A VIANEWS Hotwire, agência de comunicação integrada que opera na América Latina, registrou crescimento de 25% em seu faturamento de 2016, comparado ao ano anterior. Para 2017, a agência tem como meta manter o crescimento e ainda aumentar a base de clientes.  “Esse número foi resultado de uma série de medidas tomadas nos anos anteriores de forma a modificar o posicionamento da agência, expandir o leque de serviços, a atuação geográfica e o atendimento a novos setores da economia”, conta Pedro Cadina, diretor da agência.

Em um ano marcado por incertezas políticas e econômicas do Brasil, o desempenho da VIANEWS Hotwire foi impulsionado, principalmente, pelo fechamento do acordo de representação exclusiva com a Hotwire PR, válido para toda a América Latina. A agência também consolidou sua presença na região por meio da conquista de cinco contas que propiciaram atuar em todo o continente latino-americano, além de ampliar seus serviços com conteúdo e eventos.

Para Pedro, a participação de agências internacionais no mercado brasileiro é salutar, pois promove a troca de experiências, acesso a metodologias e processos por parte das agências nacionais e a profissionalização do mercado. “Por outro lado, a atuação dos grandes conglomerados de comunicação, que dominam a maior parcela do mercado, trouxe uma concentração no setor que inibe o crescimento de pequenas e médias agências. Adicionalmente, esses grandes grupos encarecem os custos no país, já que estão preocupados em manter seus lucros em dólares e enviar royalties”, explica.

Essa parceria com a Hotwire fortaleceu a integração da agência no mercado global de PR. “As marcas com interesse na região passaram a nos ver com uma alternativa real que reúne expertise global e conhecimento local. Ao mesmo tempo, com a crise econômica, as empresas estão menos interessadas em entregar suas contas a grandes grupos de comunicação, cujos profissionais vivem correndo atrás de lucros trimestrais e de empresas com orçamentos cada vez maiores”, ressalta o diretor.

A fim de atingir os objetivos traçados para este ano, os esforços estarão centrados nos serviços de conteúdo, mídia digital, planejamento de comunicação e assessoria de imprensa. Para apoiar o crescimento, a agência desenvolveu uma nova estrutura de liderança, representada pelos executivos Gabriel Marson  responsável pela coordenação do marketing e fortalecimento da marca na América Latina; Sibelle Freitas – a cargo das alianças estratégicas e evolução das parcerias com as demais agências da região; Joseane Carmo – irá atuar com foco na aplicação das melhores práticas a partir dos processos e oportunidades oferecidas pela Hotwire PR.

Para Pedro Cadina, diretor da VIANEWS Hotwire, 2017 será um ano importante para os planos de expansão da agência. “Somos uma alternativa para as marcas que desejam fazer comunicação no Brasil e na América Latina, sem obstáculos da burocracia e os altos custos das grandes agências. A nova estrutura de liderança consolida esse posicionamento e abre espaço para novos negócios”, conclui Cadina.