiane Santos, gerente sênior de comunicação corporativa da Pfizer e Luciana Sobral, Gerente de Comunicação Externa, Mariana Lima, Coordenadora de Comunicação, Milena Ramos, Coordenadora de Responsabilidade Social da Pfizer
Higiene e Limpeza – Valdeci Junior, diretor da Agência Vianews, entrega o prêmio para Adriana Paes, gerente de comunicação da Amway do Brasil e Gabriela Takano, Diretora de Marketing, Amanda Lucindo, Coordenadora de Comunicação da Amway do Brasil
Higiene e Limpeza – Valdeci Junior, diretor da Agência Vianews, entrega o prêmio para Fabiana Costa, gerente de comunicação da Johnson & Johnson e Ana Carolina Scavazzini, Gerente de Comunicação da Johnson & Johnson
Higiene e Limpeza – Valdeci Junior, diretor da Agência Vianews, entrega o prêmio para Jamily Deline Oliveira, comunicação institucional da YPÊ e Flora Morena, assessora de imprensa da YPÊ
Logística e Transporte – Roberto Muller, publisher da revista Harvard Business Review Brasil, entrega o prêmio para Saulo Passos, global head of marketing and communications da Embraer
Logística e Transporte – Roberto Muller, Publisher da revista Harvard Business Review Brasil, entrega o prêmio para Carlos Lima, coordenador de imprensa e redes sociais do GRU Airport e Daniela Pontes, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade do GRU Airport
Logística e Transportes – Roberto Muller, publisher da revista Harvard Business Review Brasil, entrega o prêmio para Gislaine Rossetti, diretora de assuntos corporativos da LATAM e Guilherme Testa, Consultor de Comunicação, Adriana Stadella, Consultora de Comunicação, Juliana Baptista, Analista de Comunicação, Carlos Henrique Ramos, gerente de relacionamento com a mídia e Fernando Simões, assessor de imprensa, Raoni Costa, assessor de imprensa, Edson Raphael, assessor de imprensa da LATAM
Madeira e Móveis – Mariza Mazarak, coordenadora de marketplace da ANJ, entrega o prêmio para Eliane Molines, coordenadora de marketing da Duratex
Madeira e Móveis – Mariza Mazarak, coordenadora de marketplace da ANJ, entrega o prêmio para Daniela Gasparini, coordenadora de assessoria de imprensa da Eucatex e Solange Gonçalves, jornalista e comunicação interna da Eucatex
Madeira e Móveis – Mariza Mazarak, coordenadora de marketplace da ANJ, entrega o prêmio para Elaine Mandado, gerente de comunicação da Faber-Castell e Marina Silva coordenadora de Comunicação da Faber-Castell
Mineração – Edimilson Cardial, presidente da Editora Segmento, entrega o prêmio para Eliane uchôa, gerente corporativa de comunicação da Alcoa América Latina e Daniela Freire, HR Business Partner, Janaina Donas, Gerente de comunicação e Rodrigo Samy, Executivo de Contas e Lena Miesva, Diretora do GrupoCDI
Mineração – Edimilson Cardial, presidente da Editora Segmento, entrega o prêmio para Carolina Molinari, comunicação e gestão social da Anglo American e Fernanda Zebral, Coordenadora de Comunicação Externa da Anglo American
Mineração – Edimilson Cardial, presidente da Editora Segmento, entrega o prêmio para Monica Ferreira, gerente geral de relacionamento com a Imprensa e Mídias Digitais da Vale e Fatima Cristina, gerente de Relacionamento com a Imprensa da Vale
Mineração – Edimilson Cardial, presidente da Editora Segmento, entrega o prêmio para Camila de Oliveira Dias Marquesin, head de comunicação corporativa da Votorantim Metais
Papel e Celulose – Patrícia Capo, editora da Revista O Papel e Guia de Fabricantes, entrega para Geraldo Magella, gerente de comunicação corporativa da Fibria
Papel e Celulose – Patrícia Capo, editora da Revista O Papel e Guia de Fabricantes, entrega o prêmio para Jorge Luis Grandi, Diretor comercial da Ibema
Papel e Celulose – Patrícia Capo, editora da Revista O Papel e Guia de Fabricantes, entrega o prêmio para Talita Sato, gerente de comunicação corporativa da Suzano e Marília Pivaro, Analista de Comunicação Jr, André Magnabosco, Consultor de Comunicação da Suzano e Kelly Souza, Supervisora de Contas da Edelman Significa
Petróleo e Gás – Ivo Ribeiro, editor do Jornal Valor Econômico, entrega o prêmio para Sérgio Luiz da Silva, diretor comercial da Comgás
Petróleo e Gás – Ivo Ribeiro, Editor do Jornal Valor Econômico, entrega o prêmio para Marcella Valente de Quintas Guimarães, Gerente de Marketing da Copagaz e Renata Zioli, Assessora de Imprensa da Copagaz, Joseph Dana, Assessor de Imprensa da Virta
Petróleo e Gás – Ivo Ribeiro, editor do Jornal Valor Econômico, entrega o prêmio para Marcos Ramos, gerente setorial de Imprensa da Petrobras, e Rodrigo Diullas, gerente setorial de Atendimento e Integração Regional – São Paulo, Camila Andrade, assessora de imprensa da Petrobras.
Química e Petroquímica – Ivo Ribeiro, editor do Jornal Valor Econômico, entrega o prêmio para Cristiana Brito, diretora de relações Institucionais da Basf e Luiziana Ribeiro, Gerente de Comunicação, Priscila Mendes, Consultora de Comunicação, Patrícia Alves, Assessora, Wagner Gomes, Assessor e Fernando Kadaoka, Assessor da Basf
Comunicação – Ivo Ribeiro, editor do Jornal Valor Econômico, entrega para Carlos Santos, gerente de comunicação externa da Braskem e Amanda Moscardini, analista de Comunicação Externa da Braskem, Luciana Ferreira, da CDN Comunicação e Priscila Ventura – da CDN
Química e Petroquímica – Ivo Ribeiro, editor do Jornal Valor Econômico, entrega o prêmio para Luciane Nogueira, gerente de comunicação de marketing da Rhodia e Cristiane Vendrame , Coordenadora de Comunicação da Rhodia e Roberto Custódio, Assessor de Imprensa da Press Express
Química e Petroquímica – Ana luiza de Oliveira, gerente de comunicação e marketing da PR Newswire, entrega o prêmio para Rodrigo Ambrósio Barros, diretor de comunicação corporativa da Aegea
Saneamento – Ana luiza de Oliveira, gerente de Comunicação e Marketing da PR Newswire, entrega o prêmio para Flávia Risso, superintendente de comunicação do Grupo Águas do Brasil e Flávia Diuana, Assessora de imprensa do Grupo Águas do Brasil
Saneamento – Ana luiza de Oliveira, gerente de comunicação e marketing da PR Newswire, entrega o prêmio para Kelly Marques, gerente de comunicação interna da Sabesp e Carlos Alencar, Coordenador da assessoria de imprensa da Sabesp
Saúde – Márcio Cavalieri, CEO da RMA Comunicação, entrega prêmio para Filipe Xavier, líder de relações com a mídia da GE
Saúde – Márcio Cavalieri, CEO da RMA Comunicação, entrega prêmio para Patricia Costa, gerente sênior de comunicação da Janssen e Ana Carolina Garcia , Analista de Comunicação da Janssen
Saúde – Márcio Cavalieri, CEO da RMA Comunicação, entrega prêmio para Sammy Schlesinger, gerente de marketing e comunicação da Philips Brasil
Siderurgia e Metalurgia – Henrique Pátria, diretor da revista Siderurgia Brasil entrega prêmio para Adriano Macedo, especialista em comunicação corporativa e relações institucionais da ArcelorMittal
Siderurgia e Metalurgia – Henrique Pátria, diretor da revista Siderurgia Brasil entrega para Lucila Ribeiro Cestariolo, Gerente de comunicação e assuntos institucionais da Gerdau e Patrícia de Oliveira, Analista de Comunicação da Gerdau
Siderurgia e Metalurgia – Henrique Pátria, diretor da revista Siderurgia Brasil entrega prêmio para Ana Gabriela Dias Cardoso, gerente geral de comunicação Corporativa da Usiminas e Bruno Marques, Especialista de Imprensa e Relações Institucionais e Paulo Assis, Coordenador de Comunicação da Usiminas
Tecnologia da Informação – Adriana Salles Gomes, editora chefe da Revista HSM, entrega o prêmio para Fernando Ordones, gerente de relações públicas da Intel e Danilo Valeta e a Luci Anunciato da Burson-Marsteller Brasil
Tecnologia da Informação – Adriana Salles Gomes, editora chefe da Revista HSM, entrega o prêmio para Alex Cabral, gerente de comunicação da SAP Brasil e Celia Nogueira, diretora de núcleo da FleishmanHillard
Tecnologia da Informação – Adriana Salles Gomes, Editora Chefe da Revista HSM, entrega o prêmio para Eliezer Silveira Filho, gerente de marketing da Stefanini e Debora Freire, Diretora, Luciana Abritta-, Diretora,
Diana Carvalho, Atendimento, Angelica Kojo Quintela, Marketing e Beatriz Silva, Atendimento da Stefanini
Tecnologia da Informação – Wilson Moherdaui, diretor de redação do Informática Hoje, entrega o prêmio para Liu Wei, Vice Presidente de Relações Governamentais e Comunicação da Huawei e Vinicius Fiori, Gerente de Comunicação e Relações Públicas da Huawei
Telecomunicações – Wilson Moherdaui, diretor de redação do Informática Hoje, entrega o prêmio para Fernanda Ferraz, gerente de comunicação corporativa da Embratel, Mariana Abreu, Diretora de Comunicação da Embratel e Angélica Consiglio, Sócia-Diretora da PLANIN
Têxteis e Vestuário – Jorge Luiz de Souza, editor do portal Avôsidade, entrega o para Larissa Tanaka Onuki, coordenadora de marketing da Malwee e Caroline Zipf, Analista de Marketing da Malwee
Turismo e Hotelaria – Ana Carolina Melo, publisher e Marcos Araujo, Diretor Geral do BrasilTuris Jornal, entregam para Antonietta Varlese, Vice-presidente de Comunicação para América do Sul da AccorHotels
Turismo e Hotelaria – Ana Carolina Melo, publisher do BrasilTuris Jornal para Fabiana Andrade, Analista de comunicação da CVC e Fernanda Pajares, também Analista de comunicação da CVC
Turismo e Hotelaria – Ana Carolina Melo, publisher e Marcos Araujo, Diretor Geral do BrasilTuris Jornal e Marcos Araújo, entregam o prêmio para Heber Garrido, diretor dos Hotéis Transamérica
Varejo – Alfredo Nastari, editor da revista China Hoje, entrega o prêmio para Marcelo Elias, diretor de relações institucionais e comunicação da Caoa e Maira Nascimento – supervisora de relações institucionais e imprensa e Deborah Encarnato – gerente de relações institucionais e imprensa da Caoa
Varejo – Alfredo Nastari, editor da revista China Hoje, entrega o prêmio para Príscilla Duarte, gerente de comunicação corporativa da Localiza e Aline Monte, Analista de comunicação da Localiza
Têxteis e Vestuário – Jorge Luiz de Souza, editor do portal Avôsidade, entrega o prêmio para Luis Eduardo Freitas, gerente regional de vendas da Lupo e Marilda de Carvalho Martins, assessora de imprensa da Lupo e diretora-executiva da Agile comunicação
Marilia Cintra – Magazine Luiza – Magazine Luiza é reconhecida pelo 6º ano na categoria varejo. Marília Cintra, Coordenadora de Relações Corporativas e Sustentabilidade com o troféu da edição de 2016
Prêmio Empresas 2016 – Todos os vencedores da 6º edição do Prêmio Empresas que melhor se comunicam com jornalistas no palco
Acessibilidade
Modos de acessibilidade
Modo de segurança para epilepsia
Atenua a cor e remove os intermitentes
Este modo permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais
Melhora o visual do site
Este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiência visual, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva
Ajuda a focar em um conteúdo específico
Este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo compatível com TDAH
Reduz distrações e melhora o foco
Este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira
Permite usar o site com seu leitor de tela
Este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Dicionário online
Experiência legível
Dimensionamento de conteúdo
Padrão
Ampliador de Texto
Fonte legível
Dislexia amigável
Destacar títulos
Destacar links
Tamanho da fonte
Padrão
Altura da linha
Padrão
Espaçamento entre Letras
Padrão
Esquerda alinhada
Alinhado ao Centro
Alinhado à Direita
Experiência visualmente agradável
Contraste Escuro
Contraste de luz
Monocromático
Alto contraste
Alta saturação
Baixa saturação
Ajuste as cores do texto
Ajuste as cores do título
Ajustar cores de fundo
Orientação Fácil
Sons silenciados
Esconder Imagens
Teclado virtual
Guia de leitura
Parar animações
Máscara de leitura
Hover em destaque
Destaque o Foco
Big Dark Cursor
Big Light Cursor
Cognitive Reading
Teclas de Navegação
Voice Navigation
Declaração de Acessibilidade
portaldacomunicacao.com.br
06/07/2025
Status de conformidade
Acreditamos firmemente que a Internet deve estar disponível e acessível a todos e estamos empenhados em fornecer um site que seja acessível ao maior público possível, independentemente da circunstância e habilidade.Para cumprir isso, pretendemos aderir o mais estritamente possível às Diretrizes de Acessibilidade de Conteúdo da Web 2.1 do World Wide Web Consortium (W3C) (WCAG 2.1) em nível de AA.Essas diretrizes explicam como tornar o conteúdo da web acessível para pessoas com uma ampla variedade de deficiências. O cumprimento dessas diretrizes nos ajuda a garantir que o site seja acessível para todas as pessoas: cegos, pessoas com deficiência motora, deficiência visual, deficiência cognitiva e muito mais.
Este site utiliza várias tecnologias com o objetivo de torná-lo o mais acessível possível em todos os momentos. Utilizamos uma interface de acessibilidade que permite que pessoas com
deficiências para ajustar a IU do site (interface de usuário) e projetá-la de acordo com suas necessidades pessoais.
Além disso, o site utiliza um aplicativo baseado em IA que é executado em segundo plano e otimiza seu nível de acessibilidade constantemente. Este aplicativo corrige o HTML do site, adapta sua funcionalidade e comportamento para leitores de tela usados por usuários cegos e para funções do teclado usados por pessoas com deficiência motora.
Se você encontrou um problema de funcionamento ou tem ideias para melhorias, ficaremos felizes em ouvir de você. Você pode entrar em contato com os operadores do site usando o seguinte email webmaster@portaldacomunicacao.com.br
Leitor de tela e navegação por teclado
Nosso site implementa a técnica de atributos ARIA (Accessible Rich Internet Applications), juntamente com várias mudanças comportamentais diferentes, para garantir que usuários cegos visitem leitores de tela são capazes de ler, compreender e desfrutar das funções do site.
Assim que um usuário com um leitor de tela entra em seu site, ele recebe imediatamente um prompt para inserir o perfil de leitor de tela para que possam navegar e operar seu site com eficácia. Veja como nosso site cobre alguns dos requisitos mais importantes do leitor de tela, junto com as capturas de tela do console de exemplos de código:
1. Otimização do leitor de tela: executamos um processo em segundo plano que aprende os componentes do site de cima para baixo, para garantir a conformidade contínua, mesmo durante a atualização do site.
Nesse processo, fornecemos aos leitores de tela dados significativos usando o conjunto de atributos ARIA. Por exemplo, fornecemos rótulos de formulário precisos; descrições de ícones acionáveis (ícones de mídia social, ícones de pesquisa, ícones de carrinho, etc.); orientação de validação para entradas de formulário; funções de elemento, como botões, menus, diálogos modais (pop-ups), e outros.
Além disso, o processo de plano de fundo verifica todas as imagens do site e fornece uma descrição baseada no reconhecimento de objeto de imagem precisa e significativa como uma tag ALT (texto alternativo) para imagens não descritas. Também extrairá textos que estão embutidos na imagem, usando uma tecnologia OCR (reconhecimento óptico de caracteres).
Para ativar os ajustes do leitor de tela a qualquer momento, os usuários precisam apenas pressionar a combinação Alt + 1 do teclado. Os usuários de leitores de tela também recebem anúncios automáticos para ativar o modo de leitor de tela assim que entram no site. Esses ajustes são compatíveis com todos os leitores de tela populares, incluindo JAWS e NVDA.
2. Otimização da navegação pelo teclado: o processo em segundo plano também ajusta o HTML do site e adiciona vários comportamentos usando o código JavaScript para tornar o site operável pelo teclado.
Isso inclui a capacidade de navegar no site usando as teclas Tab e Shift + Tab, operar menus suspensos com as teclas de seta, fechá-los com Esc, acionar botões e links usando a tecla Enter, navegar entre os elementos de rádio e caixa de seleção usando as teclas de seta e preencha-os com a barra de espaço ou a tecla Enter.
Além disso, os usuários do teclado encontrarão menus de navegação rápida e pular conteúdo, disponíveis a qualquer momento clicando em Alt + 1 ou como os primeiros elementos do site enquanto navegam com o teclado.
O processo em segundo plano também lida com pop-ups acionados movendo o foco do teclado em direção a eles assim que aparecem, e não permite que o foco seja desviado para fora dele. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos) , “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Perfis de deficiência com suporte em nosso site
Modo de segurança para epilepsia: este perfil permite que pessoas com epilepsia usem o site com segurança, eliminando o risco de convulsões que resultam de animações piscando ou piscando e combinações de cores arriscadas.
Modo para Deficientes Visuais: este modo ajusta o site para a conveniência dos usuários com deficiências visuais, como Visão Degradante, Visão em Túnel, Catarata, Glaucoma e outros.
Modo de deficiência cognitiva: este modo oferece diferentes opções de assistência para ajudar os usuários com deficiências cognitivas, como dislexia, autismo, AVC e outros, a se concentrar nos elementos essenciais do site com mais facilidade.
Modo amigável com TDAH: este modo ajuda os usuários com TDAH e distúrbios do neurodesenvolvimento a ler, navegar e se concentrar nos principais elementos do site com mais facilidade, reduzindo significativamente as distrações.
Modo de cegueira: este modo configura o site para ser compatível com leitores de tela, como JAWS, NVDA, VoiceOver e TalkBack. Um leitor de tela é um software para usuários cegos que é instalado em um computador e smartphone, e os sites devem ser compatíveis com ele.
Perfil de navegação do teclado (com deficiência motora): este perfil permite que pessoas com deficiência motora operem o site usando as teclas Tab, Shift + Tab e Enter do teclado. Os usuários também podem usar atalhos como “M” (menus), “H” (títulos), “F” (formulários), “B” (botões) e “G” (gráficos) para pular para elementos específicos.
Ajustes adicionais de interface do usuário, design e legibilidade
Ajustes de fonte - os usuários podem aumentar e diminuir seu tamanho, alterar sua família (tipo), ajustar o espaçamento, alinhamento, altura da linha e muito mais.
Ajustes de cores - os usuários podem selecionar vários perfis de contraste de cores, como claro, escuro, invertido e monocromático. Além disso, os usuários podem trocar esquemas de cores de títulos, textos e planos de fundo, com mais de 7 opções de cores diferentes.
Animações - usuários epilépticos podem interromper todas as animações em execução com o clique de um botão. As animações controladas pela interface incluem vídeos, GIFs e transições de flashing CSS.
Destaque de conteúdo - os usuários podem escolher enfatizar elementos importantes, como links e títulos. Eles também podem escolher destacar apenas elementos focalizados ou pairados.
Silenciador de áudio - usuários com aparelhos auditivos podem sentir dores de cabeça ou outros problemas devido à reprodução automática de áudio. Esta opção permite aos usuários silenciar todo o site instantaneamente.
Transtornos cognitivos - utilizamos um mecanismo de busca vinculado à Wikipedia e ao Wikcionário, permitindo que pessoas com transtornos cognitivos decifrem o significado de frases, iniciais, gírias e outros.
Funções adicionais - oferecemos aos usuários a opção de alterar a cor e o tamanho do cursor, usar um modo de impressão, ativar um teclado virtual e muitas outras funções.
Compatibilidade de navegador e tecnologia assistiva
Nosso objetivo é oferecer suporte à mais ampla variedade de navegadores e tecnologias assistivas possíveis, para que nossos usuários possam escolher as ferramentas mais adequadas para eles, com o mínimo de limitações possível.
Portanto, temos trabalhado muito para poder oferecer suporte a todos os principais sistemas que abrangem mais de 95% da participação de mercado do usuário, incluindo Google Chrome, Mozilla Firefox, Apple Safari, Opera e Microsoft Edge, JAWS e NVDA (leitores de tela), ambos para Windows e para usuários de MAC.
Notas, comentários e feedback
Apesar dos nossos melhores esforços para permitir que qualquer pessoa ajuste o site às suas necessidades, ainda podem existir páginas ou seções que não estão totalmente acessíveis, estão em vias de se tornar acessíveis ou carecem de uma solução tecnológica adequada para torná-las acessíveis.
Ainda assim, estamos continuamente melhorando nossa acessibilidade, adicionando, atualizando e melhorando suas opções e recursos, e desenvolvendo e adotando novas tecnologias. Tudo isso para atingir o nível ideal de acessibilidade, acompanhando os avanços tecnológicos. Para obter ajuda, entre em contato com webmaster@portaldacomunicacao.com.br
Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Para saber mais, visite nossa política de privacidade.