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Falta menos de uma semana para a 7ª edição do Encontro Blogueira S.A – EBSA, maior evento de blogs do Brasil que acontece anualmente no Rio de Janeiro. Pioneira em promover esse tipo de encontro, a EBSA uniu forças com a revista Negócios da Comunicação e trouxe o seu publisher, Márcio Cardial, para fazer a curadoria de conteúdo desta edição, que será realizada dia 06/05.

E foi essa parceria que possibilitou, no evento deste ano, uma novidade: serão realizados três painéis, com a participação de gestores de marcas e executivos de agências de PR, nos quais eles vão debater os novos rumos desse segmento.

Uma das mesas contará com a participação de grandes marcas nacionais e internacionais para discutir o tema “O que as marcas esperam dos influenciadores”.

Um dos convidados é Michel Blanco, gerente de Relações com a Mídia da Natura. Agora, em primeira mão, você pode conferir um pouco do que o executivo pretende expor durante o evento.

A importância do influenciador local

Para quem acredita que as grandes marcas só se interessam por influenciadores com audiências altíssimas, Michel Blanco vai mostrar que não é bem assim. “A gente olha o influenciador localizado da mesma forma que olhamos o global, pois acreditamos na importância dele para atingir públicos mais específicos, pois geralmente domina mais o assunto, amplificando nossa mensagem”, comenta.

Um novo canal de relacionamento

Outro ponto importante que será abordado pelo executivo é sobre o relacionamento da marca com esses influenciadores. Para Michel, as empresas têm que ver essas pessoas como veículos. “Pretendo mostrar que nossa política de relacionamento nesse segmento precisa ser mais clara e também quero falar sobre como a Natura atua nesse sentindo, tratando esses influenciadores com o mesmo respeito e importância que tratamos as mídias tradicionais”, diz.

Desenvolvendo os influenciadores

Michel Blanco conta que a Natura não quer utilizar os influenciadores apenas para merchandising, por isso a companhia também investe no desenvolvimento desses profissionais. “A Natura acredita nessas blogueiras e, para melhorar a qualidade do nosso relacionamento, ajudamos essas meninas a conhecer melhor sobre determinados produtos, sobre maquiagem, sobre produtos para pele, entre outros”, explica. Além disso, a Natura, que também é conhecida por questões socioambientais, incentiva o conhecimento delas em temas relacionados à sustentabilidade, ao consumo consciente etc. “Elas precisam saber que não testamos nossos produtos em animas, por exemplo”, conta o executivo.

Relação ganha-ganha

Claro que ele não poderia deixar de falar das questões de monetização dos canais desses influenciadores. “Precisamos pensar em novos modelos de negócios, em soluções de parceria, com transparência e verdade. Por isso, esses influenciadores precisam ter os mesmos valores da marca”, diz Michel. Dessa forma, é possível ter relações em que ambos os lados saiam ganhando.

Diversidade, autonomia e inclusão

Entre os temas que o executivo vai levar para o EBSA, ele pretende falar sobre a importância dessas blogueiras para que o público final se identifique com a marca. “Essas influenciadoras são as pessoas ideais para unir propósito e produto. A marca passa a ser um espaço de afirmação da nossa diversidade, e de identificação do público, que vê na blogueira uma pessoa como qualquer outra”, conclui.

Já confirmado para o mesmo painel que a Natura, estará um executivo da Avon, que proporcionará um debate superinteressante e valioso para as microinfluenciadoras que estarão no evento.

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